Logo Passei Direto
Buscar
Uma denominação bastante utilizada pelos teóricos da AD francesa é a interdiscursividade/interdiscurso, que não deixa de apresentar semelhança ou até mesmo significar a mesma relação de memória discursiva. O discurso se constitui pelo interdiscurso e pelo intradiscurso. Acerca dos desses dois conceitos, pode-se afirmar que:
enquanto o intradiscurso corresponde ao campo associado da enunciação vigente, o interdiscurso equivale ao discurso singular que é formado nessa enunciação.
interdiscurso é a relação da materialidade linguística com o próprio discurso, isto é, o discurso singular que é formado pela enunciação.
enquanto o intradiscurso diz respeito à relação entre o discurso da enunciação vigente com outro fora dele, o interdiscurso equivale ao discurso singular que é formado nessa enunciação.
intradiscurso equivale à memória discursiva, constitutivo do próprio discurso da enunciação vigente.
enquanto o interdiscurso diz respeito à relação entre o discurso da enunciação vigente com outro exterior, o intradiscurso equivale ao discurso singular que é formado nessa enunciação.
User badge image
Matematicamente

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as opções apresentadas em relação aos conceitos de interdiscurso e intradiscurso: 1. "enquanto o intradiscurso corresponde ao campo associado da enunciação vigente, o interdiscurso equivale ao discurso singular que é formado nessa enunciação." - Esta definição não está correta, pois confunde os conceitos. 2. "interdiscurso é a relação da materialidade linguística com o próprio discurso, isto é, o discurso singular que é formado pela enunciação." - Esta opção não reflete corretamente a definição de interdiscurso. 3. "enquanto o intradiscurso diz respeito à relação entre o discurso da enunciação vigente com outro fora dele, o interdiscurso equivale ao discurso singular que é formado nessa enunciação." - Esta opção inverte os conceitos, pois o interdiscurso se relaciona com o que está fora da enunciação. 4. "intradiscurso equivale à memória discursiva, constitutivo do próprio discurso da enunciação vigente." - Esta opção é parcialmente correta, mas não aborda a relação entre os dois conceitos. 5. "enquanto o interdiscurso diz respeito à relação entre o discurso da enunciação vigente com outro exterior, o intradiscurso equivale ao discurso singular que é formado nessa enunciação." - Esta opção está correta, pois define bem a relação entre interdiscurso e intradiscurso. Portanto, a alternativa correta é: "enquanto o interdiscurso diz respeito à relação entre o discurso da enunciação vigente com outro exterior, o intradiscurso equivale ao discurso singular que é formado nessa enunciação."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia a sequência discursiva recortada de uma reportagem e assinale qual recurso polifônico foi utilizado no discurso. Queimadas, suas causas e consequências [...] Não foi por acaso que a Embrapa Pantanal, via INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), constatou entre o período de julho até 22 de setembro o absurdo de 5.568 focos de queimadas no Pantanal e que as queimadas estão espalhadas por toda a Região queimando diversas formas de vegetação. Uma das regiões mais críticas é a do Nabileque. As causas daqueles incêndios são desconhecidas, contudo sabemos que a causa mais comum no Pantanal é a provocada pelo homem, que mesmo sabendo, através de campanhas, que o fogo agoniza a terra usam-no como forma de limpeza e renovação dos pastos. Nesse ano de 2005 as queimadas no Pantanal estão suspensas pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Os adeptos as queimadas não pensam duas vezes, antes de começarem a queimar a área, nem mesmo nas terras ou fazendas vizinhas e fazem assim para evitar a formação de macega e para renovação de pastagem, entretanto vários estudos comprovam que a prática de queimadas é uma faca de dois gumes. Portanto, queimadas não é assunto para leigos, assim como uma cirurgia. Sem definição para a prática e acompanhamento técnico, certamente trará, entre outros malefícios, empobrecimento do solo e desequilíbrio no ecossistema. Importante é por parte desses adeptos, que insistem na prática das queimadas, onde certamente vem seguidamente empobrecendo suas terras, saber que alguns estudiosos como Cavalcante (1978) que estudando o efeito das cinzas resultantes das queimadas no estrato herbáceo e subarbustivo do cerrado das Emas, constatou um rápido e temporário aumento na concentração de nutrientes na camada superficial do solo, logo após a incidência de fogo e retorno aos valores anteriores à realização da queimada, queimada essa previamente programada em tempos e estações e não aleatoriamente. [...]
Ironia.
Citação direta.
Alusão.
Epígrafe.
Citação indireta.

Mais conteúdos dessa disciplina