Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com o Manual das Melhores Práticas, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), a instituição declara que “apresenta este documento à sociedade, com votos de que suas alterações e inovações cumpram o papel de tornar o ambiente organizacional e institucional brasileiro mais sólido, justo, responsável e transparente” (IBGC, 2015, p. 14). Diante dos estudos sobre moral e ética, o manual de boas práticas tem como objetivo:
Estabelecer as regras de relacionamento entre as pessoas na governança corporativa, proibindo os conflitos de interesse e afastando comportamentos antiéticos como a corrupção.
Estabelecer dispositivos que exigem que o comportamento ético seja obedecido por todos na governança corporativa.
Tornar as pessoas da governança corporativa, mais éticas e que possam agir de acordo com as normas do mercado e interesses dos acionistas.
Evitar que apenas a moral seja seguida, mas a ética, que é o que realmente depende do julgamento humano sobre o certo e o errado.
Complementar as normas de comportamento já existentes como a conduta moral e ordenamento jurídico representado pela Constituição Federal e legislações pertinentes.
User badge image
Desafios para Aprender

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

O Manual das Melhores Práticas do IBGC tem como objetivo principal estabelecer regras e diretrizes que promovam um ambiente de governança corporativa mais sólido, justo, responsável e transparente. Isso inclui: 1. Estabelecer regras de relacionamento: Proibir conflitos de interesse e afastar comportamentos antiéticos, como a corrupção. 2. Exigir comportamento ético: Garantir que todos na governança corporativa sigam normas éticas. 3. Promover a ética: Tornar as pessoas mais éticas e alinhadas com as normas do mercado e interesses dos acionistas. 4. Diferenciar moral e ética: Enfatizar que a ética vai além da moral, dependendo do julgamento humano sobre o certo e o errado. 5. Complementar normas existentes: Integrar-se às normas de conduta já estabelecidas, como a Constituição Federal e legislações pertinentes. Esses pontos ajudam a criar um ambiente organizacional mais responsável e transparente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) surge como uma resposta aos crescentes custos com saúde, rotatividade e absenteísmo incorridos pelas organizações e à insatisfação no trabalho vivenciada pelos funcionários. As dificuldades vividas pelo trabalhador em sua rotina diária e a falta de comprometimento são as principais responsáveis pela baixa produtividade e escassez de resultados positivos, sintomas conhecidos de várias organizações. (PEREIRA, 2020, p. 233)
É um dos objetivos, da governança corporativa, garantir condições adequadas à qualidade de vida no trabalho porque:
A pressão e o excesso de trabalho em organizações gerenciadas por governança corporativa obrigam a empresa a adotar práticas de QVT.
Essas práticas garantem uma boa reputação da empresa no mercado e perante os investidores, fornecedores e clientes.
Atendendo às necessidades do colaborador, ele se posicionará a favor das práticas da empresa que beneficiam os stakeholders.
Atender condições de QVT, como saúde integral, condições sociais e econômicas, tornam-se favoráveis à dimensão humana da governança.
É necessário cumprir a legislação trabalhista vigente, que compreende todas essas características citadas no texto de apoio.

A adoção de práticas da governança corporativa pode ser obrigatória para alguns tipos de empresa, mas também pode ser adotada por empresas que dispensam essa obrigatoriedade e esperam desse modelo de gestão que algumas consequências positivas possam ser acrescentadas na gestão e nos resultados da organização.
Sobre os benefícios resultantes da implantação das boas práticas da Governança Corporativa, analise as afirmações a seguir e identifique as corretas:
I. Dificultar a ocorrência de fraudes ou corrupção nas ações em qualquer nível hierárquico.
II. Tornar-se uma organização ética, honesta, que se preocupa verdadeiramente com os impactos das suas decisões e ações.
III. Atrair a atenção imediata de investidores que têm interesse em lucratividade elevada, resultantes da gestão controlada de recursos financeiros e pouco sustentáveis.
IV. Tornar-se uma empresa referência em gestão, ágil em seus processos e que atraia os principais executivos e conselheiros do mercado.
V. Aprimorar a reputação da empresa perante o mercado e a sociedade.
II, III e V, apenas.
I, IV e V, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II e V, apenas.

Sobre os princípios essenciais da governança corporativa, analise as afirmativas a seguir e assinale-as com V (verdadeiro) ou F (falso):
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta de V e F:
( ) Os princípios são fundamentados em valores como responsabilidade, transparência, equidade e conformidade.
( ) A equidade significa dizer que todas as pessoas da empresa recebem as mesmas informações sobre todos os assuntos da organização.
( ) O princípio da transparência requer que as informações sejam comunicadas de modo objetivo, claro e que possa ser compreendida por todos os interessados.
( ) Compliance é um princípio que se relaciona com a conformidade, ou responsabilidade socioambiental, que requer que a organização atue de maneira alinhada às normas e regras legais.
( ) O princípio da prestação de contas se aplica à área financeira e seus dados e informações devem ser preparados de acordo com a expectativa dos sócios.
V – F – V – V - F.
F – F – V – V – F.
V – F – V – F – V.
F – V – F – V – F.
V – V – F – F – V.

Mais conteúdos dessa disciplina