Buscar

Quais são o músculo da mastigação?

Anatomia do aparelho locomotor

💡 95 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Os músculos da mastigação são pares e se inserem na mandíbula, recebendo a inervação do nervo trigêmeo, pela raiz motora, que é a mandíbula. As ramificações que chegam aos músculos recebem os seguintes nomes: Masseter, temporal, pterigóideo medial e pterigóideo lateral. O músculo temporal é largo, plano e triangular, localizado na face lateral da cabeça, elevando a mandíbula. O músculo masseter é o mais forte da mastigação, tem o formato quadrangular e espesso, possuindo duas porções uma profunda e outra superficial, tem a função de elevar a mandíbula com maior potência. O Pterigoideo Medial é um músculo quadrado e espesso, está localizado medialmente na região da mandíbula, elevando-a com a mesma força do masseter e o músculo Pterigoideo lateral, é composto por duas cabeças com forma de cone, sendo o mais curto dos músculos mastigatórios, e o único que tem relação com a articulação temporomandibular.

0
Dislike0
User badge image

Maiara Pereira

Os músculos da mastigação são pares e se inserem na mandíbula. São eles:

  • Masseter
  • Temporal
  • Pterigóideo Medial
  • Pterigóideo Lateral

Estes músculos agem na articulação temporomandibular (ATM) e são responsáveis pelo fechamento da boca, deslizamento da mandíbula para frente ou para trás e por seu desvio lateral.

Todos os músculos da mastigação são inervados pelo nervo mandibular, ramo do trigêmeo ou V par craniano.

Músculo Masseterergue a mandíbula e tem ação de fechar a boca.

O músculo masseter apresenta uma forma retangular, sendo um músculo extremamente forte. É constituido por duas partes: uma superficial (1) e outra profunda (2). A inervação do masseter provém do nervo massetérico (n. trigêmeo), e sua irrigação arterial da artéria massetérica (a. maxilar).

 

 

Múscuo temporal: levanta a mandíbula; ação de fechar a boca; retrusão da mandíbula: ação de tracionar a mandíbula para trás.

O músculo temporal apresenta a forma de um leque, sendo coberto por uma fáscia muito densa, denominada fáscia temporal. Suas fibras apresentam 3 sentidos: anterior (1), média (2) e posterior (3). Sua inervação provêm dos nervos temporais (nervo trigêmeo), e sua vascularização das artérias temporais profundas posterior e anterior, ambas ramos da artéria maxilar.
          
Músculo Pterigoideo medial: elevação da mandíbula: ação de fechar a boca.
O músculo pterigóideo medial também é um músculo retangular, com fibras curtas e trançadas. Na sua origem o pterigóideo medial relaciona-se lateralmente com o músculo pterigóideo lateral. A inervação deste músculo é dada pelo nervo pterigóideo medial (trigêmeo), e a vascularização pelos ramos pterigóideos da artéria maxilar.

Músculo Pterigoideo lateral: protrusão, lateralização e depressão da mandíbula.

O músculo pterigóideo lateral apresenta duas cabeças, a superior (1) e a inferior (2). Ambas as cabeças se inserem por meio de fibras tendinosas na fóvea pterigóidea do colo da mandíbula. Uma pequena parte das fibras da cabeça superior (1) insere-se também na porção anterior da capsula articular e dai no disco articular da ATM. A inervação deste músculo é dada pelo nervo pterigóideo lateral (trigêmeo), e a vascularização pelos ramos pterigóideos da artéria maxilar.
46
Dislike2
User badge image

Natália Velozo

Os músculos que são considerados da mastigação são: M. temporal, M. Masseter, M.Pterigóideo medial e M. Peterigóideo lateral.Mas existem grupos musculares que auxiliam no processo,como os infra-hióideos que são responsáveis pela estabilização do osso hióideo além de permitir que os músculos milo-hióideo e ventre anterior do digástrico influenciam na posição da mandíbula, e o grupo pós –cervical que estão relacionados com a estabilidade da base do crânio. :)

9
Dislike1
User badge image

Marlly Vasconcelos

-M. Masseter

-M. Temporal

-M. Pterigóideo medial

-M. Pterigóideo lateral

9
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais