Logo Passei Direto
Buscar
Quanto ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90), assinale a alternativa correta - Título V - Do Conselho Tutelar - Capítulo I - Art. 131.
A. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, estadual, jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.
B. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.
C. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo e tem por objetivo zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
D. O Conselho Tutelar é órgão permanente do município de natureza jurídica.
E. O Conselho Tutelar é autônomo, jurisdicional, encarregado pelo Estado para zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, inclusive de idosos em situação de violência.
User badge image
ServicoSocializando

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as alternativas em relação ao que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) sobre o Conselho Tutelar. A. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, estadual, jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei. - Incorreta, pois o Conselho Tutelar é um órgão municipal, não estadual. B. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei. - Correta, pois o Conselho Tutelar é realmente um órgão autônomo e não jurisdicional. C. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo e tem por objetivo zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. - Embora verdadeira, esta opção não menciona a questão da não jurisdição. D. O Conselho Tutelar é órgão permanente do município de natureza jurídica. - Incorreta, pois não menciona a autonomia e a função de zelar pelos direitos. E. O Conselho Tutelar é autônomo, jurisdicional, encarregado pelo Estado para zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, inclusive de idosos em situação de violência. - Incorreta, pois o Conselho Tutelar não é um órgão jurisdicional e não é encarregado pelo Estado, mas sim pela sociedade. Portanto, a alternativa correta é: B. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O planejamento na ação profissional (Fonte: NOGUEIRA, Vera Maria e OLIVEIRA, Heloísa Maria José. Formação O planejamento na ação profissional. Módulo II - Planejamento de políticas sociais (planos/ programas/ projetos); - Avaliação de políticas sociais. Caderno de textos n. 04 - CRESS 12 região. Florianópolis: UFSC, 1998, p,21). Assinale a alternativa correta.
A. O planejamento na ação profissional é o instrumento que permite organizar racionalmente o processo de trabalho do Serviço Social - objeto (matéria prima), objetivos (o que se pretende), instrumentos de trabalho (meios de trabalho) e resultados do processo (produto); articulando os limites institucionais, as demandas, as ações profissionais e os instrumentos de ação. É o mecanismo que permite, ainda, ao final da ação, avaliar o seu produto e o seu resultado dando visibilidade e densidade técnico-científica ao trabalho. Como processo e instrumento gerencial o planejamento é fundamental para reduzir ou eliminar a incerteza e o risco, fatores especialmente importantes no plano organizacional, sendo que as pessoas têm melhor desempenho quando sabem o que se esperada instituição; - ampliar a eficiência e a eficácia na medida em que ficam estabelecidos objetivos e metas bem definidas; - obter um melhor rendimento dos objetivos; - prever as bases para o monitoramento e a avaliação O planejamento na ação profissional é o instrumento que permite organizar racionalmente.
B. O planejamento na ação profissional é o instrumento que permite planejar e organizar racionalmente o trabalho profissional de psicólogos e assistentes sociais.
C. O planejamento na ação profissional de assistentes sociais tem um viés ideológico.
D. O planejamento na ação dos assistentes sociais tem caráter exclusivamente prático.
E. O planejamento na ação dos assistentes sociais é o mecanismo que permite executar ações de assistência social e de solidariedade de comum acordo.

No exercício da profissão, assistentes sociais são executores de políticas sociais. Assim, é fundamental que conheçam os direitos sociais. CAPÍTULO II - DOS DIREITOS SOCIAIS. Assinale a alternativa correta.
A. Art. 6o São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Fonte: Constituição.(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 26, de 2000).
B. Art. 6o - São direitos sociais a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Fonte: Constituição.(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 26, de 2000).
C. c) Art. 6o - São direitos sociais a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Fonte: Constituição.(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 26, de 2000).
D. d) Art. 6o - São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Fonte: Constituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 26, de 2000).
E. e) Art. 6o São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, (Fonte: Constituição.(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 26, de 2000).

Mais conteúdos dessa disciplina