Logo Passei Direto
Buscar
A história da América Latina se confunde com a história de Simón Bolívar. Influenciado pelos ideais iluministas, foi um defensor da descolonização das Américas. Lutou contra os espanhóis e é responsável pela independência de Colômbia, Equador, Venezuela, Bolívia e Peru. Como um dos libertadores da América, seu nome é um dos grandes nas lutas pela independência no continente. Quais ideias Bolívar importa da Europa para libertar países da América do Sul?
a. Protestantes.
b. Renascentistas.
C. Iluministas.
d. Socialistas.
e. Niilistas.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Simón Bolívar foi fortemente influenciado pelos ideais do Iluminismo, que promoviam a razão, a liberdade e a igualdade, além de defenderem a descolonização e a autonomia dos povos. Essas ideias foram fundamentais para suas lutas pela independência na América do Sul. Analisando as alternativas: a) Protestantes - Embora o protestantismo tenha influenciado a Europa, não é a principal influência sobre Bolívar. b) Renascentistas - O Renascimento trouxe muitas ideias, mas não é o foco principal de Bolívar. c) Iluministas - Esta é a alternativa correta, pois Bolívar se inspirou diretamente nos ideais iluministas para suas ações e pensamentos. d) Socialistas - O socialismo é uma ideologia que se desenvolveu mais tarde e não é a base das ideias de Bolívar. e) Niilistas - O niilismo não se relaciona com as ideias que Bolívar trouxe da Europa. Portanto, a alternativa correta é: c) Iluministas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A ideia de inferno foi a que mais assustou os integrantes dessas etnias. A crença em um lugar de punição em fogo, onde todos aqueles que não seguissem o verdadeiro deus, Jesus, pudessem ser punidos eternamente, era aterrorizante. Os indígenas se converteram com medo do lugar de punição eterna. Mas mesmo convertidos, o termo deste lugar permanecia a tal ponto que muitos deles se deprimiram e alguns cometiam suicídio.
O que este fragmento nos mostra sobre a religiosidade católica durante a colonização?
a. Que os católicos se esforçaram para compreender a religiosidade indígena.
b. Que os católicos durante a colonização não respeitaram a religiosidade indígena.
c. Que o catolicismo estava se sentindo ameaçado pela expansão protestante.
d. Que tanto católicos, quanto protestantes eram igualmente tolerantes com a religiosidade indígena.
e. Que o catolicismo estava em um processo de modificação devido a Reforma Protestante.

É possível comprar ou vender o céu e o calor da terra? Tal Idéia é estranha para nós. Se não possuímos o frescor do ar e o brilho da água, como podem comprá-los? Cada pedaço desta terra é sagrada para o meu povo. Cada ramo brilhante de um pinheiro, cada areia da prata, cada bruma nas densas florestas, cada clareira e cada inseto a zumbir são sagrados na memória do meu povo. A seiva que corre através das árvores carrega as memórias do homem vermelho [...]. Somos parte da terra e ela é parte de nós [...], Deste modo, quando o grande Chefe manda dizer que quer comprar nossa terra, ele pede muito de nós [...]. Consideraremos sua oferta de comprar nossa terra. Mas não será fácil, pois esta terra é sagrada para nós.
Este fragmento da carta do cacique Seattle ao presidente dos EUA se refere:
a. Ao valor comercial dado às terras pelos indígenas.
b. Ao choque cultural sobre o conceito de terra entre indígenas e estadunidenses.
c. Ao consenso cultural sobre o conceito de terra entre indígenas e estadunidenses.
d. Ao consenso político sobre a distribuição das terras nos EUA.
e. Às disputas econômicas sobre as terras indígenas nos EUA.

Julgamos propícia esta ocasião para afirmar, como um princípio que afeta os direitos e interesses dos Estados Unidos, que os continentes americanos, em virtude da condição livre e independente que adquiriram e conservam, não podem mais ser considerados, no futuro, como suscetíveis de colonização por nenhuma potência europeia.
De acordo com o enunciado:
a. O presidente dos Estados Unidos afirma que apenas os asiáticos poderiam impor seus interesses aos povos das américas.
b. O presidente dos Estados Unidos afirma que não se intrometeria em possíveis tentativas de intromissão dos europeus nas américas.
c. O presidente Monroe se alinha aos interesses dos europeus no continente americano.
d. O presidente Monroe afirma que a URSS não pode interferir nos interesses dos Estados Unidos.
e. O presidente Monroe afirma não permitir que os europeus interfiram nos interesses das Américas.

