Buscar

Qual a diferença entre a Narrativa simples e a Narrativa Valorada?

Qual a diferença entre a Narrativa simples e a Narrativa Valorada?

💡 14 Respostas

User badge image

Paulo Oliveira

A Narrativa simples  é uma narrativa sem compromissos de representar qualquer das partes. Deve apresentar todo e qualquer fato importante para a compreensão da lide, de forma imparcial. Seus elementos a serem narrados são: o que?, quem?, onde?, quando? Como?, por que?. A redação deve-se iniciar por “trata-se de questão sobre...”.Exemplo: Maria esta comproblema de saúde e necessita de uma cirurgia.

Narrativa valorada uma narrativa marcada pelos compromisso de expor os fatos de acordo com a versão da parte que se representa em juízo. Por essa razão, apresenta o pedido (da parte autora) e recorre a modalizadores. Os elementos a serem narrados são: o que?, quem?, onde?, quando? Como?, Por quê? e por isso (conseqüências) Sugerimos iniciar a redação por “fulano ajuizou ação de... em face de Beltrano, na qual pleiteia...” Exemplo: Maria, uma idosa, mãe de duas filhas com problemas de saúde, necessita de uma cirurgia, urgentemente! Deve-se valorar os fatos, dessa maneira.

Espero ter ajudado.

48
Dislike1
User badge image

Nayara Paiva

A narrativa simples é aquela que conta o fato imparcialmente. Como aconteceu, onde, os sujeitos, porque aconteceu, quando...

A narrativa valorada é a mais utilizada no meio jurídico, principalmente por advogados. Aqui, o narrador conta os fatos da maneira que lhe favorece, desenvolvendo argumentos.

18
Dislike0
User badge image

Bruno Botelho

Gostei dos comentários acima. Espero poder ajudar com o meu:

A Narrativa simples deve ater-se aos fatos de forma neutra e sem exageros ou rebuscamento linguistico ou tendencioso. Deve procurar ser o mais que possível neutra.

Já a valorada , recebe o ponto de vista do seu escritor ou de uma das partes. Pode ser modulada e acrescida de detalhes linguisticos que tendeciem o acontecido  em favor de uma das partes sem alterar ou criar fatos.

Espero que te ajude.

10
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais