Logo Passei Direto
Buscar
Quanto à LEI Nº 8.742, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1993, assinale a alternativa correta.
A. Assistência social, política pública não contributiva, é dever do Estado e direto de todo cidadão que dela necessitar. Entre os principais pilares da assistência social no Brasil estão a Constituição Federal de 1988 que dá as diretrizes para a gestão das políticas públicas, e a Lei Orgânica da Assistência Social de 1993, que estabelece os objetivos, princípios e diretrizes das ações.
B. Assistência social, política pública não contributiva, é dever do Estado e direto de todo cidadão que dela necessitar, bastando comprovar carência financeira.
C. Assistência social, política pública, é dever do Estado e direto de todo cidadão que dela necessitar, bastando ter contribuído com a Previdência Social.
D. Assistência social, política pública, é dever do Estado e direto de todo cidadão que dela necessitar em sua vida.
E. Assistência social, política pública não contributiva, é dever do Estado e da sociedade.
User badge image
ServicoSocializando

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o que diz a Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, que é a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). A. Esta alternativa está correta ao afirmar que a assistência social é um dever do Estado e um direito de todo cidadão que dela necessitar, além de mencionar a Constituição Federal e a LOAS como pilares. B. Embora a assistência social seja um direito, a afirmação de que basta comprovar carência financeira não é totalmente precisa, pois a assistência social é destinada a quem realmente necessita, mas não se limita apenas à comprovação de carência. C. Esta alternativa está incorreta, pois a assistência social é uma política não contributiva, ou seja, não depende de contribuições à Previdência Social. D. A afirmação de que é um direito em "sua vida" é vaga e não reflete a especificidade da assistência social. E. Embora a assistência social seja um dever do Estado, a afirmação de que também é dever da sociedade não está claramente estabelecida na LOAS. Diante dessa análise, a alternativa correta é a) Assistência social, política pública não contributiva, é dever do Estado e direito de todo cidadão que dela necessitar. Entre os principais pilares da assistência social no Brasil estão a Constituição Federal de 1988 que dá as diretrizes para a gestão das políticas públicas, e a Lei Orgânica da Assistência Social de 1993, que estabelece os objetivos, princípios e diretrizes das ações.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O planejamento na ação profissional (Fonte: NOGUEIRA, Vera Maria e OLIVEIRA, Heloísa Maria José. Formação O planejamento na ação profissional. Módulo II - Planejamento de políticas sociais (planos/ programas/ projetos); - Avaliação de políticas sociais. Caderno de textos n. 04 - CRESS 12 região. Florianópolis: UFSC, 1998, p,21). Assinale a alternativa correta.
A. O planejamento na ação profissional é o instrumento que permite organizar racionalmente o processo de trabalho do Serviço Social - objeto (matéria prima), objetivos (o que se pretende), instrumentos de trabalho (meios de trabalho) e resultados do processo (produto); articulando os limites institucionais, as demandas, as ações profissionais e os instrumentos de ação. É o mecanismo que permite, ainda, ao final da ação, avaliar o seu produto e o seu resultado dando visibilidade e densidade técnico-científica ao trabalho. Como processo e instrumento gerencial o planejamento é fundamental para reduzir ou eliminar a incerteza e o risco, fatores especialmente importantes no plano organizacional, sendo que as pessoas têm melhor desempenho quando sabem o que se esperada instituição; - ampliar a eficiência e a eficácia na medida em que ficam estabelecidos objetivos e metas bem definidas; - obter um melhor rendimento dos objetivos; - prever as bases para o monitoramento e a avaliação O planejamento na ação profissional é o instrumento que permite organizar racionalmente.
B. O planejamento na ação profissional é o instrumento que permite planejar e organizar racionalmente o trabalho profissional de psicólogos e assistentes sociais.
C. O planejamento na ação profissional de assistentes sociais tem um viés ideológico.
D. O planejamento na ação dos assistentes sociais tem caráter exclusivamente prático.
E. O planejamento na ação dos assistentes sociais é o mecanismo que permite executar ações de assistência social e de solidariedade de comum acordo.

No exercício da profissão, assistentes sociais são executores de políticas sociais. Assim, é fundamental que conheçam os direitos sociais. CAPÍTULO II - DOS DIREITOS SOCIAIS. Assinale a alternativa correta.
A. Art. 6o São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Fonte: Constituição.(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 26, de 2000).
B. Art. 6o - São direitos sociais a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Fonte: Constituição.(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 26, de 2000).
C. c) Art. 6o - São direitos sociais a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Fonte: Constituição.(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 26, de 2000).
D. d) Art. 6o - São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Fonte: Constituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 26, de 2000).
E. e) Art. 6o São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, (Fonte: Constituição.(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 26, de 2000).

Mais conteúdos dessa disciplina