Logo Passei Direto
Buscar

Urbanismo

Outros
Os compostos iônicos CaCO3 e NaCl têm solubilidades muito diferentes em água. Enquanto o carbonato de cálcio, principal constituinte do mármore, é praticamente insolúvel em água, o sal de cozinha é muito solúvel. A solubilidade de qualquer sal é o resultado do balanço entre a energia de rede (energia necessária para separar completamente os íons do sólido cristalino) e a energia envolvida na hidratação dos íons dispersos em solução.
Em relação à energia de rede, a menor solubilidade do primeiro composto é explicada pelo fato de ele apresentar maior.
A atração entre seus íons.
B densidade do sólido iônico.
C energia de ionização do cálcio.
D eletronegatividade dos átomos.
E polarizabilidade do íon carbonato.
User badge image
Desvendando com Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para entender por que o carbonato de cálcio (CaCO3) é menos solúvel em água do que o cloreto de sódio (NaCl), precisamos considerar a energia de rede, que é a energia necessária para separar os íons em um cristal iônico. Analisando as alternativas: A) A atração entre seus íons - Esta opção é correta, pois o CaCO3 tem uma maior energia de rede devido à forte atração entre os íons Ca²⁺ e CO₃²⁻, o que torna a sua solubilidade menor. B) Densidade do sólido iônico - A densidade não é um fator direto que influencia a solubilidade em água. C) Energia de ionização do cálcio - A energia de ionização se refere à energia necessária para remover um elétron de um átomo, não está diretamente relacionada à solubilidade em água. D) Eletronegatividade dos átomos - Embora a eletronegatividade possa influenciar a polaridade das ligações, não é o principal fator que explica a solubilidade dos compostos iônicos. E) Polarizabilidade do íon carbonato - A polarizabilidade pode afetar a interação com solventes, mas não é o principal fator que explica a diferença de solubilidade entre CaCO3 e NaCl. Portanto, a alternativa correta é: A) A atração entre seus íons.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Foram preparadas misturas, separadamente, contendo 250 mL de água e 100 g de sal.
Considerando cada sal apresentado no gráfico de solubilidade, apresentarão mistura homogênea, a 50 ºC, as soluções preparadas com os sais:
a) 2CaC e NaNO2
b) NaNO2 e NaC
c) NaC e 3KC O
d) 2CaC , NaNO2 e KC
e) KC , 3KC O e NaC

Em um experimento de química, foram adicionados em um béquer 400 mL de água destilada (d = 1 g/mL) em temperatura ambiente e certa quantidade de sacarose (C12H22O11), até formar uma solução saturada com corpo de fundo. Essa mistura foi aquecida até a completa solubilização do sólido, que ocorreu quando a temperatura da mistura atingiu 55 ºC. O experimento prosseguiu deixando-se a solução resfriar até 30 ºC, momento em que se verificou novamente a presença do sólido cristalizado no fundo do béquer.
A massa de glicose na solução a 55 ºC e a massa de glicose cristalizada a 30 ºC correspondem, respectivamente, a
a) 1 092 g e 876 g.
b) 273 g e 219 g.
c) 273 g e 54 g.
d) 1 092 g e 216 g.
e) 673 g e 619 g.

A solubilidade é a quantidade máxima de um soluto que pode ser dissolvida em um determinado volume de solvente. No laboratório, foram realizados experimentos para avaliar o efeito da temperatura, em °C, e a massa solúvel de uma substância, em gramas. Quanto à solubilidade desta substância, considere os pontos A, B, C da solução estudada.
Analise o gráfico acima e as afirmacoes que seguem:
I. A solução A está saturada pois o soluto está em quantidade superior ao seu coeficiente de solubilidade;
II. A solução B está saturada e ao passar para T = 80 °C tem-se uma dissolução exotérmica;
III. A solução C está insaturada ao passar para T = 80 °C tem-se uma dissolução endotérmica;
IV. A solução A está supersaturada pois o soluto está em quantidade superior ao seu coeficiente de solubilidade;
a) I e III.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I e IV.
e) II e IV.

A desmineralização do esmalte dos dentes, constituído principalmente pelo mineral hidroxiapatita, Ca5(PO4)3OH, favorece a formação de cáries. Isso ocorre pela dissolução desse mineral, liberando os íons cálcio, fosfato e hidróxido. A fim de prevenir a formação das cáries, compostos fluorados são introduzidos na água potável e em cremes dentais. O íon fluoreto reage com os íons cálcio e fosfato, presentes na saliva, formando um novo mineral, a fluorapatita (Ca5(PO4)3F), que se deposita sobre os dentes, tornando o esmalte mais resistente devido à menor solubilidade da fluorapatita, quando comparada à hidroxiapatita.
A partir dessas informações, apresente a equação balanceada da reação de formação da fluorapatita e, considerando a solubilidade desse mineral, determine a massa mínima necessária, em g, de íons fluoreto para que ocorra a saturação com fluorapatita de 2 mL de solução (volume médio de saliva na boca). Apresente os cálculos realizados na resolução desta questão.

Em um becker de um litro foi adicionado 80 g de Na2SO3 e 500 g de H2O a 20 ºC. A solubilidade do Na2SO3 é 20 g/100 g de H2O à 20 ºC.
Diante do exposto, assinale o que for correto.
01. O resfriamento da dispersão inicial para a temperatura de 10 ºC causa a precipitação de 50 g de Na2SO3.
02. A concentração do Na2SO3 no becker é aproximadamente 1,27 mol/L.
04. A adição de 30 g de Na2SO3 na dispersão inicial torna a solução supersaturada.
08. A dispersão formada no becker é uma solução insaturada.
16. O nome do sal utilizado para fazer a dispersão é sulfato de sódio.

Um suco concentrado e adoçado possui como sugestão de preparo uma parte de suco para três partes de água. Sabendo que o suco concentrado contém 85,1 g/L de açúcar, quando preparado como sugerido, apresentará concentração de açúcar de, aproximadamente,
a) 2,13 g/L.
b) 21,3 g/L.
c) 8,51 g/L.
d) 4,25 g/L.
e) 42,5 g/L.

A bula de um suplemento alimentar indicado para prevenção e tratamento da osteoporose informa que cada comprimido contém 1 500 mg de carbonato de cálcio (CaCO3), o que equivale à quantidade de cálcio contida em 2,5 copos de 200 mL de leite. O carbonato de cálcio contido nesse comprimido, ao ser ingerido, reage completamente com a solução de ácido clorídrico (HCl) do suco gástrico, na proporção molar 1:2, formando gás carbônico, água e solução de cloreto de cálcio (CaCl2).
De acordo com a informação que consta na bula do suplemento alimentar, a concentração de cálcio no leite é
a) 0,0120 g/L.
b) 12,0 g/L.
c) 0,0012 g/L.
d) 1,20 g/L.
e) 0,120 g/L.

Devido às queimadas, a qualidade do ar na Amazônia brasileira tem sido motivo de destaque nos noticiários. O nível de concentração de material particulado fino (PM2.5) em algumas cidades acreanas, foi três vezes superior ao limite aceitável da concentração média diária. Segundo a Resolução CONAMA nº 491 de 19/11/2018, o valor de PM2.5 não pode ultrapassar os níveis de exposição de 25 mg/m3. Este é um dos principais indicadores de qualidade do ar, adotados universalmente.
Considerando uma sala com dimensões 2m 3m 5m, assinale a alternativa CORRETA que expressa a quantidade máxima de massa de material particulado fino que esta sala pode conter, sem ultrapassar o limite aceitável de qualidade do ar.
a) 75 g.
b) 75 mg.
c) 0,75 g.
d) 0,75 kg.

Mais conteúdos dessa disciplina