Logo Passei Direto
Buscar
Os dados, ainda que limitados, nos mostram a procedência dessas pessoas trazidas para o trabalho escravo no Brasil. O governo inglês proibiu o comércio de escravos, tornando, assim, a atividade portuguesa em tráfico negreiro, e para despistar os ingleses, muitos documentos foram destruídos, outros nunca chegaram a existir com a intenção de enganar os britânicos. O contingente de pessoas trazidas do Oeste da África fora chamado como pelos mercantilistas europeus? Assinale a alternativa correta:
a. Cristal negro.
b. Ouro negro.
c. Rubi negro.
d. Diamante negro.
e. Prata negra.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos analisar o contexto histórico do tráfico de escravos e como os mercantilistas europeus se referiam às pessoas trazidas do Oeste da África. As opções apresentadas são: a. Cristal negro - Não é uma expressão comum relacionada ao tráfico de escravos. b. Ouro negro - Geralmente se refere ao petróleo, não ao tráfico de escravos. c. Rubi negro - Não é uma expressão reconhecida nesse contexto. d. Diamante negro - Também não é uma expressão utilizada para se referir a pessoas escravizadas. e. Prata negra - Embora possa parecer uma opção viável, não é a expressão mais comum. A expressão que mais se aproxima do que era utilizado pelos mercantilistas para se referir ao contingente de pessoas trazidas do Oeste da África é "Ouro negro", que simboliza o valor econômico que essas pessoas representavam para o comércio. Portanto, a alternativa correta é: b) Ouro negro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A história do africano no Brasil é uma história de resistência. Entre 1500 e 1850, mais ou menos doze milhões de africanos foram raptados, escravizados e transportados para venda como mercadoria do outro lado do oceano.
Sendo assim, analise as afirmações a seguir: I. Cerca de um terço dos africanos veio para o Brasil, que é, de longe, o país que menos recebeu escravos na Idade Moderna. II. A história dos africanos na formação do Brasil começa com o rapto praticado na África, seguido por longas viagens a pé até chegar nos navios e, após a compra por algum fazendeiro no Brasil. III. Na época do descobrimento do Brasil por Portugal, o tráfico de pessoas escravizadas existia em diversas partes da Europa, da África e da Ásia, sendo que os maiores praticantes desse comércio eram mercadores árabes. IV. A Bélgica também passou a comprar africanos escravizados para explorar nas ilhas do Caribe, onde as populações indígenas desapareceram completamente. Assinale a alternativa correta:
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Apenas II é correta.
c. Apenas I e III estão corretas.
d. Apenas I e IV estão corretas.
e. Apenas II e III estão corretas.

Este índice é uma medida comparativa para classificar diferentes regiões pelos critérios de expectativa de vida, escolaridade e renda por pessoa. Ele fornece um parâmetro objetivo sobre o desenvolvimento de cada sociedade. Tal afirmação se refere a(o):
a. Inflação
b. IDH
c. IBGE
d. IVC
e. IPCA

Este tipo de preconceito se apresenta com o desprezo direcionado àquele que sofre o preconceito.
Que tipo é este?
a. O preconceito de gênero.
b. O preconceito de origem.
c. O preconceito de orientação.
d. O preconceito de regionalidades.
e. O preconceito de marca.

A história do africano no Brasil confunde-se com a própria história do país. Foram trazidos ao Brasil como solução de um problema, quando os indígenas resistiam à escravidão ou eram protegidos pelos padres jesuítas e com a falta de mão-de-obra nas lavouras de cana, e depois no trabalho nas minas criou-se um mercado escravocrata entre a colônia brasileira e o continente africano.
Deste modo, diante do texto exposto, analise as afirmacoes a seguir: I. Dois anos após a chegada dos portugueses no nordeste brasileiro, o tráfico negreiro iniciou-se e foi ganhando força com o passar dos decênios. II. Diante de um crescente número de africanos trazidos à revelia ao Brasil, esse povo misturou-se aos indígenas que aqui já viviam e aos portugueses que ocupavam aos poucos essas terras. III. O povo africano traz consigo, evidentemente, sua carga cultural, como linguagem, religião, práticas artísticas, etc. IV. Apesar da presença do povo africano no Brasil, atualmente não se observa nenhuma influencia ou traço africano na cultura brasileira. Assinale a alternativa correta: Apenas II e III estão corretas.
I. Dois anos após a chegada dos portugueses no nordeste brasileiro, o tráfico negreiro iniciou-se e foi ganhando força com o passar dos decênios.
II. Diante de um crescente número de africanos trazidos à revelia ao Brasil, esse povo misturou-se aos indígenas que aqui já viviam e aos portugueses que ocupavam aos poucos essas terras.
III. O povo africano traz consigo, evidentemente, sua carga cultural, como linguagem, religião, práticas artísticas, etc.
IV. Apesar da presença do povo africano no Brasil, atualmente não se observa nenhuma influencia ou traço africano na cultura brasileira.

Os primeiros movimentos abolicionistas no Brasil foram sociedades religiosas como os jesuítas que protestavam contra a escravidão de indígenas ainda no século XVII. O modelo de escravidão indígena já estava em declínio, substituído pela escravidão negra africana, mais lucrativa e geralmente aceita.
Deste modo, analise as afirmativas a seguir: I. Oficialmente a escravidão indígena foi proibida em 1757 por meio de um decreto do Marquês de Pombal, então Secretário de Estado do Reino de Portugal. II. Para a Coroa abolir a escravidão negra na América seria um grande impacto econômico tanto na queda de produção nos territórios quanto no fim do tráfico de pessoas. III. Em 1822 o Brasil quase foi fundado como um país sem escravidão e teria sido o primeiro país da América do Sul, mas foi a do Chile que aboliu toda forma de escravidão em 1823 logo após a sua independência. IV. Uma das principais figuras da independência e da institucionalização do Brasil foi José Bonifácio que classificava a escravidão como um câncer que destruiu as bases de uma sociedade. Assinale a alternativa correta: Todas as alternativas estão corretas.
I. Oficialmente a escravidão indígena foi proibida em 1757 por meio de um decreto do Marquês de Pombal, então Secretário de Estado do Reino de Portugal.
II. Para a Coroa abolir a escravidão negra na América seria um grande impacto econômico tanto na queda de produção nos territórios quanto no fim do tráfico de pessoas.
III. Em 1822 o Brasil quase foi fundado como um país sem escravidão e teria sido o primeiro país da América do Sul, mas foi a do Chile que aboliu toda forma de escravidão em 1823 logo após a sua independência.
IV. Uma das principais figuras da independência e da institucionalização do Brasil foi José Bonifácio que classificava a escravidão como um câncer que destruiu as bases de uma sociedade.

Nos Estados Unidos [...] o branqueamento, pela miscigenação, por mais completo que seja, não implica incorporação do mestiço ao grupo branco. Mesmo de cabelos sedosos e loiros, pele [branca], nariz afilado, lábios finos, olhos verdes, sem nenhum [traço] característico que se possa considerar como negroide e, mesmo, lhe sendo impossível, biologicamente, produzir uma descendência negroide, ‘por mais esforço que faça, para todos os efeitos sociais, o mestiço continuará sendo um ‘negro’.
Assim, analise as afirmações a seguir: I. Se um brasileiro completamente branco e que, como branco, sempre viveu no Brasil, indo aos Estados Unidos, terá a surpresa de ser considerado e tratado como negro. II. O simples fato de ser norte-americano e falar inglês faz com que muitos brasileiros não o discriminem como faria com um negro brasileiro de classe baixa. III. Todos se assustaram com a informação de que nos Estados Unidos, devido à definição de “negro”, há indivíduos completamente brancos que são considerados “negros” por se envolverem com pessoas negras, ou por amizade ou por relações afetivas. IV. Os negros nos Estados Unidos não lutam para serem aceitos pelos brancos, pelo fim do racismo, lutam para terem direitos iguais. Assinale a alternativa correta: Todas as alternativas estão corretas.
I. Se um brasileiro completamente branco e que, como branco, sempre viveu no Brasil, indo aos Estados Unidos, terá a surpresa de ser considerado e tratado como negro.
II. O simples fato de ser norte-americano e falar inglês faz com que muitos brasileiros não o discriminem como faria com um negro brasileiro de classe baixa.
III. Todos se assustaram com a informação de que nos Estados Unidos, devido à definição de “negro”, há indivíduos completamente brancos que são considerados “negros” por se envolverem com pessoas negras, ou por amizade ou por relações afetivas.
IV. Os negros nos Estados Unidos não lutam para serem aceitos pelos brancos, pelo fim do racismo, lutam para terem direitos iguais.

Analise as asserções abaixo: I. No período regencial o Brasil sofreu pressões do Reino Unido para abolir o tráfico de pessoas. Nesse período surge a expressão “para inglês ver” quando algo é prometido sem intenção de ser cumprido, PORTANTO, II. No caso, “para inglês ver” foram as primeiras leis brasileiras contra o comércio de africanos, como as leis do Sexagenário e Ventre-livre.
Assinale a alternativa correta: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Mais conteúdos dessa disciplina