Logo Passei Direto
Buscar
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNEB) fundamentam-se em ideias que estão em conformidade com:
A neutralidade do currículo
As ideias de Bobbit e Tyler
As teorias tradicionais.
As teorias defendidas por Dewey
X As teorias Pós-Críticas do currículo
User badge image
Matematicamente

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para responder a essa pergunta, é importante entender o contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNEB) e as teorias que influenciam a elaboração do currículo. Analisando as opções: 1. A neutralidade do currículo - Essa ideia é contestada nas DCNEB, que buscam uma abordagem mais crítica e reflexiva. 2. As ideias de Bobbit e Tyler - Essas teorias são mais tradicionais e não refletem a abordagem crítica que as DCNEB propõem. 3. As teorias tradicionais - Novamente, as DCNEB não se fundamentam em teorias tradicionais, mas sim em uma perspectiva mais crítica e contemporânea. 4. As teorias defendidas por Dewey - Embora Dewey tenha influenciado a educação, as DCNEB se alinham mais com abordagens críticas. 5. As teorias Pós-Críticas do currículo - Esta opção é a mais adequada, pois as DCNEB buscam uma abordagem que questiona e reflete sobre o currículo, alinhando-se com as teorias pós-críticas. Portanto, a alternativa correta é: X As teorias Pós-Críticas do currículo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(IBADEM, 2020) Segundo a Base Nacional Comum Curricular: “Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender. Ampliam-se a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que lhes possibilita lidar com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente. Além desses aspectos relativos à aprendizagem e ao desenvolvimento, na elaboração dos currículos e das propostas pedagógicas, devem ainda ser consideradas medidas para assegurar aos alunos um percurso contínuo de aprendizagens entre as duas fases do Ensino Fundamental, de modo a promover uma maior integração entre elas.” Essa transição se caracteriza por mudanças pedagógicas na estrutura educacional, decorrentes principalmente da:
modificação sentida pelas famílias. relação espaço-tempo nas escolas. mudança de escola que geralmente ocorre fase da puberdade em que os alunos se encontram X diferenciação dos componentes curriculares.

Com relação às teorias do currículo:
I.As teorias críticas tinha como preocupação o questionamento do pensamento e a estrutura educacional vigente; II.As teorias pós-críticas concebiam o currículo sob um ponto de vista multiculturalista. III. As lutas por um currículo mais distante da realidade do mundo contemporâneo faziam parte das teorias pós-críticas. Estão corretas as afirmativas:
X I e II apenas
II apenas
Todas estão corretas
II e III apenas.
I e III

(IF-BA, 2019) As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio colocam como tratamento transversal, permeando o currículo, alguns componentes curriculares. Sobre os temas transversais, analise os itens a seguir:
I. educação alimentar e nutricional;
II. processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria;
III. educação Ambiental;
IV.educação para o Trânsito;
V. educação em Direitos Humanos;
Assinale se somente os itens III, IV e V estiverem corretos.
X se todos os itens estiverem corretos.
se somente os itens II, III e IV estiverem corretos
se somente os itens I e II estiverem corretos.
se somente os itens I, II e III estiverem corretos.

(AMEOSC, 2019) Em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a arte é incluída no currículo escolar com o título de Educação Artística, sendo considerada: X atividade educativa e não disciplina. eixo temático integrante da formação cidadã. componente curricular obrigatório conteúdo de caráter optativo. disciplina transversal.


(IBADE, 2018) A palavra currículo tem origem no termo latino scurrere, que significa “curso” ou “pista de corrida”. É assim com o currículo escolar. Na escola, ele precisa ser revisado constantemente, até como forma de manter sua eficiência e coerência diante de mudanças ou problemas que eventualmente apareçam. Ele precisa ser um caminho norteador do planejamento pedagógico.
O currículo escolar deve se basear: na experiência profissional do corpo docente e no regimento interno da Unidade Escolar. nas atividades pedagógicas reconhecidamente testadas e de acordo com a legislação atualizada. X nos princípios da Rede e da Unidade, elaborados com base nas diretrizes nacionais em vigor. nos livros didáticos distribuídos pelo Governo Federal e consequente treinamento dos professores. nos materiais elaborados pelas equipes pedagógicas das Secretarias Estaduais de Educação

(ADM&TEC, 2019) Leia as afirmativas a seguir:
Marque a alternativa CORRETA.
I. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) é um dos mais importantes referenciais legais para a gestão da educação brasileira. As diretrizes regulamentadas por essa lei devem permear o cotidiano das instituições educacionais de todo o país a fim de promover a busca pela qualidade educacional. Entre os seus dispositivos, é possível, por exemplo, identificar a determinação de que os sistemas de ensino devem manter cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular, entre outras disposições relacionadas à organização dos serviços educacionais públicos e privados.
II. Suprir o professor de elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática, no que se refere à escolha de competências, objetivos, conteúdos e estratégias, é um dos principais objetivos da avaliação em Educação Física no ambiente escolar. Essa prática deve auxiliar na compreensão de quais aspectos devem ser ajustados, revistos ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual e de todo o grupo de alunos. Assim, é possível afirmar que a avaliação é uma etapa importante do trabalho do professor de Educação Física.
A afirmativa I é verdadeira
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas
X As duas afirmativas são verdadeiras
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

Mais conteúdos dessa disciplina