Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Sobre os poderes expressamente concedidos ao relator pelo Código de Processo Civil de 2015, é correto afirmar que este poderá:

a. dar ou negar provimento ao recurso quando houver entendimento predominante acerca da matéria.
b. negar provimento a recurso contrário a entendimento firmado em incidente de assunção de competência, não estando obrigado a conceder previamente prazo para apresentação de contrarrazões.
c. considerar de plano inadmissível recurso interposto sem o respectivo preparo.
d. negar provimento ao recurso que estiver em confronto com a jurisprudência dominante do respectivo tribunal.
e. dar provimento ao recurso se a decisão recorrida for adversa à súmula do próprio tribunal, não estando obrigado a conceder prazo para apresentação de contrarrazões pelo recorrido.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando os poderes do relator conforme o Código de Processo Civil de 2015: a) dar ou negar provimento ao recurso quando houver entendimento predominante acerca da matéria. - Esta opção está correta, pois o relator pode decidir com base em entendimentos predominantes. b) negar provimento a recurso contrário a entendimento firmado em incidente de assunção de competência, não estando obrigado a conceder previamente prazo para apresentação de contrarrazões. - Esta opção também está correta, pois o relator pode negar provimento sem a necessidade de prazo para contrarrazões. c) considerar de plano inadmissível recurso interposto sem o respectivo preparo. - Esta opção é correta, pois o relator pode declarar a inadmissibilidade do recurso se não houver preparo. d) negar provimento ao recurso que estiver em confronto com a jurisprudência dominante do respectivo tribunal. - Esta opção é correta, pois o relator pode negar provimento se o recurso contrariar a jurisprudência. e) dar provimento ao recurso se a decisão recorrida for adversa à súmula do próprio tribunal, não estando obrigado a conceder prazo para apresentação de contrarrazões pelo recorrido. - Esta opção também está correta, pois o relator pode dar provimento sem conceder prazo para contrarrazões. Diante da análise, todas as alternativas apresentadas estão corretas em relação aos poderes do relator. No entanto, se a pergunta pede uma única resposta correta, a alternativa que mais se destaca e é frequentemente mencionada em discussões sobre os poderes do relator é a c) considerar de plano inadmissível recurso interposto sem o respectivo preparo, pois é uma ação direta e clara que o relator pode tomar. Portanto, a resposta correta é: c) considerar de plano inadmissível recurso interposto sem o respectivo preparo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho, a seguir. “As dificuldades impostas pelo crescimento infindável no número de demandas exigem alterações legislativas no sentido de viabilizar o funcionamento dos tribunais, sobretudo no que diz respeito ao sistema recursal. Contudo, o problema deve ser equacionado pelo legislador, por meio da criação de requisitos de admissibilidade baseados em opções político-legislativas pautadas pelo modelo de processo civil exigido pela Constituição Federal, sobretudo concretizando os direitos fundamentais processuais. O Código de Processo Civil pauta-se por essas diretrizes, sobretudo ao tratar de certos requisitos de admissibilidade, interpretados pela jurisprudência defensiva com exacerbado formalismo. Não por outra razão a Lei nº 13.105/2015 inicia dividindo o primeiro título em dois capítulos: um dedicado às normas fundamentais do processo e outro à aplicação dessas normas”. A partir da leitura do fragmento citado, tendo como parâmetro os conteúdos estudados no livro da disciplina de Advocacia e Sistema de Recursos, analise as afirmativas, a seguir. I. A renúncia ao direito de recorrer depende da aceitação da outra parte, uma vez que os recursos impedem a eficácia da decisão. II. É o recurso adequado mediante decisão denegatória de habeas corpus ou mandado de segurança pronunciada em segunda instância ou por Tribunal Superior — Recurso Ordinário Constitucional. III. Pode-se interpor recurso de apelação contra sentença, mesmo que já tenha ocorrido o trânsito em julgado, quando fundado em prova nova. IV. Recurso é o remédio processual adequado para a reforma, invalidação ou esclarecimento da decisão judicial que se impugna. Está correto apenas:

a. II e III.
b. I e IV.
c. III e IV.
d. I e II.
e. II e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina