Logo Passei Direto
Buscar
10-A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é considerada a língua oficial das comunidades surdas, um meio legal de se comunicar e expressar por meio de sinais. No Brasil, temos o Decreto n. 5626/2005 que orienta para a inclusão da LIBRAS como disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores. Sabemos que a pessoa surda tem direito à um intérprete de LIBRAS em sala de aula, ainda assim os professores devem possuir formação em Língua de Sinais?

Resposta: Sim, pois, assim, o professor pode relacionar-se com o aluno surdo, adentrando seu mundo e tornando, assim, o processo de aprendizagem mais significativo.

User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Sim, os professores devem possuir formação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Isso é fundamental para que possam se comunicar efetivamente com alunos surdos, promovendo um ambiente de aprendizagem inclusivo e significativo. A formação em LIBRAS permite que os educadores entendam melhor a cultura surda e as necessidades dos alunos, facilitando a interação e o aprendizado. Além disso, a presença de um intérprete de LIBRAS não substitui a importância do professor ter essa formação, pois a comunicação direta enriquece a experiência educacional.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ainda no grupo das deficiências físicas inclui-se a paralisia cerebral, que se caracteriza por um distúrbio dos movimentos. A paralisia cerebral está relacionada a diversos fatores, sendo causada por eventos no pré, peri ou pós-nascimento. A paralisia cerebral é comumente associada a outras deficiências ou transtornos, mas, desde que a capacidade cognitiva do sujeito não esteja comprometida, ele é plenamente capaz de seguir com o processo de escolarização na rede de ensino regular. Sabendo disso, os professores podem utilizar de recursos e serviços para a aprendizagem desse aluno. Que recurso pode contribuir para o aprendizado do aluno com paralisia cerebral?


a. Criação de turma para crianças especiais.
b. Restrição ao uso de ferramentas tecnológicas.
c. Avaliações em provas individuais.
d. Uso de currículo específico.
e. Adequação de materiais didáticos.

Mais conteúdos dessa disciplina