Logo Passei Direto
Buscar
Diante da assunção de nova gestão ao Governo Estadual, foi regularmente criada uma Secretaria de Estado voltada as questões de natureza agrária e fundiária, com vistas, em especial, ao equacionamento de conflitos. Para composição do quadro de servidores que atuarão no órgão, a Administração pública, considerando as alternativas juridicamente possíveis,
Para composição do quadro de servidores que atuarão no órgão, a Administração pública, considerando as alternativas juridicamente possíveis,
(A) poderá constituir o órgão integralmente por cargos de confiança em comissão, de livre nomeação e exoneração, independentemente da natureza das atividades a serem desenvolvidas.
(B) poderá realizar concurso público para provimento de cargos comissionados ou empregos públicos.
(C) deverá realizar concurso público para provimento de servidores públicos estatutários em cargos efetivos.
(D) deverá realizar concurso público para seleção de empregados estatutários, submetidos a regime próprio de previdência.
(E) poderá realizar concurso para provimento de cargos efetivos, reduzindo-se o período de estágio probatório em razão de se tratar de órgão novo.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação à criação de uma nova Secretaria de Estado e à composição do quadro de servidores: (A) poderá constituir o órgão integralmente por cargos de confiança em comissão, de livre nomeação e exoneração, independentemente da natureza das atividades a serem desenvolvidas. - Embora a administração possa criar cargos de confiança, não é adequado que um órgão que lida com questões agrárias e fundiárias seja composto apenas por esses cargos, pois isso pode comprometer a continuidade e a especialização do serviço. (B) poderá realizar concurso público para provimento de cargos comissionados ou empregos públicos. - Cargos comissionados não são preenchidos por concurso público, portanto essa alternativa está incorreta. (C) deverá realizar concurso público para provimento de servidores públicos estatutários em cargos efetivos. - Esta alternativa é a mais correta, pois a criação de um novo órgão geralmente requer a realização de concurso público para garantir a seleção de servidores efetivos, especialmente em áreas que exigem continuidade e especialização. (D) deverá realizar concurso público para seleção de empregados estatutários, submetidos a regime próprio de previdência. - A expressão "empregados estatutários" não é adequada, pois os estatutários são servidores públicos, e a terminologia não se aplica corretamente. (E) poderá realizar concurso para provimento de cargos efetivos, reduzindo-se o período de estágio probatório em razão de se tratar de órgão novo. - A redução do período de estágio probatório não é uma prática comum e não está prevista na legislação. Diante da análise, a alternativa correta é: (C) deverá realizar concurso público para provimento de servidores públicos estatutários em cargos efetivos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina