Logo Passei Direto
Buscar
É preciso conhecer as formas, a verdade e a razão de tudo o que existe no mundo sensível. Tudo o que nasce e desaparece não pode ser considerado o ser de maneira plena. Neste mundo, tudo é instável, pois se transforma com o tempo. A verdade é o lugar para onde devemos retornar, pois viemos dela, das formas inteligíveis e das essências. Estas asserções referem-se a qual modelo alegórico proposto por Platão?
A República
A maiêutica
A Paidéia
O mito da Caverna
O contrato Social
User badge image
Questões para Estudantes

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

As asserções mencionadas referem-se ao "mito da Caverna", proposto por Platão. Nesse alegoria, ele discute a diferença entre o mundo sensível (o mundo das sombras) e o mundo das ideias (o mundo das formas inteligíveis), enfatizando a busca pela verdade e pelo conhecimento.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Platão contou que: "havia prisioneiros acorrentados de frente para a parede e somente podiam ver as sombras. Quando um deles se libertou, encontrou uma realidade diferente das sombras que via na caverna e viu a luz do sol. Impressionado, volta para contar sobre o mundo real que existia fora da caverna, mas eles se recusam a acreditar e matam o homem que voltou para libertá-los do mundo das sombras". Essa alegoria é filosoficamente fruto da indignação do próprio Platão diante das perspectivas do conhecimento em sua sociedade.
A Alegoria da caverna, no entanto, não ficou restrita a formação do homem grego da antiguidade, ela ainda é usada para:
Ser adotado como uma metáfora da própria sociedade que pune aqueles que buscam o conhecimento fora do que é aceito e determinado.
Explicar como é o complexo o processo da busca do conhecimento, e como a educação pode ser libertadora ou restritiva dependendo de sua abordagem.
Explica os fenômenos históricos do mundo antigo e permitem que possamos comparar com nossa era para não repetir os erros do passado.
Que os alunos conheçam filosofia e percebam como a Grécia é o berço de todas as culturas.
Explicar que o sentido de Paideia, apesar de alterado, permanece vivo e é o objetivo ainda hoje de nosso ensino e de nossas escolas.

A história de Atenas, do início ao fim, é apenas um longo e esplêndido triunfo da juventude. Com esses sentimentos, os atenienses não podiam obrigar a criança à severa disciplina que se lhe impunha em outros lugares e, nem nos estudos nem na conduta, exigiam dela uma obediência que julgavam incompatível com seu caráter.
A respeito da educação ateniense, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I - A educação ateniense tinha como objetivo a formação da cidadania e um de seus fundamentos era o estudo da retórica.
II - Era importante a capacidade dos cidadãos de se expressar oralmente e conduzir os debates que ocorriam na Ágora, onde a opinião pública se manifestava.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

O caminho seguido por Sócrates para atingir o conhecimento era através do diálogo. Assim ele desenvolveu um método para levar seus interlocutores a perceberem seus erros e, ao mesmo tempo, guia-los no caminho de busca do verdadeiro conhecimento. Este método de Sócrates, que se valia de perguntas e questionamentos, é denominado método dialético ou método socrático, e possui duas etapas:
Ironia e Maiêutica Maiêtica e Hermenêutica Hermenêutica e Ironia Hermenêutica e Peripatética Ironia e Hermenêutica

Mais conteúdos dessa disciplina