Logo Passei Direto
Buscar
Em: "Depois de uma subida, bastante longa para um pequeno corpo que ainda não tinha feito cinco anos, lembro-me de conhecer \underline{\mathbf{o}} que, anos depois, entenderia ser o êxtase que vem com a experiência do sagrado.", "o" é um pronome
A) demonstrativo.
B) indefinido.
C) pessoal do caso oblíquo.
D) pessoal do caso reto.
User badge image
Portuguesando

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar a frase e a função do pronome "o" no contexto apresentado. Na frase, "o" refere-se a algo específico que o narrador conheceu. Portanto, ele está indicando um objeto ou uma ideia já mencionada ou conhecida no contexto. Agora, vamos analisar as alternativas: A) demonstrativo - Os pronomes demonstrativos indicam algo específico, como "este", "esse", "aquele". "O" não se encaixa aqui. B) indefinido - Pronomes indefinidos referem-se a algo de forma vaga, como "alguém", "algo". "O" não é indefinido. C) pessoal do caso oblíquo - Os pronomes pessoais do caso oblíquo são usados como objeto, como "me", "te", "o", "a". "O" pode ser considerado um pronome pessoal do caso oblíquo. D) pessoal do caso reto - Os pronomes pessoais do caso reto são usados como sujeito, como "eu", "tu", "ele". "O" não se encaixa aqui. Diante da análise, a alternativa correta é: C) pessoal do caso oblíquo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em “Vossa Excelência deve estar satisfeita com os resultados das negociações”, o adjetivo estará corretamente empregado se dirigido a ministro de Estado do sexo masculino, pois o termo “satisfeita” deve concordar com a locução pronominal de tratamento “Vossa Excelência”.

( ) CERTO
( ) ERRADO

A forma de tratamento, o emprego de pronomes e a linguagem utilizada estão plenamente adequados no seguinte caso:
(A) Vimos respeitosamente à presença de Vossa Excelência, chefe dos Recursos Humanos, solicitar que se dê um jeito na situação precária em que se acham os funcionários recém-admitidos.
(B) Senhor Governador: Vossa Senhoria deveis considerar que nossas demandas são justas, razão pela qual aqui as reexpomos.
(C) Como o Senador não pode comparecer, falará em seu lugar seu assessor imediato, que tão bem representa Sua Excelência.
(D) Não é por nada não, chefia, mas bem que podias honrar-nos a todos que o estimamos com um atendimento mais cordial.
(E) Caros deputados, se não pretendeis votar a emenda ainda hoje, tomamos a liberdade de lembrar-lhes que a próxima semana estará tomada por outra pauta.

Em redações oficiais, os pronomes de tratamento apresentam particularidades. O pronome “Vossa Excelência”, de acordo com o exigido, deve ser empregado ao se dirigir à seguinte autoridade:
(A) Reitor de Universidade.
(B) Diretor de Escola.
(C) Papa.
(D) Presidente da República.

Mais conteúdos dessa disciplina