Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
No que se refere ao primeiro período da literatura portuguesa, conhecido como lírica medieval portuguesa, eram comuns os chamados trovadores, os quais eram artistas de origem geralmente nobre. Estes compunham e cantavam poesias, acompanhados de instrumentos musicais. Estas poesias eram chamadas cantigas, por serem cantadas. Nesse período literário português, são comuns quatro tipos de cantigas: de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer. Acerca das características de cada um desses tipos de cantigas, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Cantigas de amor. II- Cantigas de amigo. III- Cantigas de escárnio. IV- Cantigas de maldizer. ( ) São cantigas que fazem uma sátira de modo agressivo e direto. ( ) São de autoria masculina, mas que incorporam um eu-lírico mulher. Caracterizam-se por uma vivência amorosa. ( ) São cantigas que encerram uma linguagem ambígua e fazem uma sátira geralmente velada. ( ) Têm como ambiente a corte e apresentam um homem apaixonado por uma mulher de classe superior. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A IV - I - II - III.
B II - I - III - IV.
C III - IV - I - II.
D IV - II - III - I.
User badge image
Desafios para Aprender

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada item e suas características: I - Cantigas de amor: Têm como ambiente a corte e apresentam um homem apaixonado por uma mulher de classe superior. II - Cantigas de amigo: São de autoria masculina, mas que incorporam um eu-lírico mulher. Caracterizam-se por uma vivência amorosa. III - Cantigas de escárnio: São cantigas que fazem uma sátira de modo agressivo e direto. IV - Cantigas de maldizer: São cantigas que encerram uma linguagem ambígua e fazem uma sátira geralmente velada. Agora, vamos correlacionar as descrições: 1. (III) São cantigas que fazem uma sátira de modo agressivo e direto. 2. (II) São de autoria masculina, mas que incorporam um eu-lírico mulher. Caracterizam-se por uma vivência amorosa. 3. (IV) São cantigas que encerram uma linguagem ambígua e fazem uma sátira geralmente velada. 4. (I) Têm como ambiente a corte e apresentam um homem apaixonado por uma mulher de classe superior. Portanto, a sequência correta é: III - II - IV - I. Assim, a alternativa correta é: C) III - IV - I - II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A era medieval da literatura portuguesa é dividida em duas épocas. Sobre obras literárias que estão entre as principais da Idade Média, assinale a alternativa CORRETA:
A Eneida e Os Lusíadas.
B Édipo Rei e Lisístrata.
C Canção de Rolando e Canção dos Nibelungos.
D A Divina Comédia e Madame Bovary.

O primeiro período da literatura portuguesa é o que compreende a tradição oral, da composição de textos poéticos, que eram cantados, acompanhados de instrumentos musicais. Trata-se das cantigas. Com o tempo, e com o objetivo de que não fossem perdidas, passaram a ser escritas e compiladas em documentos chamados Cancioneiros, os quais contêm cantigas de vários tipos. Quanto aos tipos de cantigas, sabe-se que, no seu conjunto, estas são distribuídas em dois gêneros maiores. Sobre estes gêneros, analise as sentenças a seguir:

I- O gênero lírico compreende as cantigas de amigo e de escárnio.
II- O gênero lírico compreende as cantigas de amor e de amigo.
III- O gênero satírico compreende as cantigas de escárnio e maldizer.
IV- O gênero satírico compreende as cantigas de maldizer e de amor.

Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e IV estão corretas.
B) Somente a sentenças II está correta.
C) As sentenças II e III estão corretas
D) Somente a sentença I está correta.

O Humanismo surgiu entre o final do século XIII e o início do XIV e tinha bases bem específicas. Diante dessa afirmativa, assinale a alternativa CORRETA:
A Foi marcado por ideias como o retorno ao Cristianismo mais primitivo, valendo-se, entre muitos aspectos, da crítica ao luxo e a fuga do dito “bom caminho” pela Igreja Romana.
B Centrava suas ideias exclusivamente nos homens ligados ao sistema de governo e as suas ações políticas.
C Os brasileiros Francesco Petrarca e Dante Alighieri foram os principais expoentes da escola humanista.
D Foi na Era Humanística que Portugal experimentou uma recessão marítima, tornando-se cada dia mais pobre. Nesse contexto, a Universidade de Coimbra e a cidade de Lisboa não conseguiram manter os seus respectivos prestígios.

Desde muito tempo, a definição de literatura tem sido alvo para os mais diversos teóricos. Assim sendo, muitos sustentam que sua origem está na palavra latina litteris, cujo significado seria letras. Outros ainda defendem que seu significado poderia estar encerrado na instrução ou em um conjunto de saberes ou na habilidade da escrita. Há ainda outros que a relacionam com a gramática, com a retórica e com a poética. Dentre as várias definições apresentadas, no que se refere à literatura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) A literatura poderia ser concebida como uma forma de manifestação da linguagem no meio social.
( ) A literatura é uma maneira de escrever de modo a fugir da submissão às regras da escrita.
( ) A literatura é um modo de se produzir escritos com significação evidente, de modo que as palavras signifiquem somente uma coisa.
( ) A literatura é um modo de escrita cujas palavras podem receber significações diferentes, variadas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - F - F - V.
B) V - V - F - V.
C) F - F - V - F.
D) F - V - V - F.

O Classicismo português, também conhecido como Quinhentismo, é o período literário que se estendeu entre os séculos XV e XVI, ou seja, durante a renascença. No território português, revelou-se um tempo de grandes mudanças culturais, transformações políticas e grandes progressos econômicos. Muito do que contribuiu para provocar mudanças culturais deve-se à Reforma Protestante, à Contrarreforma (liderada pela Igreja), ao progresso trazido pelo comércio (grandes navegações), à invenção da imprensa (Gutenberg), o que permitiu que se divulgassem grandes obras, principalmente dos escritores clássicos greco-romanos e à nova maneira de colocar o homem no centro do universo (visão antropocêntrica), que era evidenciado o ser humano e não mais Deus. Destes aspectos, resultam as características do Classicismo português. Analise as sentenças a seguir:

I- Às obras clássicas portuguesas, subjazem aspectos da cultura greco-latina.
II- Uma das preocupações dos atores do Classicismo português era a preocupação com a métrica e com as rimas.
III- O privilégio maior passou a ser dado aos interesses particulares, em detrimento das verdades universais.
IV- O homem passa a preocupar-se consigo mesmo e libertar-se das verdades pregadas pela Igreja.
V- O povo português criou um sentimento de amor à pátria, vendo-se como o novo herói.

Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II, III, IV e V estão corretas.
B) As sentenças I, III e IV estão corretas.
C) As sentenças I, II, III e V estão corretas.
D) As sentenças I, II, IV e V estão corretas.

O Humanismo foi um movimento cujas características literárias são vastas. Sobre as características desse movimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Divulgação dos clássicos da antiguidade grego-latina.
( ) Uso de pseudônimos pastoris que remontam à antiguidade.
( ) Poesias de amor, sátira e religiosa.
A F - V - F.
B V - V - F.
C V - F - F.
D V - F - V.

Mais conteúdos dessa disciplina