(ENADE 2021) A educação destina-se a múltiplos sujeitos e tem como objetivo a troca de saberes, a socialização e o confronto do conhecimento, segundo diferentes abordagens, exercidas por pessoas de diferentes condições físicas, sensoriais, intelectuais e emocionais, classes sociais, crenças, etnias, gêneros, origens, contextos socioculturais. É preciso fazer da escola a instituição acolhedora, inclusiva, pois essa é uma opção “transgressora”, porque rompe com a ilusão da homogeneidade e provoca, quase sempre, uma espécie de crise de identidade institucional.
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O processo de inclusão é possível quando, além de outros fatores, o profissional da educação observa as pessoas como sujeitos que possuem a mesma identidade na sociedade.
PORQUE
II. O entendimento de que a normalidade social reside nas diferenças entre as pessoas permite que os professores promovam o acesso às aprendizagens para todos os alunos, independentemente das características de cada um.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Clique na sua resposta abaixo
Ed
há 12 meses
Vamos analisar as asserções: I. O processo de inclusão é possível quando, além de outros fatores, o profissional da educação observa as pessoas como sujeitos que possuem a mesma identidade na sociedade. Essa afirmativa é falsa, pois a inclusão deve reconhecer e valorizar as diferenças entre os indivíduos, e não tratá-los como se tivessem a mesma identidade. II. O entendimento de que a normalidade social reside nas diferenças entre as pessoas permite que os professores promovam o acesso às aprendizagens para todos os alunos, independentemente das características de cada um. Essa afirmativa é verdadeira, pois reconhece a diversidade e a importância de adaptar o ensino para atender a todos os alunos. Agora, vamos às opções: 1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. (FALSO) 2. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. (VERDADEIRO) 3. As asserções I e II são proposições falsas. (FALSO) 4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (FALSO) 5. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. (FALSO) Portanto, a alternativa correta é: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade