Logo Passei Direto
Buscar
Com base na citação e nos conteúdos da Aula 5, Videoaula 3, Tema 2 - O Candomblé, da disciplina de RELIGIÃO, CULTURA E IDENTIDADE, assinale a assertiva correta quanto à Matriz religiosa do Candomblé:

A Matriz africana.
B Matriz ocidental.
C Matriz oriental.
D Matriz indígena.
E Matriz equatorial.
User badge image
Aprimorando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à sua pergunta sobre a matriz religiosa do Candomblé, é importante lembrar que o Candomblé é uma religião de origem africana, que traz influências das tradições culturais e religiosas dos povos africanos que foram trazidos para o Brasil. Analisando as alternativas: A) Matriz africana - Esta opção está correta, pois o Candomblé é fundamentado nas tradições religiosas africanas, especialmente das etnias iorubá, jeje e bantu. B) Matriz ocidental - Esta opção não é correta, já que o Candomblé não tem suas raízes nas tradições ocidentais. C) Matriz oriental - Esta opção também não é correta, pois o Candomblé não se origina de tradições orientais. D) Matriz indígena - Embora o Candomblé possa ter interações com as culturas indígenas, sua matriz principal é africana. E) Matriz equatorial - Esta opção não é a mais precisa, já que o termo "matriz equatorial" não é comumente utilizado para descrever as origens do Candomblé. Portanto, a assertiva correta quanto à matriz religiosa do Candomblé é: A) Matriz africana.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 4/10 - Religião, Cultura e Identidade

Leia a citação:
“O ISEB foi criado pelo Decreto nº 37.608, de 14 de julho de 1955, como órgão do Ministério da Educação e Cultura. O grupo de intelectuais que o criou tinha como objetivos o estudo, o ensino e a divulgação das ciências sociais, cujos dados e categorias seriam aplicados à análise e à compreensão crítica da realidade brasileira e deveriam permitir o incentivo e a promoção do desenvolvimento nacional. O ISEB foi um dos centros mais importantes de elaboração teórica de um Programa do curso ¨Introdução aos Problemas Brasileiros¨, promovido pelo ISEB. Rio de Janeiro, 14 maio 1959projeto que ficou conhecido como ‘nacional-desenvolvimentista’”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: . Acesso em: De acordo com a citação e com os conteúdos do texto-base, Cultura brasileira e identidade nacional, sobre o pensamento isebiano, é correto afirmar que:

A Fundamenta-se na dialética do “vir a ser”, centrado principalmente nos conceitos de alienação, colonialismo e situação colonial.
B Não problematiza o consumo de produtos culturais estadunidenses, compactuando com a ideia de colonialismo.
C Reelabora o conceito de cultura a partir da abordagem psicológica e econômica, inspirados em Henry Ford.
D Forja uma matriz de pensamento que baliza as discussões sobre a cultura no mundo até a década de 1960.
E Segundo ele, a cultura é pensada como um reflexo do espírito humano, que, por sua vez, é algo delimitado e completo.

Mais conteúdos dessa disciplina