Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com o artigo 330 do atual Código de Processo Civil, a petição inicial será considerada inepta
A) quando o autor carecer de interesse processual.
B) sempre que o pedido for indeterminado.
C) quando da narração dos fatos decorrer logicamente a conclusão.
D) quando contiver pedidos incompatíveis entre si.
E) quando a parte for manifestamente ilegítima.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas em relação ao que diz o artigo 330 do Código de Processo Civil. O artigo 330 menciona que a petição inicial será considerada inepta nas seguintes situações: A) quando o autor carecer de interesse processual. - Isso é uma das causas de ineptidão, mas não é a única. B) sempre que o pedido for indeterminado. - Isso também é uma causa de ineptidão. C) quando da narração dos fatos decorrer logicamente a conclusão. - Isso não é uma causa de ineptidão, pois a lógica entre fatos e conclusão é desejável. D) quando contiver pedidos incompatíveis entre si. - Isso é uma causa de ineptidão, pois pedidos incompatíveis não podem coexistir. E) quando a parte for manifestamente ilegítima. - Isso também é uma causa de ineptidão. Dentre as alternativas, a que melhor se encaixa como uma causa de ineptidão, conforme o artigo 330, é a D) quando contiver pedidos incompatíveis entre si. Portanto, a resposta correta é: D) quando contiver pedidos incompatíveis entre si.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a formação, suspensão e extinção do processo civil, analise as assertivas a seguir.
Estão incorretas as assertivas:
I. Suspende-se o processo pela convenção das partes pelo prazo nunca excedente a 1 (um) ano.
II. Suspende-se o processo quando a sentença de mérito tiver de ser proferida somente após a verificação de determinado fato ou a produção de certa prova, requisitada a outro juízo, nunca excedendo o prazo de 6 (seis) meses de suspensão.
III. No caso de morte do procurador de qualquer das partes, ainda que iniciada a audiência de instrução e julgamento, o juiz determinará que a parte constitua novo mandatário, no prazo de 10 (dez) dias, ao final do qual extinguirá o processo sem resolução do mérito, se o autor não nomear novo mandatário, ou ordenar o prosseguimento do processo à revelia do réu, se falecendo o procurador deste.
IV. Suspende-se o processo pelo período de 60 (sessenta) dias, contado a partir da data do parto ou da concessão da adoção, mediante apresentação de certidão de nascimento ou documento similar que comprove a realização do parto, ou de termo judicial que tenha concedido a adoção, desde que haja notificação do cliente, pelo parto ou pela concessão de adoção, quando a advogada responsável pelo processo constituir a única patrona da causa.
A) I, II e III, apenas.
B) I, II e IV, apenas.
C) I, III e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

Na hipótese de múltiplos credores de obrigação indivisível, qualquer um deles ostenta legitimidade para, isoladamente, postular judicialmente o adimplemento da integralidade da obrigação, funcionando como espécie de substituto processual dos demais credores.
a) Certo
b) Errado

De acordo com a legislação pertinente, contra a decisão de juiz federal que tenha recebido a inicial em ação de improbidade administrativa caberá
a) mandado de segurança por ausência de previsão de recurso específico.
b) recurso ordinário ao tribunal.
c) agravo de instrumento.
d) apelação dirigida ao juiz, que poderá reconsiderar a decisão.
e) reclamação, se houver jurisprudência dominante contrária ao fundamento.

Por não poder ser obrigada a produzir prova contra si mesma, pode a parte que proceder à juntada de documento contrário a seus interesses requerer, e ver deferido, seu desentranhamento dos autos.
a) Certo
b) Errado

Com relação ao incidente de assunção de competência, considere:
I. É admissível a assunção de competência quando o julgamento de recurso, de remessa necessária ou de processo de competência originária envolver importante questão de fato, com grande repercussão social, sem repetição em múltiplos processos.
II. Na hipótese de assunção de competência, o relator proporá, de ofício ou a requerimento da parte, do Ministério Público ou da Defensoria Pública, que seja o recurso, a remessa necessária ou o processo de competência originária julgado pelo órgão colegiado que o regimento interno do tribunal indicar.
III. Caberá reclamação para garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de assunção de competência.
IV. O acórdão proferido em incidente de assunção de competência não vincula os órgãos fracionários do tribunal em que proferido.
a) II e III.
b) I e II.
c) I e III.
d) I e IV.
e) II e IV.

Maria teve o pedido de pensão previdenciária negado ao argumento de que Fernando, seu convivente falecido, não a registrou em vida como companheira ou dependente em seu órgão pagador. Nesse sentido, a integralidade da pensão foi destinada ao filho único Antônio, menor impúbere, que é fruto de seu relacionamento com Maria. Nesse cenário, para que Maria obtenha o reconhecimento judicial de união estável e sua dissolução post mortem, deverá propor ação em face de:
a) Fernando, postulando que seja nomeado um curador especial para defender os interesses do réu;
b) Antônio, devendo ser informado de que Maria será a representante legal do réu;
c) Antônio, devendo o juiz nomear um curador especial ao incapaz;
d) Antônio, requerendo a intervenção do Ministério Público para representar o incapaz;
e) espólio de Fernando, devendo o juiz nomear um defensor público para defesa do réu.

A respeito da aplicação da tutela de urgência, assinale a opção correta.
a) Poderá ser deferida e efetivada contra o poder público antes do trânsito em julgado do processo.
b) Cassada em sentença, somente poderá ser restabelecida mediante o deferimento de pedido nesse sentido constante no respectivo recurso.
c) Será concedida sempre que caracterizado o manifesto propósito protelatório da parte adversa ou o abuso do direito de defesa, independentemente de demonstração de perigo de dano.
d) Não poderá ser concedida nos processos sobrestados por força do regime repetitivo.
e) Não poderá ser concedida em incidente de desconsideração da personalidade jurídica.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( v ) e as falsas ( f ) em relação à intervenção de terceiros.
( ) Feita a denunciação da lide pelo réu, o julgamento de improcedência dos pedidos na demanda principal importará a impossibilidade de exame do pedido formulado pelo denunciante.
( ) O chamamento ao processo é possível em processo de execução.
( ) A regra da impossibilidade de o assistente discutir a justiça da decisão após o trânsito em julgado da sentença se aplica à assistência simples.
( ) A denunciação da lide será sempre obrigatória para que o denunciante possa exercer os direitos que da evicção lhe resultam.
( ) Na assistência simples, caso a parte principal reconheça a procedência do pedido, o assistente poderá se opor e requerer o prosseguimento da demanda a sua conta e risco.
a) V ? V ? V ? V ? F
b) V ? F ? V ? F ? F
c) V ? F ? F ? V ? V
d) F ? V ? F ? F ? F
e) F ? F ? V ? V ? V

À luz do CPC e do entendimento jurisprudencial sobre a matéria, assinale a opção correta acerca da reclamação constitucional.
a) O CPC contém dispositivo que regula o julgamento do mérito da reclamação constitucional, determinando que compete ao plenário ou a órgão especial da corte examiná-la.
b) Ocorrendo o julgamento de recurso interposto contra a mesma decisão proferida pelo órgão reclamado, a reclamação constitucional será considerada prejudicada.
c) A reclamação poderá ser utilizada como sucedâneo de ação rescisória no caso de trânsito em julgado da decisão reclamado, desde que observado o prazo decadencial de dois anos.
d) A parte sucumbente não poderá ser condenada ao pagamento de honorários advocatícios, uma vez que a interposição da reclamação caracteriza mero incidente processual, dispensando-se o contraditório.
e) A reclamação constitucional poderá ser manejada para garantir a observância de acórdão de recurso extraordinário com repercussão geral reconhecida, quando houver o esgotamento das instâncias ordinárias.

Mais conteúdos dessa disciplina