Logo Passei Direto
Buscar
“Não sei se contei que vi, um dia, um rapaz dizer que dava um tiro no Roberto Campos.” (15º§). O “que” exerce, no excerto anterior, respectivamente, as funções de:
A) Conjunção integrante e pronome relativo.
B) Pronome relativo e pronome demonstrativo.
C) Conjunção integrante e conjunção integrante.
D) Pronome demonstrativo e conjunção integrante.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar a frase: "Não sei se contei que vi, um dia, um rapaz dizer que dava um tiro no Roberto Campos." O "que" aparece duas vezes: 1. Na expressão "que vi", onde funciona como uma conjunção integrante, introduzindo uma oração subordinada. 2. Na expressão "que dava um tiro", onde também funciona como uma conjunção integrante, introduzindo outra oração subordinada. Agora, vamos analisar as alternativas: A) Conjunção integrante e pronome relativo. - Incorreto, pois ambos os "que" são conjunções integrantes. B) Pronome relativo e pronome demonstrativo. - Incorreto, pois não há pronome relativo ou demonstrativo. C) Conjunção integrante e conjunção integrante. - Correto, pois ambos os "que" exercem a função de conjunção integrante. D) Pronome demonstrativo e conjunção integrante. - Incorreto, pois não há pronome demonstrativo. Portanto, a alternativa correta é: C) Conjunção integrante e conjunção integrante.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em “Vossa Excelência deve estar satisfeita com os resultados das negociações”, o adjetivo estará corretamente empregado se dirigido a ministro de Estado do sexo masculino, pois o termo “satisfeita” deve concordar com a locução pronominal de tratamento “Vossa Excelência”.

( ) CERTO
( ) ERRADO

A forma de tratamento, o emprego de pronomes e a linguagem utilizada estão plenamente adequados no seguinte caso:
(A) Vimos respeitosamente à presença de Vossa Excelência, chefe dos Recursos Humanos, solicitar que se dê um jeito na situação precária em que se acham os funcionários recém-admitidos.
(B) Senhor Governador: Vossa Senhoria deveis considerar que nossas demandas são justas, razão pela qual aqui as reexpomos.
(C) Como o Senador não pode comparecer, falará em seu lugar seu assessor imediato, que tão bem representa Sua Excelência.
(D) Não é por nada não, chefia, mas bem que podias honrar-nos a todos que o estimamos com um atendimento mais cordial.
(E) Caros deputados, se não pretendeis votar a emenda ainda hoje, tomamos a liberdade de lembrar-lhes que a próxima semana estará tomada por outra pauta.

Em redações oficiais, os pronomes de tratamento apresentam particularidades. O pronome “Vossa Excelência”, de acordo com o exigido, deve ser empregado ao se dirigir à seguinte autoridade:
(A) Reitor de Universidade.
(B) Diretor de Escola.
(C) Papa.
(D) Presidente da República.

Mais conteúdos dessa disciplina