Logo Passei Direto
Buscar
Se Ana é pianista, então Beatriz é violinista. Se Ana é violinista, então Beatriz é pianista. Se Ana é pianista, Denise é violinista. Se Ana é violinista, então Denise é pianista. Se Beatriz é violinista, então Denise é pianista. Sabendo-se que nenhuma delas toca mais de um instrumento, então Ana, Beatriz e Denise tocam, respectivamente:
a) piano, piano, piano.
b) violino, piano, piano.
c) violino, piano, violino.
d) violino, violino, piano.
e) piano, piano, violino.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as informações dadas passo a passo: 1. Se Ana é pianista, então Beatriz é violinista. 2. Se Ana é violinista, então Beatriz é pianista. 3. Se Ana é pianista, Denise é violinista. 4. Se Ana é violinista, então Denise é pianista. 5. Se Beatriz é violinista, então Denise é pianista. Sabemos que nenhuma delas toca mais de um instrumento. Vamos considerar as possibilidades: - Se Ana é pianista: - Beatriz é violinista (1). - Denise é violinista (3). - Isso gera uma contradição, pois Denise não pode ser violinista se Beatriz também é. - Se Ana é violinista: - Beatriz é pianista (2). - Denise é pianista (4). - Isso também gera uma contradição, pois Denise não pode ser pianista se Beatriz também é. Portanto, a única possibilidade que não gera contradições é que Ana é pianista, Beatriz é violinista e Denise é violinista. No entanto, isso não é possível, pois não pode haver duas violinistas. Assim, a única configuração que se encaixa é: - Ana: piano - Beatriz: violino - Denise: piano Por isso, a resposta correta é: b) violino, piano, piano.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Se o valor lógico de uma proposição é falso e o valor lógico de outra proposição é verdade, então o valor lógico do condicional entre eles, nessa ordem, é:
a) verdadeiro
b) falso
c) falso ou verdadeiro
d) impossível de determinar

Considerando que P seja a proposição “Se os seres humanos soubessem se comportar, haveria menos conflitos entre os povos”, julgue os itens seguintes. Se a proposição “Os seres humanos sabem se comportar” for falsa, então a proposição P será verdadeira, independentemente do valor lógico da proposição “Há menos conflitos entre os povos”.

Julgue o item que se segue, relacionado à lógica proposicional. A sentença “O reitor declarou estar contente com as políticas relacionadas à educação superior adotadas pelo governo de seu país e com os rumos atuais do movimento estudantil” é uma proposição lógica simples.

Julgue os itens que se seguem, relacionados à lógica proposicional. A sentença “A crença em uma justiça divina, imparcial, incorruptível e infalível é lenitivo para muitos que desconhecem os caminhos para a busca de seus direitos, assegurados na Constituição” é uma proposição lógica simples.

Assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela que NÃO caracteriza uma proposição.
a) 107 - 1 é divisível por 5.
b) Sócrates é estudioso.
c) 3 - 1 > 1.
d) √8 < 4 e 3 < √8.
e) Este é um número primo.

Dê o somatório dos itens verdadeiros: (1) Uma sentença composta é chamada Tautologia quando seu valor lógico for sempre verdade, independentemente dos valores lógicos das sentenças simples que a compõem. (2) Todas as sentenças contraditórias são equivalentes. (4) A sentença ~ P ∧ P é uma tautologia. (8) Existem duas sentenças tautológicas que não são equivalentes.
a) 3
b) 7
c) 11
d) 14
e) 15

Observe a tabela-verdade a seguir. P Q ~Q ↔ P V V F V F X F F Z. Os valores lógicos que devem substituir x, y e z são, respectivamente:
a) V, F e F
b) F, V e V
c) F, F e F
d) V, V e F

Julgue os itens que se seguem, considerando a proposição P a seguir: Se o tribunal entende que o réu tem culpa, então o réu tem culpa. Se a proposição “O tribunal entende que o réu tem culpa” for verdadeira, então a proposição P também será verdadeira, independentemente do valor lógico da proposição “o réu tem culpa”.

Mais conteúdos dessa disciplina