Logo Passei Direto
Buscar
Paciente de 40 anos, sexo feminino, ao realizar o autoexame, identifica um nódulo na mama E. Preocupada, sai de casa correndo e sem documentos, mas ao chegar à UBS são exigidos documentos como CPF e carteira de trabalho. De acordo com o SUS, esse procedimento contraria o Princípio da:
a) Regionalização.
b) Equidade.
c) Integralidade.
d) Universalidade.
e) Hierarquização.
User badge image
Debate de Saúde Coletiva

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Para responder a essa questão, precisamos entender os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e como eles se aplicam à situação apresentada. Analisando as opções: a) Regionalização - Refere-se à organização dos serviços de saúde em regiões, mas não é o foco da situação apresentada. b) Equidade - Diz respeito à justiça no acesso aos serviços de saúde, garantindo que todos tenham acesso, independentemente de sua situação socioeconômica. c) Integralidade - Refere-se à oferta de um conjunto completo de serviços de saúde, mas não é o que está sendo questionado aqui. d) Universalidade - Este princípio garante que todos têm direito ao acesso aos serviços de saúde, independentemente de documentos ou condições. e) Hierarquização - Refere-se à organização dos serviços de saúde em níveis de complexidade, mas não se aplica diretamente à exigência de documentos. A situação descreve uma paciente que, ao chegar à UBS, é impedida de ser atendida por não ter documentos. Isso contraria o princípio da Universalidade, que assegura que todos têm direito ao acesso aos serviços de saúde, independentemente de sua situação documental. Portanto, a alternativa correta é: d) Universalidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para Husserl, assim como para Descartes, o eu penso é a primeira certeza a partir da qual devem ser obtidas as outras certezas. Sobre o erro de Descartes, considere as seguintes ações:
Segundo Husserl, o erro de Descartes está nas ações:
1. Analisar as vivências intencionais da consciência.
2. Ter concebido o eu do cogito como uma alma substância.
3. Colocar ego como res (coisa).
4. Correlacionar o eu penso com o objeto pensado.
5. Romper com a atitude natural diante do mundo.
a) 1 e 3 apenas.
b) 2 e 3 apenas.
c) 2 e 5 apenas.
d) 2, 3 e 4 apenas.
e) 1, 2, 3, 4 e 5.

Pautando-se na filosofia de Edmund Husserl e suas discussões referentes à fenomenologia, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.
1. Husserl constrói uma filosofia preocupada com o sujeito que havia sido renegado pela filosofia positivista.
2. A crise da cultura na qual Husserl se situava e, que ainda é a nossa, advém da impotência dos homens frente uma proliferação de interpretações do problema existencial.
3. O naturalismo e o objetivismo que impregnava a cultura foram alvos de críticas elaboradas por Husserl.
4. Para Husserl, a consciência poderia ser considerada um receptáculo interno carregado de representações que não se alteram ao longo de nossas experiências.
5. Husserl, como matemático de formação, valorizava a objetividade do mundo, desprezando as experiências do sujeito que observa os objetos do mundo.
a) Somente a afirmativa 5 é verdadeira.
b) Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
c) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

Sartre, radicalizando o conceito de consciência de Husserl, afirma que a consciência é um vazio puro, existência pura. Sobre consciência em Sartre, é correto afirmar:
Assinale a alternativa correta.
a) A consciência em seu modo de ser para-si trata-se de uma interioridade, à moda das filosofias reflexivas da tradição francesa.
b) A tomada de consciência pela reflexão é o método que permite a tomada de consciência de si.
c) Toda consciência posicional de objeto é ao mesmo tempo consciência não posicional de si mesma.
d) A consciência de si se confunde com a consciência de objeto, pois é pura consciência-si.
e) A consciência é nada senão o fora de si própria, pura substância.

