Logo Passei Direto
Buscar
Apesar de a paralisia cerebral ser caracterizada por uma disfunção motora, é comum que venha acompanhada por outros distúrbios associados à função cerebral, que podem ser deficiência cognitiva, visual, auditiva, linguística, sensitiva cortical, de atenção, vigilância e comportamento. Também é frequente a presença de outros problemas, o mais comum deles é:
a )epilepsia.
b )ansiedade.
c )anomalias genéticas.
d ) bulimia.
e ) depressão.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A paralisia cerebral é uma condição que, além da disfunção motora, pode estar associada a diversos outros distúrbios. Dentre as opções apresentadas, é importante considerar quais problemas são mais comumente relacionados a essa condição. Analisando as alternativas: a) Epilepsia - É uma condição frequentemente associada à paralisia cerebral, com muitos indivíduos apresentando crises epilépticas. b) Ansiedade - Embora possa ocorrer, não é tão comum quanto a epilepsia. c) Anomalias genéticas - Embora possam estar presentes, não são um problema comum associado diretamente à paralisia cerebral. d) Bulimia - Não é uma condição frequentemente associada à paralisia cerebral. e) Depressão - Também pode ocorrer, mas não é tão prevalente quanto a epilepsia. Dessa forma, a alternativa que representa o problema mais comum associado à paralisia cerebral é: a) epilepsia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

De acordo com a LDB, a educação especial é a "modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais" (LDB n. 9.394/96, cap. V, art. 58). Nesse sentido, os alunos com necessidades educacionais especiais são aqueles que têm:
a )dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares; dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos alunos; altas habilidades/superdotação.
b )dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares; dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos alunos; altas habilidades/superdotação, com grande facilidade de aprendizagem, dominando rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes.
c )dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares; dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos alunos.
d )dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares; altas habilidades/superdotação.
e )dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares; altas habilidades/superdotação, com grande facilidade de aprendizagem, dominando rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes.

Leia a definição a seguir: "Conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucionalmente, prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular".
Tal definição refere-se:
a ) ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).
b ) ao serviço de avaliação psicopedagógica de instituições especializadas.
c ) ao serviço de saúde do escolar.
d ) ao Atendimento Educacional Especializado (AEE).
e ) a uma perspectiva de educação especial segregacionista.

Pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas (como as metáforas, a noção de tempo e os valores monetários), estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas - como, por exemplo, as ações de autocuidado.
Em relação à temática, marque a alternativa correta:
a ) A deficiência intelectual facilita que a criança interprete conteúdos abstratos e adquira independência em suas relações com o mundo.
b ) A capacidade de argumentação desses alunos também pode ser afetada e precisa ser devidamente estimulada para facilitar o processo de inclusão e fazer com que a pessoa adquira independência em suas relações com o mundo.
c ) A capacidade de argumentação desses alunos não é afetada.
d ) Não é preciso redimensionar o conteúdo com relação às formas de exposição para facilitar o processo de inclusão.
e ) A capacidade de argumentação desses alunos também pode ser afetada porém não precisa ser estimulada pois se desenvolve normalmente.

Durante muitos anos, o que havia de aprendizado escolar para alunos com necessidades educacionais especiais era muito particular. Os alunos cegos e surdos, regra geral, eram encaminhados para escolas especializadas nesse tipo de deficiência.
Como era a reação social em relação à inclusão antes da Constituição de 1988?
a )Não havia escolas para atender alunos surdos e/ou mudos.
b )Havia um constrangimento social se alguma família procurasse uma escola regular de ensino para matricular seu filho cego e/ou surdo e fosse orientada a procurar uma escola especializada.
c )Os alunos não eram atendidos em escola especializada.
d )Os alunos eram recebidos com muito afeto e carinho, indo de acordo com a legislação de inclusão.
e )Nenhum constrangimento social era criado se, por acaso, alguma família procurasse uma escola regular de ensino para matricular seu filho cego e/ou surdo e fosse orientada a procurar uma escola especializada.

Ainda, nos dias atuais, encontramos muitos professores que se utilizam apenas de provas e testes escritos para avaliação discente. Tal postura, além de excluir a possibilidade de avaliar alunos portadores de cuidados especiais com mais propriedade, verifica um descuido real quanto à construção do conhecimento. Qual seria a forma de elaboração de uma prova eficaz neste caso?
a ) Não realizar provas, somente observação.
b ) Provas ou testes escritos como instrumentos de avaliação, porém descritivas, assim os alunos têm a possibilidade de expressar suas dificuldades.
c ) Elaborar uma prova mais fácil para esses alunos, prioritariamente, provas ou testes escritos como instrumentos de avaliação.
d ) A elaboração de uma prova de múltipla escolha pode ser uma alternativa eficaz para professores que têm necessidade de utilizar, prioritariamente, provas ou testes escritos como instrumentos de avaliação.
e ) A elaboração de uma prova dissertativa pode ser uma alternativa eficaz para professores que têm necessidade de utilizar, prioritariamente, provas ou testes escritos como instrumentos de avaliação.

Mais conteúdos dessa disciplina