Logo Passei Direto
Buscar
Há dois tipos de professores para atuarem com alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, em educação especial, na educação básica.
São eles:
I. Professores capacitados são os que atuam em classe comum e comprovam sua formação em nível médio ou superior, pela inclusão de conteúdos sobre educação especial.
II. Professores especializados em educação especial são os que desenvolveram competências para identificar as necessidades educacionais especiais para definir, implementar, liderar e apoiar a implantação de estratégias de flexibilização, adaptação curricular, procedimentos didáticos-pedagógicos e práticas alternativas, adequados ao atendimento das mesmas, bem como trabalhar em equipe, assistindo o professor de classe comum nas práticas que são necessárias para promover a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais.
III. Professores sem formação especial para lidar com alunos com necessidades educacionais especiais.
a. I, II e III.
b. II e III.
c. I e III.
d. Todos os itens.
e. I e II.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Professores capacitados são os que atuam em classe comum e comprovam sua formação em nível médio ou superior, pela inclusão de conteúdos sobre educação especial. Essa afirmativa é verdadeira, pois descreve corretamente o papel dos professores capacitados. II. Professores especializados em educação especial são os que desenvolveram competências para identificar as necessidades educacionais especiais e implementar estratégias adequadas. Essa afirmativa também é verdadeira, pois descreve o papel dos professores especializados de forma precisa. III. Professores sem formação especial para lidar com alunos com necessidades educacionais especiais. Essa afirmativa é verdadeira, mas não se encaixa na descrição dos tipos de professores que atuam efetivamente com alunos com necessidades educacionais especiais, pois não é um tipo desejável ou recomendado. Agora, vamos às alternativas: a. I, II e III. (Contém a III, que não é um tipo desejável de professor.) b. II e III. (Contém a III, que não é um tipo desejável de professor.) c. I e III. (Contém a III, que não é um tipo desejável de professor.) d. Todos os itens. (Contém a III, que não é um tipo desejável de professor.) e. I e II. (Apenas os tipos desejáveis de professores.) A alternativa que contém todos os itens verdadeiros e desejáveis é: e) I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Educação especial, como "modalidade de educação escolar, é considerada como um conjunto de recursos educacionais e de estratégias de apoio que estejam à disposição de todos os alunos, oferecendo diferentes alternativas de atendimento".
Esse conjunto pode auxiliar não só os alunos identificados com necessidades educacionais especiais. A quem mais a educação especial deve voltar-se?
I. A todos os alunos que se sentirem favorecidos por currículos, métodos, recursos educativos e organizações específicas para atender às suas necessidades.
II. Aos métodos, às técnicas e aos recursos desenvolvidos com a finalidade de favorecer o acesso ao conhecimento.
III. Aos alunos que não tiverem renda suficiente para adquirir seus materiais de estudos.
a ) I e II.
b ) I e III.
c ) II.
d ) I.
e ) III.

Em relação ao aluno com deficiência intelectual nenhuma definição, por mais abrangente que seja, tem grande valor, a menos que seus conceitos abstratos possam ser traduzidos em alguma forma prática.
Quais seriam as características de tais alunos?
a ) As crianças deficientes intelectual são acentuadamente mais rápidas do que seus companheiros da mesma idade para usar a memória com eficácia, associar e classificar informações, raciocinar e fazer julgamentos adequados.
b ) As crianças deficientes intelectual são iguais aos seus companheiros da mesma idade para usar a memória com eficácia, associar e classificar informações, raciocinar e fazer julgamentos adequados.
c ) As crianças deficientes intelectual são acentuadamente mais lentas do que seus companheiros da mesma idade para usar a memória com eficácia, associar e classificar informações, raciocinar e fazer julgamentos adequados.
d ) As crianças deficientes intelectual são acentuadamente mais espertas e assertivas do que seus companheiros da mesma idade para usar a memória com eficácia, associar e classificar informações, raciocinar e fazer julgamentos adequados.
e ) As crianças deficientes intelectual não são acentuadamente mais lentas do que seus companheiros da mesma idade para usar a memória com eficácia, associar e classificar informações, raciocinar e fazer julgamentos adequados.

Mais conteúdos dessa disciplina