Logo Passei Direto
Buscar
Identifica-se pronome demonstrativo no trecho:
A) A minha esperança estava no fim do mundo, com anjos descendo do céu...
B) ... os suaves para conduzirem os que se sentarão à direita de Deus...
C) ... os amigos e inimigos de uns e de outros e todo o resto da massa humana.
D) Os ladrões vestem-se de policiais, e saem por aí a prender os inocentes!
E) ... pois os revólveres andam agora em todos os bolsos, como troco miúdo.
User badge image
Portuguesando

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para identificar um pronome demonstrativo, precisamos lembrar que esses pronomes são usados para indicar algo ou alguém em relação ao contexto, como "este", "esse", "aquele", entre outros. Vamos analisar as alternativas: A) "A minha esperança estava no fim do mundo, com anjos descendo do céu..." - Não há pronome demonstrativo aqui. B) "... os suaves para conduzirem os que se sentarão à direita de Deus..." - Também não contém pronome demonstrativo. C) "... os amigos e inimigos de uns e de outros e todo o resto da massa humana." - Não há pronome demonstrativo. D) "Os ladrões vestem-se de policiais, e saem por aí a prender os inocentes!" - Não contém pronome demonstrativo. E) "... pois os revólveres andam agora em todos os bolsos, como troco miúdo." - Também não apresenta pronome demonstrativo. Nenhuma das alternativas apresenta um pronome demonstrativo. Portanto, a resposta correta é que não há pronome demonstrativo em nenhum dos trechos apresentados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em “Vossa Excelência deve estar satisfeita com os resultados das negociações”, o adjetivo estará corretamente empregado se dirigido a ministro de Estado do sexo masculino, pois o termo “satisfeita” deve concordar com a locução pronominal de tratamento “Vossa Excelência”.

( ) CERTO
( ) ERRADO

A forma de tratamento, o emprego de pronomes e a linguagem utilizada estão plenamente adequados no seguinte caso:
(A) Vimos respeitosamente à presença de Vossa Excelência, chefe dos Recursos Humanos, solicitar que se dê um jeito na situação precária em que se acham os funcionários recém-admitidos.
(B) Senhor Governador: Vossa Senhoria deveis considerar que nossas demandas são justas, razão pela qual aqui as reexpomos.
(C) Como o Senador não pode comparecer, falará em seu lugar seu assessor imediato, que tão bem representa Sua Excelência.
(D) Não é por nada não, chefia, mas bem que podias honrar-nos a todos que o estimamos com um atendimento mais cordial.
(E) Caros deputados, se não pretendeis votar a emenda ainda hoje, tomamos a liberdade de lembrar-lhes que a próxima semana estará tomada por outra pauta.

Em redações oficiais, os pronomes de tratamento apresentam particularidades. O pronome “Vossa Excelência”, de acordo com o exigido, deve ser empregado ao se dirigir à seguinte autoridade:
(A) Reitor de Universidade.
(B) Diretor de Escola.
(C) Papa.
(D) Presidente da República.

Mais conteúdos dessa disciplina