A extrema direita é a ideologia política que reúne políticas ideológicas da direita tradicional, como a possibilidade de acumulação de riqueza, hierarquização social, livre-mercado e meritocracia, com os ideais anticomunistas, autoritários, ultranacionalistas e pautas morais como a defesa da família tradicional e apelo religioso.
De acordo com a apostila a extrema-direita.
a. Vem enfrentando grande resistência sobretudo do ex-presidente dos EUA, Donald Trump.
b. Não conseguiu ganhar força nas Américas, pois esquerda e direita dominam o espaço político com moralidade.
c. Está sendo controlada pelo avanço dos ideais democráticos.
d. Não possui mais força nas Américas e agora cresce na Europa e Ásia.
e. Vem conquistado espaço no continente americano, sobretudo nos EUA e Brasil.

O governo José Sarney, eleito pelo Congresso, foi o primeiro presidente não militar do Brasil, desde 1964, herdou todo o problema econômico dos militares, durante seus cinco anos no poder não conseguiu conter a crise e a inflação saltou para mais de 2000%. Com o fim do governo Sarney, Fernando Collor de Mello continua enfrentando toda a hiperinflação e teve de lidar com o crescimento negativo do PIB brasileiro.
O Governo Sarney foi o primeiro governo não militar do Brasil desde 1964 e foi marcado:
a. Pela diminuição da inflação.
b. Pelo massacre do Carandiru.
c. Por uma tentativa de retorno à ditadura.
d. Por uma crise política.
e. Por uma forte crise econômica.

As intervenções militares nas Américas só diminuíram com o aumento da insatisfação regional que resultou em diversas revoltas fazendo os Estados Unidos mudarem de estratégia. A partir da década de 1930 as intervenções militares na América Latina foram sendo substituídas por intervenções indiretas. Os Estados Unidos ganharam o status de superpotência mundial com o fim da Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) e usaram sua força militar em outros lugares do mundo.
Segundo o enunciado, o que fez os Estados Unidos pararem de intervir diretamente nos países da América Latina?
a. A preocupação com o crescimento econômico da China.
b. A preocupação com a União Soviética.
c. O aumento da influência da Rússia sobre o Leste Europeu.
d. As constantes crises no Oriente Médio levaram à perda de influência dos EUA.
e. O aumento da insatisfação dos latino-americanos e o aumento do interesse pelo resto do mundo.

[...] a marinha estadunidense já esteve em nossa costa em dois momentos, uma para defender navios americanos durante a Revolta da Armada (1893), que não oferecia riscos ao país e outra foi durante a Operação Brother Sam, em 1964 para apoiar o golpe de Estado contra o presidente João Goulart (1919-1976). Caso Jango resistisse, o Rio de Janeiro poderia ter sido bombardeado. Jango não resistiu, justamente para evitar uma guerra civil. Já a Bolívia, teve a presença de tropas dos Estados Unidos durante a guerra contra o narcotráfico em 1986 e 1989.
Apenas três países da América do Sul não sofreram intervenções diretas dos Estados Unidos em seus territórios. São eles:
a. Brasil, Bolívia e Guiana.
b. Brasil, Suriname e Equador.
c. Brasil, Colômbia e Chile.
d. Brasil, Argentina e Uruguai.
e. Peru, Paraguai e Venezuela.

Os mais pobres, a classe média e segmentos da elite não apoiavam Porfírio e colocaram em xeque seu governo. Nas eleições de 1910, Díaz venceu a sexta eleição seguida, marcada pela fraude, e também aumentou o tempo do mandato de quatro para seis anos. Este foi o estopim para a população mexicana que via em Porfírio, apenas um oligarca à serviço de amigos e dos EUA. O povo foi às ruas, invadiu quartéis, roubou armas, batalhões abandonaram o exército e lutaram ao lado dos rebeldes. Iniciava-se a Revolução Mexicana.
A maior parte do povo mexicano que foi às ruas protestar foram liderados por dois camponeses, eram eles:
a. Porfírio Diaz e Miguel Hidalgo.
b. San Martín Simón Bolívar.
c. Emiliano Zapata e Pancho Villa.
d. Fulgêncio Batista e Augusto Pinochet.
e. Fidel Castro e Che Guevara.

A América passou a ser conhecida pelos europeus apenas a partir de 1492, quando o navegador italiano, Cristóvão Colombo, à serviço dos espanhóis, chega equivocadamente na América Central à caminho das Índias Orientais. A chegada de Colombo não representa de forma alguma o início da história das Américas. Nesse continente já existiam cerca de 50 milhões de pessoas que foram chamadas, também de forma equivocada, de índios, por Colombo, uma vez que o navegador acreditava ter chegado nas Índias, hoje, entretanto chamamos esses vários povos genericamente de indígenas.
Por que Colombo nomeou a população do território que encontrou de índios?
a. Porque os habitantes do território eram semelhantes aos da Índia.
b. Porque a Índia reivindicava esse território.
c. Porque acreditava ter chegado às índias.
d. Porque indígena eram o nome de uma das etnias que viviam no território.
e. Porque os seus tripulantes eram da Índia e os homenageou.

Mais conteúdos dessa disciplina