Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
[...] o nosso conhecimento adquiriu necessariamente a forma de um processo infinito que, aperfeiçoando o saber sobre diversos aspectos da realidade, analisada sob diferentes prismas e acumulando verdades parciais, não produz uma soma de conhecimentos, nem modificações puramente quantitativas do saber, mas transformações qualitativas da nossa visão da história" (Schaff, 1983, p. 169). Dentre as alternativas abaixo marque aquela que melhor explica com o texto acima.

A) Qualquer tipo de documento, está sujeito a diversas leituras. O procedimento do historiador/pesquisador diante das fontes deverá ser à sua análise e problematização.
B) O historiador deve deter-se na compreensão eventos de natureza política, por serem suficientes para explicar os processos históricos.
C) Podem existir diversas interpretações históricas para um mesmo acontecimento, entretanto, elas não se configuram enquanto visões científicas.
D) Deve-se compreender a história apenas como a sequência factual dos principais acontecimentos ocorridos ao longo tempo.
E) O historiador deve valer-se das interpretações ao invés dos fatos.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as alternativas em relação ao texto apresentado, que fala sobre o conhecimento como um processo infinito e a importância de diferentes prismas e verdades parciais na análise histórica. A) Qualquer tipo de documento, está sujeito a diversas leituras. O procedimento do historiador/pesquisador diante das fontes deverá ser à sua análise e problematização. - Esta alternativa reflete a ideia de que o conhecimento é um processo que envolve múltiplas interpretações e análises, alinhando-se bem com o texto. B) O historiador deve deter-se na compreensão eventos de natureza política, por serem suficientes para explicar os processos históricos. - Esta alternativa é muito restritiva e não abrange a ideia de múltiplas interpretações e aspectos da realidade. C) Podem existir diversas interpretações históricas para um mesmo acontecimento, entretanto, elas não se configuram enquanto visões científicas. - Esta alternativa contradiz a ideia de que o conhecimento é um processo acumulativo e qualitativo. D) Deve-se compreender a história apenas como a sequência factual dos principais acontecimentos ocorridos ao longo do tempo. - Esta alternativa é muito limitada e não considera a complexidade do conhecimento histórico. E) O historiador deve valer-se das interpretações ao invés dos fatos. - Esta alternativa sugere uma abordagem que desconsidera a importância dos fatos, o que não está alinhado com a ideia de um conhecimento equilibrado. Após essa análise, a alternativa que melhor explica o texto é: A) Qualquer tipo de documento, está sujeito a diversas leituras. O procedimento do historiador/pesquisador diante das fontes deverá ser à sua análise e problematização.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina