Logo Passei Direto
Buscar
Considerando o processo de produção e exploração econômica durante a colonização do Brasil pelos portugueses, marque a alternativa que trata da mão de obra utilizada por eles para realização do trabalho:
a) Quanto à forma de trabalho, na época da colonização houve predominância da escravização africana, mas não podemos deixar de afirmar que houve também a escravização indígena.
b) Quanto à forma de trabalho, na época da colonização houve predominância da escravização holandesa, mas não podemos deixar de afirmar que houve também a escravização indígena.
c) Quanto à forma de trabalho, na época da colonização houve predominância da escravização indígena, mas não podemos deixar de afirmar que houve também a escravização africana.
d) Quanto à forma de trabalho, na época da colonização houve predominância da escravização indígena, mas não podemos deixar de afirmar que houve também a escravização inglesa.
e) Quanto à forma de trabalho, na época da colonização houve predominância da escravização indígena, mas não podemos deixar de afirmar que houve também a escravização holandesa.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Analisando as alternativas sobre a mão de obra utilizada durante a colonização do Brasil pelos portugueses, é importante lembrar que a escravização africana foi a principal forma de trabalho a partir do século XVI, mas antes disso, os indígenas também foram utilizados como mão de obra. Vamos analisar as opções: a) Quanto à forma de trabalho, na época da colonização houve predominância da escravização africana, mas não podemos deixar de afirmar que houve também a escravização indígena. - Esta opção é correta, pois a escravização africana se tornou predominante, mas os indígenas foram utilizados inicialmente. b) Quanto à forma de trabalho, na época da colonização houve predominância da escravização holandesa, mas não podemos deixar de afirmar que houve também a escravização indígena. - Incorreta, pois a escravização holandesa não foi predominante. c) Quanto à forma de trabalho, na época da colonização houve predominância da escravização indígena, mas não podemos deixar de afirmar que houve também a escravização africana. - Esta opção é parcialmente correta, mas não reflete a predominância da escravização africana que ocorreu posteriormente. d) Quanto à forma de trabalho, na época da colonização houve predominância da escravização indígena, mas não podemos deixar de afirmar que houve também a escravização inglesa. - Incorreta, pois a escravização inglesa não foi uma característica da colonização. e) Quanto à forma de trabalho, na época da colonização houve predominância da escravização indígena, mas não podemos deixar de afirmar que houve também a escravização holandesa. - Incorreta, pois a escravização holandesa não foi predominante. Portanto, a alternativa correta é: a) Quanto à forma de trabalho, na época da colonização houve predominância da escravização africana, mas não podemos deixar de afirmar que houve também a escravização indígena.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A classe dominante do Brasil advém tanto dos antigos senhores de engenhos e oligarcas rurais, que se aburguesaram e se enquadraram na modernização do Capitalismo, reutilizando os seus laços conservadores e mantendo estruturas arcaicas, quanto do coronelismo, além de imigrantes europeus e asiáticos que passam a fazer parte dessa estrutura dominante.
Marque a alternativa que apresenta os problemas enfrentados pela sociedade brasileira em razão desse modelo dominante:
a) Barbárie social, racismo, opressão patriarcal, violência contra a mulher, dimensões do mundo do trabalho, formas de opressão e exploração, e relação violenta do Estado brasileiro com a sociedade civil.
b) Barbárie social, racismo, opressão patriarcal, violência contra o homem, dimensões do mundo do trabalho, formas de opressão e exploração, e relação violenta do Estado brasileiro com a sociedade civil.
c) Barbárie social, opressão patriarcal, violência contra a mulher, dimensões do mundo do trabalho, formas de opressão e exploração, e relação violenta do Estado brasileiro com a burguesia.
d) Racismo, opressão matriarcal, violência contra a mulher, dimensões do mundo do trabalho, formas de opressão e exploração, e relação violenta do Estado brasileiro com a sociedade civil.
e) Concentração de riqueza, racismo, opressão patriarcal, violência contra a mulher, dimensões do mundo do trabalho, formas de opressão e exploração, e relação violenta do Estado brasileiro com a sociedade política.

Mais conteúdos dessa disciplina