Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
É possível quebrar uma taça de vidro com um grito, como muitos já observaram ou escutaram a respeito.
Contudo, diferente do que se pensa, não é a energia colocada no grito que irá determinar se a taça irá quebrar. O que importa mesmo é a altura da onda sonora emitida. Tal fenômeno ondulatório é conhecido como:
a) difração.
b) interferência.
c) polarização.
d) refração.
e) ressonância.
User badge image
Questões Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para entender o fenômeno descrito na pergunta, precisamos considerar como as ondas sonoras interagem com objetos, como uma taça de vidro. O que realmente importa para quebrar a taça é a frequência da onda sonora, que pode causar ressonância com a frequência natural do vidro. Analisando as alternativas: a) Difração - Refere-se à curvatura das ondas ao passar por uma abertura ou contornar um obstáculo, não se aplica aqui. b) Interferência - Relaciona-se à superposição de ondas, mas não é o fenômeno que causa a quebra da taça. c) Polarização - Refere-se a ondas que vibram em uma única direção, não se aplica a ondas sonoras. d) Refração - É a mudança de direção de uma onda ao passar de um meio para outro, não é o que causa a quebra da taça. e) Ressonância - É o fenômeno em que um sistema oscila com uma amplitude maior quando exposto a uma frequência que coincide com sua frequência natural. A alternativa correta é: e) ressonância.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O primeiro ser humano a ser tratado com células-tronco embrionárias é um paciente de Atlanta, na Geórgia (sul dos EUA), que se tornou paraplégico depois de uma lesão na medula espinhal. Trata-se da primeira entre cerca de dez pessoas com paralisia que receberão o tratamento experimental, oferecido pela empresa americana Geron, nos próximos meses. A identidade do doente não foi revelada por enquanto. [...] Em particular, a equipe da Geron está transformando as células-tronco de embriões em oligodendrócitos, uma “família” de células do sistema nervoso cujo principal papel é montar a fiação dos nervos, por assim dizer.
As células-tronco embrionárias utilizadas em tratamentos como descrito acima são pluripotentes, e removidas de um embrião humano em estágio de
A) blastocisto, com capacidade de se transformar em vários tipos celulares, inclusive em células do sistema nervoso.
B) blastocisto, têm capacidade de se transformar exclusivamente em células do sistema nervoso.
C) gástrula ou de nêurula, têm capacidade de se transformar em vários tipos celulares, inclusive em células do sistema nervoso.
D) blástula ou de nêurula, têm capacidade de transformar exclusivamente em células do sistema nervoso.
E) nêurula, têm capacidade de se transformar em vários tipos celulares, inclusive em células do sistema nervoso.

Em um experimento de reprodução com uma espécie de mamífero, adotou-se o seguinte procedimento: fundiu-se uma célula somática do indivíduo 1 com um óvulo, previamente anucleado, do indivíduo 2. A célula assim formada foi implantada no útero do indivíduo 3, desenvolvendo-se e originando o indivíduo 4.
Nos núcleos das células somáticas do indivíduo 4, encontramos genes:
a) Apenas do indivíduo 1.
b) Apenas do indivíduo 2.
c) Apenas do indivíduo 3.
d) Apenas dos indivíduos 1 e 2.
e) Apenas dos indivíduos 2 e 3.

Pesquisas recentes mostraram que células-tronco retiradas da medula óssea de indivíduos com problemas cardíacos foram capazes de reconstituir o músculo do coração, o que abre perspectivas de tratamento para pessoas com problemas cardíacos. Células-tronco também podem ser utilizadas no tratamento de doenças genéticas, como as doenças neuromusculares degenerativas.
A expectativa em torno da utilização das células-tronco decorre do fato de que essas células
A) alteram a constituição genética do tecido lesionado, pelo alto grau de especialização.
B) incorporam o genoma do tecido lesionado, desligando os genes deletérios.
C) fundem-se com o tecido lesionado, eliminando as possibilidades de rejeição imunológica.
D) sofrem diferenciação, tornando-se parte integrante e funcional do tecido lesionado.
E) eliminam os genes causadores da doença no tecido lesionado, reproduzindo-se com facilidade.

A placenta é um órgão materno-fetal que atua na nutrição, na troca de gases e na excreção do embrião/feto nos seres humanos. Considerando essas três funções principais, podemos dizer que nos animais que possuem anexos embrionários, os anexos que desempenham essas funções são, respectivamente:
A placenta é um órgão materno-fetal que atua na nutrição, na troca de gases e na excreção do embrião/feto nos seres humanos. Considerando essas três funções principais, podemos dizer que nos animais que possuem anexos embrionários, os anexos que desempenham essas funções são, respectivamente:
A) alantoide, cório e âmnio.
B) âmnio e saco vitelínico.
C) saco vitelínico, cório e alantoide.
D) líquido amniótico, vitelo e alantoide.
E) saco vitelínico, âmnio e líquido amniótico.

Estudo corrobora hipótese de que os fetos de mulheres infectadas pelo Zika durante os três meses iniciais da gestação apresentam risco maior de nascer com problemas de saúde, como a microcefalia, do que os bebês que entraram em contato como patógeno em fases posteriores da gravidez. As células da placenta no final da gravidez criam um cenário totalmente diferente, adverso ao avanço do vírus materno rumo ao feto.
A hipótese do estudo apresentado busca sustentação em qual atividade exercida pela placenta?
A) Endócrina.
B) Imunológica.
C) Metabólica.
D) Excretora.

Há algum tempo as pessoas escutam ou lêem notícias sobre o imenso potencial das chamadas células-tronco para o tratamento de diferentes doenças, algumas hoje incuráveis. A expectativa criada em torno desse novo tipo de terapia gera ansiedade e, às vezes, frustração, porque o tempo passa e elas não são anunciadas. Mas, se ainda não há terapias disponíveis, a ciência vem superando os obstáculos que surgiram nas pesquisas com células-tronco.
De acordo com o texto e em seus conhecimentos acerca do tema é correto afirmar que
A) ao buscar células-tronco embrionárias, um pesquisador deverá retirar células que se encontram na fase final da organogênese, pois estas células já iniciaram seus processos de diferenciação.
B) as células-tronco são encontradas apenas nas fases iniciais do desenvolvimento embrionário, isso justifica a controvérsia existente em vários países quanto à permissão ou não do uso destas células em pesquisas.
C) as células-tronco embrionárias têm menor capacidade de diferenciação, quando comparadas às células-tronco hematopoiéticas, podendo originar todos os tipos de tecidos corporais, desde que recebam tratamento especial para orientar a diferenciação em determinado tipo de tecido.
D) o principal objetivo das pesquisas com células-tronco é o seu uso para recuperar tecidos danificados por doenças cardiovasculares, neurovegetativas, diabetes, acidentes cerebrais, traumas na medula espinhal, dentre outras.
E) a legislação brasileira proíbe qualquer tipo de pesquisa com células-tronco embrionárias porque a constituição brasileira considera que o zigoto já é um novo indivíduo e tem que ser protegido.

Mais conteúdos dessa disciplina