Logo Passei Direto
Buscar
A vantagem de usar vários autores é trazer mais aprofundamento em cada tema, pois, em vez de reunir generalistas, reúnem-se especialistas. Assim, cada um fica responsável por um trecho da obra. Esse modelo de escrita é bastante utilizado em livros técnicos.
Considerando essas afirmações e os conteúdos estudados sobre citações, no que se refere às citações de textos com vários autores, é correto afirmar que:
cita-se o sobrenome de dois autores e et al.
a expressão et al. é latina e abreviada.
o texto et al deve vir entre parênteses, após o sobrenome.
o et al. deve acrescentar o apud após o sobrenome.
a partir de dois autores já se usa et al.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao uso de "et al." nas citações de textos com vários autores: a) "cita-se o sobrenome de dois autores e et al." - Esta afirmação está incorreta. O correto é citar o sobrenome do primeiro autor seguido de "et al." apenas quando há três ou mais autores. b) "a expressão et al. é latina e abreviada." - Esta afirmação está correta. "Et al." é uma abreviação da expressão latina "et alii", que significa "e outros". c) "o texto et al deve vir entre parênteses, após o sobrenome." - Esta afirmação está incorreta. "Et al." não deve vir entre parênteses; deve ser escrito após o sobrenome do primeiro autor. d) "o et al. deve acrescentar o apud após o sobrenome." - Esta afirmação está incorreta. "Apud" é utilizado em citações indiretas, mas não é necessário acrescentá-lo após "et al.". e) "a partir de dois autores já se usa et al." - Esta afirmação está incorreta. "Et al." é utilizado a partir de três autores. Portanto, a alternativa correta é: b) a expressão et al. é latina e abreviada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o Fórum Nacional de Normalização. As Normas Brasileiras, cujo conteúdo é de responsabilidade dos Comitês Brasileiros (ABNT/CB) e dos Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS), são elaboradas por Comissões de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratórios e outros).
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre Normas Técnicas, é correto afirmar que o objetivo da ABNT:
é a determinação de padronização e soluções, para trazer um molde a itens repetitivos.
é aumentar a produção de materiais redigidos de maneira idêntica, de acordo com as normas da ABNT.
é proporcionar mais profundidade na escrita e na produção de material didático aos professores, utilizando normas semânticas.
é padronizar textos científicos e especificar regras que podem ser alteráveis caso haja necessidade.
é formatar trabalhos acadêmicos em instituições de ensino para conclusão de disciplinas, como TCCs.

Trata-se de citação de documento não consultado em seu formato original, mas citado em outro documento. Esta forma de citação só deve ser usada na total impossibilidade de acesso ao documento original. Neste caso citar, no texto, grafado em letras minúsculas o autor do trabalho não consultado.
Considerando essas afirmações e os conteúdos estudados sobre citações, no que se refere à citação da citação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) A palavra apud deve ser escrita em itálico.
II. ( ) Na citação da citação, a primeira coisa a citar é o sobrenome.
III. ( ) Na citação da citação, após o apud vem o autor da obra consultada.
IV. ( ) O ano das duas obras vem no final da citação.
V, F, V, V.
V, V, V, F.
F, F, V, F.
V, F, V, F.

Outras abreviações: Especialmente em dissertações e teses é comum se ter uma seção (uma página) com o título ABREVIAÇÕES USADAS. Nela, você lista todas as abreviações presentes em seu trabalho por ordem alfabética.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre abreviações, no que se refere às regras de abreviação de títulos, é correto afirmar que:
sobrenomes podem ser abreviados no corpo do texto.
a palavra abreviada que inicia o subtítulo pode estar minúscula.
ao abreviar um texto, pode mudar a ordem do mesmo.

A origem etimológica da palavra demonstra a conotação de má intenção no ato de plagiar. O plágio é considerado antiético (ou mesmo imoral) em várias culturas, e é qualificado como crime de violação de direito autoral em vários países, inclusive no Brasil.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre plágio, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Ética é um conjunto de normas.
II. ( ) Dominar um assunto ajuda a evitar plágio.
III. ( ) A ética é considerada um crime contra a humanidade.
IV. ( ) A ética abrange valores individuais e de um grupo.
F, V, V, F.
F, V, F, V.
V, F, V, F.
V, F, V, V.

Consiste na indicação do sobrenome do autor, acompanhado do ano de publicação do documento. O sobrenome do autor deve ser grafado em letras maiúsculas para sua melhor visualização. O autor e ano podem fazer parte integrante da frase e/ou intercalados no texto, entre parênteses.
De acordo com o conteúdo estudado sobre sistemas de citações, analise as afirmativas a seguir a respeito das vantagens da utilização do sistema autor-ano:
I. Permite a inclusão ou exclusão de referências da lista geral, a qualquer momento.
II. Ajuda a identificar o autor, sem recorrer à lista de referências.
III. Causa mínima interrupção na leitura do texto quando se usa somente o número.
IV. Ajuda o leitor a identificar de onde o material foi tirado, isto é, de que livro.
Está correto apenas o que se afirma em: I e II.
I, II e IV.
I e IV.
II e III.

A minha preocupação é com a caracterização do Plágio O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc.) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos da outra pessoa.
Considerando essas afirmações e os conteúdos estudados sobre ética, no que se refere ao plágio é correto afirmar que:
I. Usar ideias de outras pessoas é considerado plágio.
II. Transcrição é a citação de um autor.
III. Plágios são apropriações indevidas.
IV. Documentos feitos à base de plágio podem ser desprestigiáveis.
Está correto apenas o que se afirma em: III e IV.
I, III e IV.
II e IV.

É comum no meio acadêmico dois ou mais autores fazerem um trabalho juntos e, portanto, dividirem a autoria. Assim, na hora de citar, é necessário lembrar de ambos. Existem ainda situações nas quais existem vários autores. Para cada caso, existe uma forma de citar.
Considerando essas afirmações e os conteúdos estudados sobre citações, no que se refere às citações de textos com dois autores, nos quais a citação dos dois autores precede o texto citado, é correto afirmar que:
é obrigatório citar a editora na citação direta.
cita-se os dois autores ligados pela palavra “e”.
os nomes são citados a partir do primeiro nome.
é obrigatório citar a localização na citação direta.
utiliza-se a abreviação et al para citar os autores.

Mais conteúdos dessa disciplina