Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
Um médico de família constata, em uma visita domiciliar a um paciente cardiopata, que este é divorciado e casou-se novamente. Da primeira união, teve 3 filhos que moram com a mãe. Do novo casamento, teve mais dois filhos que não se relacionam com os demais irmãos paternos.
Frente ao exposto, no tocante à tipologia familiar, assinale qual das alternativas abaixo essa família se enquadra.
Instituição.
Reconstituída.
Nuclear.
Atribuída.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

A tipologia familiar que melhor se encaixa na situação descrita é a "família reconstituída". Isso ocorre porque o paciente teve filhos de um casamento anterior e, após o divórcio, casou-se novamente, formando uma nova unidade familiar que inclui filhos de relacionamentos diferentes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

R. V., 58 anos, sexo masculino, viúvo, vai à Unidade de Saúde da Família para uma consulta de retorno com seu médico Dr. Abraão. Durante a consulta, o médico o cumprimenta e pergunta sobre a incontinência urinária e sobre o sentimento de tristeza referidas na consulta passada. R. V. desabafa sobre os motivos que causam a tristeza, solidão e a falta de apetite. Então eles conversam e planejam, em conjunto, o tratamento. Dr. Abraão prescreve uma medicação para aliviar os sinais da depressão e fala da importância de uma boa alimentação para reduzir os simtomas da doença. R. V. se compromete a tomar a medicação no horário correto e também a se alimentar melhor. Sai da consulta confiante.
Qual componente do método clínico centrado na pessoa Dr. Abraão utilizou na consulta atual?
(alternativa A) Intensificando o relacionamento entre a pessoa e o profissional de saúde.
(alternativa B) Explorando a saúde e a doença e a experiência da pessoa com a doença.
(alternativa C) Entendendo a pessoa como um todo.
(alternativa D) Elaborando um projeto comum de manejo de problemas.

O ciclo de vida familiar é uma sequência de transformações na história do desenvolvimento da família. Cada família atravessa diferentes fases em suas vidas, e cada nova etapa é um desafio para que a família se organize e obtenha novamente o equilíbrio (GUSSO, 2017). O ciclo de vida familiar de classe popular passa por um processo de adaptação, sendo caracterizado por um menor número de etapas.
Assinale a alternativa que se refere, corretamente, a uma fase ciclo de vida em famílias populares:
(alternativa A) Famílias no estágio tardio: a velhice, quando há aceitação da mudança dos papéis em cada geração.
(alternativa B) Famílias com filhos adolescentes, refere aos filhos adolescentes, pais na meia-idade e avós na velhice.
(alternativa C) Ciclo ninho vazio, refere aos filhos que começam a sair de casa e deixam para trás os pais novamente sozinhos.
(alternativa D) Família no estágio tardio da vida: avós como provedores, com o papel de sustentar e de educar gerações mais novas.

O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é uma importante ferramenta para utilização da clínica ampliada e, consequentemente, o cuidado humanizado. Deve ser utilizado nos serviços de saúde do SUS sempre que houver a necessidade.
Considerando os principais elementos do PTS, avalie as afirmativas:
I - O PTS envolve o diálogo e a construção coletiva de um projeto materializado em propostas de ação direcionadas para atenção integral à saúde de indivíduos, grupos ou famílias.
I - O PTS busca a singularidade do cuidado, assim é direcionado para uma pessoa, a que apresenta a maior necessidade de atenção à saúde na família adoecida.
II I - O PTS normalmente é direcionado em situações graves, sendo valorizado o vínculo dos profissionais com os pacientes e sua família no seguimento do cuidado em saúde.
IV - O PTS é composto por 3 momentos, sendo eles: o diagnósto do caso, a definição de metas e a reavaliação do paciente.
I e I estão corretas.
I e I I estão corretas.
I, I e I I estão corretas.
I e I I estão corretas.

Paciente masculino, 78 anos, fumante, obeso, sedentário, foi atendido pelo médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Grande nesta última quarta-feira, com queixa de dor na nuca e mal-estar. Durante a consulta, observou-se Pressão Arterial (PA) elevada (150x100 mmHg), e o médico solicitou exames laboratoriais, além de fazer encaminhamento a nutricionista, bem como deu orientações importantes quanto ao controle do peso, atividade física e eliminação do fumo para o controle da sua PA. Após 07 dias, o paciente retornou à UBS com os resultados dos exames, e o médico prescreveu anti-hipertensivo e estatina.
Considerando o caso analise, as afirmativas abaixo: I - No caso, o médico realizou prevenção cardiovascular primária, pois foram abordados os cuidados após a ocorrência de um evento cardiovascular. I - No caso acima, o médico realizou prevenção cardiovascular primária, pois foram abordados cuidados antes do evento cardiovascular ocorrer, como a prescrição de medicamentos e orientações. II I - O médico realizou prevenção cardiovascular secundária, pois já havia acontecido outros episódios cardiovasculares e abordou novamente as orientações para mudanças de estilo de vida e terapia medicamentosa. IV - A não adesão ao tratamento anti-hipertensivo do idoso, bem como a dificuldade de mudanças de hábitos de vida, pode acarretar novas complicações cardiovasculares, como o Acidente Vascular Encefálico (AVE). É correto afirmar que
(alternativa A) I e I estão corretas.
(alternativa B) I e IV estão corretas.
(alternativa C) I, I e I I estão corretas.
(alternativa D) II I e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina