Logo Passei Direto
Buscar
A Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467/2017) implementou mudanças na regulamentação do trabalho, pois a CLT é da década de 1930 e necessitava de atualizações. Quanto às férias, elas podem ser divididas até em _____ períodos, sendo que, em nenhum período, pode haver menos que _____ dias. O maior período será maior que _____ dias. Além disso, as férias não podem ser gozadas dois dias antes de feriado ou em dia de descanso remunerado.
2 / 10 / 15
3 / 5 / 14
2 / 10 / 20
2 / 10 / 14
3 / 10 / 14
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

As férias podem ser divididas até em 3 períodos, sendo que, em nenhum período, pode haver menos que 5 dias. O maior período será maior que 14 dias. Portanto, a resposta correta é 3 / 5 / 14.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Conhecida como Reforma Trabalhista, a Lei nº 13.467 de 2017 consolidou intensas mudanças para a CLT. Com as novas regras, a relação de empregados e patrões sofreu muitas alterações.
Complete os espaços vazios a seguir: Anteriormente, o trabalho de uma gestante era proibido em lugares insalubres. Com a mudança, caso a mulher tenha atestado médico que garanta sua permanência nesse ambiente, _______________ sobre a saúde do nascituro, ela terá sua autorização. A lei em questão torna _______________ a contribuição sindical pela CLT, o que dificulta a atuação dos sindicatos mediante demandas dos trabalhadores. Tais mudanças, sobretudo as que recaem no tema da terceirização, coisificam ainda mais o(a) trabalhador(a), pois precarizam não apenas o ambiente de trabalho (segurança), como também _______________ deles(as).
Mesmo com riscos / facultativa / a saúde.
Mesmo com riscos / obrigatória / a saúde.
Mesmo com riscos / facultativa / o salário.
Mesmo com poucos riscos / facultativa / a saúde.
Mesmo com poucos riscos / obrigatória / a saúde.

o não precisa mais autorizar a homologação de rescisão de contrato que possibilita o acesso ao FGTS, bem como aos benefícios do seguro-desemprego. Quando o funcionário pede demissão, de acordo com a e opta por sair da empresa em comum acordo com o empregador, tem direito a receber uma multa de 20% sobre o saldo/FGTS e retirar até 80%; contudo, ele não terá direito ao Empregador / Constituição / seguro-desemprego Sindicato / Reforma Trabalhista / seguro-desemprego Funcionário / Reforma Trabalhista / seguro-desemprego Sindicato / Reforma Trabalhista / 13° salário Sindicato / CLT / 13° salário


A sociedade empresária Beta Ltda. está passando por grave crise econômica e financeira e, em razão disso, resolveu reduzir drasticamente suas atividades, encerrando unidades e terceirizando grande parte dos seus serviços. Por causa disso, a empresa, que possuía 500 empregados, dispensou 450 deles no dia 23 de janeiro de 2018. Diante do caso apresentado e dos preceitos da CLT, assinale a afirmativa correta.
Trata-se de dispensa em massa, sendo nula porque não autorizada em norma coletiva.
A ordem de antiguidade obrigatoriamente deve ser respeitada, pelo que os 50 empregados mais antigos não poderão ser dispensados.
Equivocou-se a empresa, porque para realizar a dispensa coletiva ela é obrigada a oferecer antes adesão ao Programa de Demissão Voluntária (PDV).
A empresa equivocou-se porque, conquanto tratar-se de demissão em massa, há de ser respeitado o mínimo de manutenção de emprego de, no mínimo, 50% dos funcionários.
A dispensa ocorreu validamente, pois a dispensa coletiva é equiparada à dispensa individual.

Em convenção coletiva do trabalho, estabeleceu-se cláusula que proíbe determinado condomínio residencial de contratar empregados terceirizados - porteiros, zeladores e prestadores de serviços gerais - para a realização de atividade fim. Nessa situação hipotética, de acordo com o entendimento do TST, essa cláusula deve ser considerada
válida em razão da autonomia das convenções e dos acordos coletivos de trabalho para estabelecerem as condições de trabalho para as categorias profissionais que regem.
válida, produzindo todos os efeitos legais, salvo se for declarada nula pelo Poder Judiciário por não atender um requisito formal.
nula quanto aos prestadores de serviços gerais, uma vez que essa categoria profissional não presta serviços classificados como atividade fim em um condomínio.
válida, uma vez que as atividades fim não podem ser contratadas por meio de terceirização.
nula, pois limitou a iniciativa empresarial para a consecução de objetivo considerado regular e lícito, em desacordo, portanto, com o princípio da livre concorrência.

De acordo com a CLT, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) A inexistência de expressa indicação de contrapartidas recíprocas em convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho não ensejará sua nulidade por não caracterizar um vício do negócio jurídico.
( ) Se for pactuada cláusula que reduza o salário ou a jornada, a convenção coletiva ou o acordo coletivo de trabalho deverão prever a proteção dos empregados contra dispensa imotivada durante o prazo de vigência do instrumento coletivo.
( ) Na hipótese de procedência de ação anulatória de cláusula de convenção coletiva ou de acordo coletivo de trabalho, quando houver a cláusula compensatória, esta deverá ser igualmente anulada, sem repetição do indébito.
( ) As condições estabelecidas em acordo coletivo de trabalho sempre prevalecerão sobre as estipuladas em convenção coletiva de trabalho.

Mais conteúdos dessa disciplina