Logo Passei Direto
Buscar

Urbanismo

Outros
A partir das ideias contidas nos textos, escolha a alternativa que possui as afirmações corretas.
Alternativas:
O primeiro texto e o segundo texto são complementares, pois representam ideias inerentes ao Urbanismo Tático, à Mobilidade Urbana Sustentável e à Engenharia de Tráfego.
O primeiro texto e o segundo texto são complementares e apresentam ideias que favorecem a mobilidade ativa.
O primeiro texto e o segundo texto são divergentes, mas apresentam ideias que favorecem o funcionamento da mobilidade ativa.
O primeiro texto e o segundo texto são complementares, mas apresentam ideias que são insuficientes para promover a mobilidade ativa.
O primeiro texto e o segundo texto são divergentes, mas apresentam ideias que desfavorecem a mobilidade ativa e favorecem os deslocamentos por automóvel.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder a essa questão, é necessário analisar os conteúdos dos dois textos mencionados. Como não tenho acesso a esses textos, não posso determinar qual alternativa é correta. Recomendo que você identifique as principais ideias de cada texto e veja como elas se relacionam entre si. Assim, você poderá escolher a alternativa que melhor reflete a relação entre os textos em relação ao Urbanismo Tático, Mobilidade Urbana Sustentável e mobilidade ativa. Se precisar de ajuda com conceitos específicos, estou aqui!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O desenvolvimento da sociedade, das tecnologias construtivas e da economia, resultou em áreas urbanas dotadas de escalas desproporcionais, com grandes distâncias, prédios altos e arquitetura rápida. Em contraponto às cidades do passado, foram construídas a partir de escalas adaptadas aos sentidos e potencial do ser humano. Trata-se de um período de transformação e que resultou em agrupamentos de edifícios isolados e aleatórios, entre estacionamentos e grandes vias.
No que se refere ao planejamento das cidades contemporâneas, é correto afirmar que:
O urbanismo tático é um movimento que possui grande força entre a sociedade civil organizada, mas que esbarra na impossibilidade de parcerias público-privadas, o que inviabiliza sua efetividade.
O urbanismo tático representa a visão modernista do planejamento, cujo resultado foi a produção de cidades dotadas de grandes escalas, impessoais e incapazes de estimular a sociabilidade.
O urbanismo tático é a personificação da gestão monocrática do planejamento, com as ações de intervenção concentradas na mão do poder público.
O urbanismo tático representa um resgate a alguns conceitos básicos de construção da cidade (como a pessoalidade dos espaços), mas demanda grandes intervenções, o que dificulta sua efetividade.
O urbanismo tático representa uma nova visão do planejamento urbano, compatível com conceitos emergentes como cidades saudáveis, e possui o potencial de estimular a participação da sociedade civil organizada no processo de transformação das cidades.

As cidades constituem o cenário das contradições econômicas, sociais e políticas. Seu sistema viário é um espaço em constante disputa entre distintos atores, tais como pedestres, usuários e condutores de bicicletas, automóveis, caminhões, ônibus e motos. Os principais problemas relacionados à mobilidade urbana são: congestionamentos; conflitos entre modalidades de transporte; redução na segurança viária; eliminação de parte de áreas verdes vistas à ampliação de espaços para circulação e estacionamentos de veículos; aumento do número de acidentes de trânsito e dos níveis de poluição sonora e atmosférica. Tais impactos afetam, de alguma forma, a sustentabilidade e o conforto espacial e ambiental, comprometendo a qualidade de vida da população.
A partir das informações apresentadas no texto avalie as afirmacoes a seguir, em relação a mobilidade, acessibilidade e sustentabilidade.
I. A acessibilidade é entendida como uma equiparação das oportunidades de acesso ao que a vida urbana oferece (estudo, trabalho, lazer, bem-estar social e econômico, entre outros).
II. A mobilidade urbana é compreendida como a facilidade de deslocamentos de pessoas e de bens de um espaço urbano.
III. A mobilidade urbana sustentável envolve a construção de espaços públicos dotados de conforto ambiental e vitalidade para pedestres.
IV. A sustentabilidade urbana representa as cidades compactas, densas e multifuncionais, de modo a promover a expansão urbana.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.

O planejamento urbano é um processo técnico-participativo, cujo resultado deve gerar um plano de intervenções capazes de atender as demandas populares da vida na cidade. O plano tem como componentes etapas como diagnóstico, prognóstico, diretrizes, propostas, metas, instrumentos avaliativos, participação popular, entre outros. Compreende a autoavaliação, que implica no constante monitoramento, adaptações, atualizações e alterações. O planejamento das cidades brasileiras passou por um processo evolutivo a partir do ano de 2001, com a instituição do Estatuto da Cidade. O texto estabeleceu diretrizes e obrigatoriedade de elaboração do Plano Diretor como instrumento diretivo das ações ligadas à organização dos municípios.
Com base nas informações descritas no texto e no conhecimento adquirido a respeito da elaboração de Planos Diretores, analise as asserções a seguir.
I. O Plano Diretor consiste em uma peça tecnocrática produzida por especialistas de escritório privados.
II. Os Planos Diretores são instituídos pela Lei Federal n. 10.257/01 e possui caráter obrigatório para municípios com população superior a 20.000 habitantes.
III. O Plano Diretor acentuou o distanciamento entre os planos e a possibilidade de implementação do planejamento participativo por parte da Administração Pública.
IV. O Plano Diretor é um instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, cujo objetivo é ordenar as funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I e IV, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina