Logo Passei Direto
Buscar
Celebrado o pacto antenupcial entre os nubentes, o advogado contratado por Fagundes providenciará o arquivamento e a averbação do documento.
A) no Registro Público de Empresas Mercantis e a publicação na imprensa oficial.
B) no Registro Público de Empresas Mercantis e no Registro Civil de Pessoas Naturais.
C) no Registro Civil de Pessoas Naturais e a publicação na imprensa oficial.
D) no Registro Público de Empresas Mercantis e no Registro Civil de Títulos e Documentos.
User badge image
Questões para Estudantes

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder a essa questão, precisamos entender onde o pacto antenupcial deve ser registrado e a importância desse registro. O pacto antenupcial é um contrato que deve ser registrado para ter validade em relação a terceiros. Ele deve ser arquivado no Registro Civil de Pessoas Naturais, que é o local adequado para registrar atos relacionados ao estado civil das pessoas, incluindo casamentos e pactos antenupciais. Analisando as alternativas: A) no Registro Público de Empresas Mercantis e a publicação na imprensa oficial - Incorreto, pois o pacto antenupcial não é registrado em empresas mercantis. B) no Registro Público de Empresas Mercantis e no Registro Civil de Pessoas Naturais - Incorreto, pois a parte do Registro Público de Empresas Mercantis está errada. C) no Registro Civil de Pessoas Naturais e a publicação na imprensa oficial - Correto, pois o pacto deve ser registrado no Registro Civil e a publicação pode ser uma prática comum. D) no Registro Público de Empresas Mercantis e no Registro Civil de Títulos e Documentos - Incorreto, pois o pacto antenupcial não é registrado em empresas mercantis. Portanto, a alternativa correta é: C) no Registro Civil de Pessoas Naturais e a publicação na imprensa oficial.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Apoiado na disposição do Código Civil sobre o assunto, você respondeu que
a) é permitido o ingresso do relativamente incapaz na sociedade, bastando que esteja assistido por seu pai no instrumento de alteração contratual.
b) não é permitida a participação de menor, absoluta ou relativamente incapaz, em sociedade, exceto nos tipos de sociedades por ações.
c) não é permitida a participação de incapaz em sociedade, mesmo que esteja representado ou assistido, salvo se a transmissão das quotas se der em razão de sucessão causa mortis.
d) é permitido o ingresso do relativamente incapaz na sociedade, desde que esteja assistido no instrumento de alteração contratual, devendo constar a vedação do exercício da administração da sociedade por ele.

Considerando a descrição da atividade econômica explorada por Roberto, assinale a afirmativa correta.
A A atividade não pode ser considerada empresa em razão da falta tanto de profissionalismo de seu titular quanto de produção de bens.
B A atividade não pode ser considerada empresa em razão de a prestação de serviços não ser um ato de empresa.
C A atividade pode ser considerada empresa, mas seu titular somente será empresário a partir do registro na Junta Comercial.
D A atividade pode ser considerada empresa e seu titular, empresário, independentemente de registro na Junta Comercial.

Sabendo-se que José, servidor público federal na ativa, foi nomeado curador de Maria, assinale a afirmativa correta.
a) É possível a concessão de autorização judicial para o prosseguimento da empresa de Maria; porém, diante do impedimento de José para exercer atividade de empresário, este nomeará, com a aprovação do juiz, um ou mais gerentes.
b) A interdição de Maria por incapacidade traz como efeito imediato a extinção da empresa, cabendo a José, na condição de pai e curador, promover a liquidação do estabelecimento.
c) É possível a concessão de autorização judicial para o prosseguimento da empresa de Maria antes exercida por ela enquanto capaz, devendo seu pai, José, como curador e representante, assumir o exercício da empresa.
d) Poderá ser concedida autorização judicial para o prosseguimento da empresa de Maria, porém ficam sujeitos ao resultado da empresa os bens que Maria já possuía ao tempo da interdição, tanto os afetados quanto os estranhos ao acervo daquela.

Mais conteúdos dessa disciplina