Logo Passei Direto
Buscar
A leishmaniose visceral é uma zoonose causada por um protozoário do gênero Leishmania que é encontrado em diversos tecidos. Ela é transmitida ao homem de forma indireta, por vetores do ambiente doméstico. O cão é considerado um importante hospedeiro desse protozoário, podendo ou não apresentar os sintomas da doença, como perda de peso, anemia, ferimentos na pele, diarreia, conjuntivite e insuficiência renal. Em uma região que sofre com alta incidência dessa doença, uma campanha do centro de zoonoses buscou verificar a presença desse protozoário nos cães para tentar controlar a doença.
Em qual material biológico dos cães a presença desse protozoário representa risco de transmissão dessa zoonose?
A Urina.
B Saliva.
C Fezes.
D Sangue.
E Secreção ocular.
User badge image
Matematicamente

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder à sua pergunta sobre a leishmaniose visceral e o material biológico dos cães que representa risco de transmissão, vamos analisar as opções: A) Urina - Não é a principal via de transmissão do protozoário Leishmania. B) Saliva - Embora a saliva possa conter o protozoário, a transmissão mais comum ocorre por meio de picadas de vetores. C) Fezes - As fezes não são uma via de transmissão conhecida para a leishmaniose visceral. D) Sangue - O sangue é um material biológico que pode conter o protozoário e, em alguns casos, pode ser uma via de transmissão, especialmente em transfusões. E) Secreção ocular - Não é uma via reconhecida de transmissão da leishmaniose visceral. Considerando as informações sobre a transmissão da leishmaniose visceral, a opção que representa o maior risco de transmissão do protozoário é: D) Sangue.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A distribuição dos mosquitos, a frequência de suas picadas e o tempo de eclosão de seus ovos são afetados pela temperatura, pluviosidade e velocidade do vento, além de outros fatores, como deslocamento e densidade populacionais. Por exemplo, com uma temperatura de 27 °C, o período de incubação dos ovos é de dez dias; no entanto, a 37 °C, esse período passa a ser de sete dias. Além disso, a intermitência das chuvas no final da estação do verão e os ventos calmos acentuam a proliferação e a atuação do vetor.
Com base no texto, assinale a alternativa correta.
a) A elevação da temperatura e o aumento da pluviosidade, somados ao desmatamento, à urbanização e à circulação de pessoas em várias áreas, potencializam a expansão da dengue.
b) A dengue é um problema nacional e está relacionada ao fato de o Brasil ser um país tropical com áreas de florestas, aspectos que, combinados à dispersão da população, contribuem para minimizar a epidemia.
c) A proliferação do mosquito Aedes aegypti ocorre em áreas pouco povoadas nos centros urbanos, associada às baixas temperaturas que intensificam a transmissão da doença.
d) No território brasileiro, as áreas com baixas temperaturas reduzem o tempo necessário para eclosão dos ovos, aumentando a proliferação do mosquito Aedes aegypti e a frequência de picadas.
e) A dengue é um problema de saúde pública em escala mundial e sua disseminação está associada à diminuição de temperatura, aumento da velocidade do vento e redução da precipitação.

Em relação às protozooses é correto afirmar que
A) os sintomas da leishmaniose são semelhantes aos das infecções urinárias.
B) a malária é causada pela picada do mosquito fêmea do gênero Anopheles infectado pelo parasita do gênero Plasmodium spp.
C) a toxoplasmose é transmitida pelo inseto barbeiro.
D) para prevenir a doença de Chagas, é importante lavar as mãos e higienizar vegetais, principalmente, os que são consumidos crus.

Mais conteúdos dessa disciplina