A maior rede de estudos do Brasil

o principio da dignidade do ser humano

Pesquisar : o principio da dignidade do ser humano


2 resposta(s)

User badge image

Nathalia

Há mais de um mês

Vitor,

Agradeco a tua ajuda! conte comigo para proximos trabalhos!

Vitor,

Agradeco a tua ajuda! conte comigo para proximos trabalhos!

User badge image

Vitor

Há mais de um mês

O princípio da dignidade da pessoa humana constitui o critério unificador de todos os direitos fundamentais, o qual todos os direitos do homem se reportam, em maior ou menor grau. Porém uma das dúvidas que cercam a utilização desse princípio em casos concretos, é sobre o seu caráter ser absoluto ou não.

Autores como Dirley da Cunha, advertem que, o referido critério não é absoluto nem exclusivo, porquanto há direitos fundamentais também reconhecidos às pessoas jurídicas ou que se reconduzem a outros princípios fundamentais, o que significa que nem sempre a idéia de dignidade da pessoa humana pode, pelo menos diretamente, servir de vetor para a identificação dos direitos fundamentais.

Segundo Ingo Wolfgang Sarlet, inexiste direito absoluto no sentido de uma total imunidade a qualquer espécie de restrição. Sendo cada ser humano, em virtude de sua dignidade, merecedor de igual respeito e consideração no que diz com sua condição de pessoa, e que tal dignidade não poderá ser violada ou sacrificada, nem mesmo para preservar a dignidade de terceiros, não afasta uma certa relativização ao nível jurídico-normativo.

Mesmo prevalecendo em face dos demais princípios do ordenamento não há como afastar a necessária relativização do princípio da dignidade da pessoa em homenagem à igual dignidade de todos os seres humanos.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes