Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
A LDB, (Lei 9.394/96), introduziu uma mudança no conceito de avaliação, seus procedimentos e soluções para atendimento dos alunos do Ensino Fundamental. Essa lei indica uma avaliação
a) somativa, com recuperação prevista ao final do ano;
b) semestral, com recuperação final de cada semestre;
c) seletiva, com formação de turma de alunos com dificuldades a serem trabalhadas;
d) contínua, com estudos de recuperação paralela ao período letivo;
e) mensal, prevendo segunda chamada de prova para alunos com média abaixo previsto.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 trouxe uma nova abordagem para a avaliação no Ensino Fundamental, enfatizando a importância de um processo contínuo e formativo, que considera o desenvolvimento do aluno ao longo do tempo. Analisando as alternativas: a) somativa, com recuperação prevista ao final do ano - A avaliação somativa é mais focada em resultados finais, o que não é o foco da LDB. b) semestral, com recuperação final de cada semestre - Essa abordagem é mais tradicional e não reflete a proposta da LDB. c) seletiva, com formação de turma de alunos com dificuldades a serem trabalhadas - A LDB não prioriza a seleção, mas sim a inclusão e o atendimento às necessidades dos alunos. d) contínua, com estudos de recuperação paralela ao período letivo - Esta opção reflete a proposta da LDB, que defende uma avaliação que acompanha o aluno durante todo o processo de aprendizagem. e) mensal, prevendo segunda chamada de prova para alunos com média abaixo previsto - Embora mencione recuperação, a abordagem mensal não é a proposta principal da LDB. Portanto, a alternativa correta que melhor representa a mudança introduzida pela LDB é: d) contínua, com estudos de recuperação paralela ao período letivo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo a LDBEN 9.394/96, cabe à União a coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo função normativa, redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais.
Considerando a legislação, é função do governo federal:
I. estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum;
II. elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e as dos seus Municípios;
III. elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;
IV. organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados.
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) III e IV.

O sistema federal de ensino compreende:
a) as instituições de educação superior mantidas pelo Poder Público municipal; as instituições de ensino fundamental e médio criadas e mantidas pela iniciativa privada.
b) as instituições de ensino mantidas pela União; as instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos federais de educação.
c) as instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo Poder Público municipal; as instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos municipais de educação.
d) as instituições de ensino mantidas, respectivamente, pelo Poder Público estadual e pelo Distrito Federal; as instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo Poder Público municipal.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDBEN 9.394/96), são critérios da verificação do rendimento escolar:
A opção CORRETA é:
I. avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;
II. obrigatoriedade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar e possibilidade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos;
III. possibilidade de avanço nos cursos e nas séries, mediante verificação do aprendizado e aproveitamento de estudos concluídos com êxito.
a) Apenas o item I está correto.
b) Apenas os itens I e II estão corretos.
c) Apenas os itens I e III estão corretos.
d) Apenas os itens II e III estão corretos.

Mário Henrique, 16 anos, aluno da rede estadual de ensino, com excelente aproveitamento na 2ª série do Ensino Médio, pretende prestar vestibular no final do ano. Como ainda não concluiu o Ensino Médio, resolveu, aconselhado por seus amigos, fazer os exames da EJA.
Mário Henrique pode concluir o Ensino Médio até o final do ano, fazendo os exames da Educação de Jovens e Adultos?
a) Não, porque Mário Henrique já completou 16 anos e está para concluir o Ensino Médio.
b) Não, porque, para concluir o Ensino Médio através de exames pela modalidade de educação de jovens e adultos, é necessário ter 18 anos completos.
c) Sim, porque Mário Henrique, embora tenha 16 anos, comprova ter excelente aproveitamento no Ensino Médio.
d) Sim, pois, para concluir o Ensino Médio através de exames pela modalidade de educação de jovens e adultos, é necessário ter 15 anos completos.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases- LDB nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a educação escolar compõe-se de:
a) Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
b) Educação Infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior.
c) Educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação profissional.
d) Educação fundamental, educação média, educação superior.
e) Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; educação superior.

De acordo com a LDB n. 9.394/96, a verificação do rendimento escolar deve observar:
A análise permite concluir que:
I. a avaliação contínua do desempenho do aluno;
II. a possibilidade de aceleração de estudos;
III. a obrigatoriedade de estudos de recuperação.
A) está correto apenas o item I.
B) está correto apenas o item III.
C) estão corretos apenas os itens I e III.
D) estão corretos todos os itens.

São alguns princípios estabelecidos pela LDBEN 9394/96 Art. 3º, EXCETO:
A) Ora a existência de instituições públicas e ora a de instituições privadas.
B) Respeito à liberdade e apreço a tolerância.
C) Valorização do profissional da educação escolar.
D) Garantia de padrão de qualidade.
E) Valorização da experiência extraescolar.

Com base na LDBEN, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº. 9394/96, analise:
A sequência está correta em:
( ) A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.
( ) A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
( ) Os municípios poderão optar, por se integrar ao sistema estadual de ensino ou compor com ele um sistema único de Educação Básica.
( ) Os sistemas municipais de ensino compreendem: as instituições do Ensino Fundamental, Médio e de Educação Infantil, criadas e mantidas pelo poder público municipal; as instituições de Educação Infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada e os órgãos municipais da educação.
( ) Os currículos do Ensino Fundamental e Médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
( ) Na Educação Infantil, a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, com o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.
A) V, F, F, V, F, F
B) V, F, V, F, V, F
C) V, V, V, V, V, F
D) F, V, V, V, V, V

Mais conteúdos dessa disciplina