Logo Passei Direto
Buscar
A proposta que consta no contrato de seguro, representa: A Que o contrato, em sua essência, não deve ser oneroso. B Que se pode fazer um seguro sem um contrato específico. C Que existe um contrato de seguro. D Que o contrato, representa a vontade do segurado em transferir o risco para a seguradora, cabendo à seguradora definir as condições sobre as quais aceitará, ou não, o risco. E Que o contrato, em sua essência, não deve ser bilateral.
User badge image
Helida Perusso

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação à proposta que consta no contrato de seguro: A) Que o contrato, em sua essência, não deve ser oneroso. - Isso não é correto, pois o contrato de seguro geralmente envolve um pagamento (prêmio) em troca da cobertura. B) Que se pode fazer um seguro sem um contrato específico. - Isso não é verdade, pois um contrato específico é essencial para formalizar a relação entre segurado e seguradora. C) Que existe um contrato de seguro. - Embora isso seja verdade, não é a essência da proposta. D) Que o contrato representa a vontade do segurado em transferir o risco para a seguradora, cabendo à seguradora definir as condições sobre as quais aceitará, ou não, o risco. - Esta alternativa reflete corretamente a essência da proposta no contrato de seguro, que é a transferência de risco. E) Que o contrato, em sua essência, não deve ser bilateral. - Isso está incorreto, pois o contrato de seguro é, na verdade, um contrato bilateral, onde ambas as partes têm obrigações. Portanto, a alternativa correta é: D) Que o contrato representa a vontade do segurado em transferir o risco para a seguradora, cabendo à seguradora definir as condições sobre as quais aceitará, ou não, o risco.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A apólice trata-se de um documentos emitido pela seguradora, em que representa essencialmente:
A apólice trata-se de um documentos emitido pela seguradora, em que representa essencialmente:
( ) A prova da existência de um contrato de seguro.
( ) As apólices podem variar de acordo com as situações específicas nas quais foram contratadas.
( ) As apólices sempre serão as mesmas independente das situações específicas nas quais foram contratadas.
( ) As apólices são a base do contrato e representam a vontade do segurado em transferir o risco para a seguradora.
a. V, F, F, V.
b. F, V, V, F.
c. V, V, V, V.
d. F, F, V, V.
e. F, V, F, V.

A respeito dos planos de previdência aberta, julgue o que for correto:
a. São fiscalizadas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
b. São instituições sem fins lucrativos que administram planos de previdência individuais e coletivos.
c. São instituições com fins lucrativos e podem ser contratadas por qualquer cidadão, mesmo que ele não tenha vínculo empregatício.
d. Possuem menores taxas de administração em relação a previdência fechada.
e. São destinados especificamente a grupos de trabalhadores interligados a alguma empresa.

A respeito dos planos de previdência fechada, julgue o que for correto:
I. Comumente são planos mantidos por bancos, seguradoras e outras instituições financeiras em duas modalidades: VGBL e PGBL.
II. A previdência fechada é conhecida como fundo de pensão, sendo uma instituição sem fins lucrativos que mantém planos de previdência coletivos.
III. É fiscalizada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
IV. Possui menores taxas de administração em relação a previdência aberta.
a. F, V, V, V.
b. V, F, F, V.
c. F, V, V, F.
d. F, V, F, V.
e. V, V, V, V.

Ao afirmar que um contrato de seguro possui em sua essência são bilaterais, isso representa que: A) O contrato gera obrigações tanto para o segurador quanto para o segurado. B) O contrato tem em vista que o conhecimento do risco pela seguradora depende da fidedignidade das informações prestadas pelo segurado, de modo a não induzir a outra parte a engano ou erro. C) O contrato deve ser uma exigência legal, determinando que o contrato seja instrumentado na apólice ou no bilhete de seguro. D) O contrato implica em dispêndio para ambas as partes: segurado e segurador. E) O contrato assegura que o segurador assume a obrigação de pagar uma indenização por um acontecimento - risco - que poderá ou não ocorrer.

Ao afirmar que um contrato de seguro possui em sua essência são de boa-fé, isso representa que:
a. O contrato tem em vista que o conhecimento do risco pela seguradora depende da fidedignidade das informações prestadas pelo segurado, de modo a não induzir a outra parte a engano ou erro.
b. O contrato deve ser uma exigência legal, determinando que o contrato seja instrumentado na apólice ou no bilhete de seguro.
c. O contrato implica em dispêndio para ambas as partes: segurado e segurador.
d. O contrato assegura que o segurador assuma a obrigação de pagar uma indenização por um acontecimento - risco - que poderá ou não ocorrer.
e. O contrato gera obrigações tanto para o segurador quanto para o segurado.

As apólices podem variar de acordo com as situações específicas nas quais foram contratadas, as quais podem ser:
As apólices podem variar de acordo com as situações específicas nas quais foram contratadas, as quais podem ser:
I. apólices aberta, ajustável, avulsa, multirrisco, de riscos nomeados e de riscos operacionais.
II. apólices aberta, ajustável, avulsa, multirrisco e de riscos operacionais.
III. apólices de riscos nomeados e de riscos operacionais.
IV. apólices ajustável, avulsa, multirrisco e de riscos.
a. Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b. Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
c. Somente as afirmativas II e III estão corretas.
d. Somente a afirmativa I está correta.
e. Somente a afirmativa II está correta.

Obrigatoriamente todos os seguros devem ser firmados através de contratos, os quais devem conter, indispensavelmente, instrumentos formais como:
Obrigatoriamente todos os seguros devem ser firmados através de contratos, os quais devem conter, indispensavelmente, instrumentos formais como:
a. Provisões de prêmios não ganhos e provisões matemáticas.
b. Proposta e prêmio.
c. Provisões técnicas não comprometidas e provisões técnicas comprometidas.
d. Prêmio e apólice.
e. Proposta e apólice.

Os contratos de seguro, em sua essência devem ser:
Os contratos de seguro, em sua essência devem ser:
( ) bilateral, oneroso, aleatório, formal, nominal, de adesão e de boa-fé
( ) bilateral, oneroso, aleatório e de boa-fé
( ) aleatório, formal, nominal, de adesão e de boa-fé
( ) de adesão e de boa-fé
a. F, F, V, V.
b. V, F, F, F.
c. F, V, F, V.
d. V, V, V, V.
e. F, V, V, F.

Mais conteúdos dessa disciplina