Ligia Marcia Martins (2008) afirma que é impossível divorciar uma matriz psicológica do sistema filosófico que media suas proposições. No caso da Psicologia Histórico-Cultural, também conhecida como Psicologia Sócio-Histórica, a formulação filosófica que lhe serve de esteio é a epistemologia marxiana, desenvolvida inicialmente por Karl Marx (1818-1883) e Friederich Engels (1820-1895). Em relação à essa epistemologia, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.
1. O pressuposto do sistema filosófico proposto por Marx e Engels é o materialismo e a lógica é a dialética.
2. Esse sistema filosófico se opõe à lógica formal, fundada numa série de princípios e elementos já presentes em Aristóteles e que alcançam seu apogeu no século XVII com Francis Bacon e Renée Descartes. Entre esses princípios está o da não-identidade e o princípio da contradição.
3. Com Hegel a dialética se constitui como método para pensar o mundo enquanto movimento, na tentativa de superar a tradição intelectual que vem de Aristóteles. Mas é com Marx que a dialética aparece concretizada historicamente sobre fundamentos materialistas, já que para Hegel o primado é o espírito e a realidade encarnação das ideias.
4. Em sua segunda tese sobre Feuerbach, texto de 1845, Marx afirma a “prática como critério da verdade”, isso significa que a partir da prática se constrói o conhecimento, prescindindo das categorias e instrumentos heurísticos para entender a realidade.
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
c) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Segundo Heidegger, a angústia é a pedra fundamental do Dasein, por ser o recurso pelo qual a existência pode conhecer a si própria, reveladora de seu sentido. Sobre a angústia em Heidegger, é correto afirmar:
Assinale a alternativa correta.
a) A angústia permite uma espécie de redução fenomenológica, colocando entre parênteses as significações banais e utilitárias do mundo.
b) A angústia permite a abertura ao caráter da existência do cuidado, por meio do sentimento de situação.
c) A angústia por vezes pode se manifestar como medo, quando um objeto que está à disposição no mundo serve como subsídio para seu aparecer enquanto fenômeno.
d) O fundo de insignificância da existência se manifesta pelo caráter do cuidado e da angústia.
f) Na angústia, o homem tende a reduzir a sua temporalidade ao presente, pois, no presente, ele domina as significações do mundo.

Sobre a Psicologia Humanista, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.
( F ) A Psicologia Humanista manteve as tendências deterministas encontradas no freudismo.
( V ) São aspectos da existência humana levados em consideração pela psicologia humanista: o amor, o ódio, o medo, a esperança, a felicidade, o bom humor, a afeição, a responsabilidade e o sentido da vida.
( F ) A Psicologia Humanista de Jacob Moreno inverteu o paradigma experimentalista.
( V ) Abraham Maslow é considerado o pai da Psicologia Humanista.

A psicologia como ciência caracteriza-se pela tensão entre recortes epistemológicos e pressupostos ontológicos sobre seu objeto, criando, ao longo de sua história, uma diversidade de abordagens, tal como o cognitivismo e a psicologia fenomenológica. Em relação à concepção da psicologia como ciência nessas duas abordagens, são feitas as seguintes afirmativas:
Estão CORRETAS somente as afirmativas
I. Ambas preconizam uma visão de ciência centrada na concepção de descrição precisa e objetiva dos dados da experiência.
II. O cognitivismo contrapõe-se à psicologia fenomenológica, por considerar que a abordagem científica adequada será do processamento da informação como dado objetivo.
III. Para a psicologia fenomenológica, a experiência é irredutível a uma análise descontextualizada da subjetividade do sujeito; portanto, os métodos experimentais são adequados.
IV. O cognitivismo apresenta uma dispersão de métodos que se origina de desdobramentos da abordagem comportamental, da psicologia social e da influência da cibernética e da teoria da informação e da teoria geral dos sistemas.
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.

Sobre a Psicanálise, assinale a alternativa INCORRETA.
Assinale a alternativa INCORRETA.
a) Freud, no início, adotava a hipnose no tratamento de seus pacientes, mas pouco a pouco foi ficando insatisfeito com ela. Embora aparentemente bem-sucedida em aliviar ou eliminar sintomas, ela não parecia capaz de curar. Muitos pacientes voltavam com queixas de um novo grupo de sintomas.
b) A catarse foi o método que Freud criou para possibilitar que seus pacientes falassem e se desfizessem de seus sintomas.
c) Freud pensava que a resistência era uma forma de proteção contra o sofrimento emocional e que a presença da dor indicaria que a análise estava se aproximando da fonte do problema.
d) Para Freud, a vida sexual não começa apenas na puberdade, mas se inicia, com manifestações claras, logo depois do nascimento.
e) Freud entendia a transferência como fundamental para o andamento da análise.

Qual foi o ponto fundamental de diferença entre as teorias de Jung e Freud?
Qual foi o ponto fundamental de diferença entre as teorias de Jung e Freud?
a) A natureza sexual da libido.
b) A importância dos sonhos na neurose.
c) A natureza religiosa dos comportamentos obsessivos.
d) A existência do inconsciente.
e) A parapsicologia.

A respeito da psicanálise, é correto afirmar:
A respeito da psicanálise, é correto afirmar:
a) Freud foi o primeiro psicólogo a aprofundar o estudo do inconsciente.
b) Fantasia e Imaginação são conceitos análogos na teoria psicanalítica de Freud.
c) Jung foi o precursor do trabalho com hipnose, catarse e inconsciente coletivo.
d) Na técnica da livre associação ou associação livre o paciente é encorajado a falar aberta e espontaneamente, dando completa expressão a qualquer ideia, por mais embaraçosa, irrelevante ou tola que pareça.
e) A contra transferência impede o inconsciente de atuar.

Mais conteúdos dessa disciplina