Logo Passei Direto
Buscar

Farmacologia

Colégio Objetivo
Substância ou meio, utilizada para combater um estado patológico, podendo ser de origem animal, vegetal, mineral ou sintética, até mesmo procedimentos (ginástica, massagem, acupuntura, crenças), visto que possuem intenção benéfica.
De acordo com a afirmação, assinale a alternativa correta:
a. Principio Ativo.
b. Remédio.
c. Prescrição Medicamentosa.
d. Fórmula Farmacêutica.
e. Droga.
User badge image
Tópicos de Farmacologia I

há 9 meses

farmaco questoes 1
33 pág.

Faculdade Descomplica

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas com base na definição apresentada na pergunta. a. Princípio Ativo - Refere-se à substância que exerce efeito terapêutico, mas não abrange a ideia de "meio" ou "procedimentos". b. Remédio - Este termo se refere a qualquer substância ou meio utilizado para tratar doenças, incluindo medicamentos e terapias, o que se alinha bem com a definição dada. c. Prescrição Medicamentosa - Refere-se à orientação médica sobre o uso de medicamentos, não à substância em si. d. Fórmula Farmacêutica - Diz respeito à forma como um medicamento é preparado, mas não é a definição de uma substância ou meio. e. Droga - Embora possa se referir a substâncias que têm efeito no organismo, o termo é mais amplo e pode incluir substâncias de uso recreativo, não necessariamente com intenção benéfica. Diante disso, a alternativa que melhor se encaixa na definição apresentada é: b. Remédio.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

farmaco questoes 1
33 pág.

Faculdade Descomplica

Mais perguntas desse material

O Sistema Nervoso é dividido anatomicamente em Sistema Nervoso Central (SNC) e Periférico (SNP), sendo o grande responsável pelo controle das ações motoras, sensoriais, mentais e intelectuais do organismo. De maneira especial, o Sistema Nervoso Central (composto por cérebro, cerebelo e tronco encefálico), apresenta uma atividade extremamente complexa, por isso quando tratamos de ação medicamentosa nesse sistema, é importante muita cautela.
De acordo com o exposto, analise as assertivas a seguir a respeito da classe de medicamentos utilizada nesse sistema:
I. Os interneurônios realizam a mediação da transmissão sináptica excitatória, está presente em concentrações muito altas nas vesículas sinápticas excitatórias.
II. O Aminoácido Glutamato que libera glicina está restrito à medula espinal e ao tronco encefálico, enquanto que os interneurônios que liberam GABA estão presentes em todo o SNC, incluindo a medula espinhal.
III. Acetilcolina, muito conhecido, pois foi o primeiro composto a ser identificado farmacologicamente como transmissor no Sistema Nervoso Central. As respostas do SNC à acetilcolina são mediadas, em sua maior parte, pela família de receptores muscarínicos acoplados à proteína G.
IV. Dopamina, Monoaminas, Norepinefrina, Histamina e 5-hidroxitriptamina, dentre outros são exemplos de neurotransmissores também utilizados no sistema nervoso.
a. Apenas III e IV estão corretas
b. Apenas I e III estão corretas
c. Apenas I e IV estão corretas
d. Todas estão incorretas
e. Apenas II e III estão corretas

O que determina a atividade intrínseca e a afinidade de um fármaco por seu receptor é a sua estrutura química, sendo na sua maioria das vezes, uma relação muito particular de cada substância. O tamanho, o formato e a carga elétrica molecular de um fármaco determinam a sua afinidade – e se acoplará a um receptor em particular, diante de uma diversidade de sítios de ligação quimicamente diferentes disponíveis em uma célula, um tecido ou um paciente.
Diante disso, analise as assertivas a seguir:
I. Mudanças na estrutura química de um fármaco podem aumentar ou diminuir bruscamente as afinidades de um novo fármaco por classes diferentes de receptores, e em efeitos terapêuticos ou tóxicos.
II. Os medicamentos, quando metabolizados e entram em contato com os receptores, ocorre uma interação, para produzir mudanças, esses receptores precisam ser seletivos nas suas características de ligação, a fim de responder a estímulos químicos específicos.
III. Quando um determinado fármaco se liga a um grupo limitado de tipos de receptor podem ser classificados como não específicos, já os fármacos que se ligam a um grande número de tipos de receptor podem ser considerados específicos.
IV. A interação entre fármaco e receptor pode ocorrer por meio de três tipos de ligação química: covalente, eletrostática e hidrofóbica.
a. Apenas I, II e IV estão corretas
b. Apenas III está correta
c. Apenas I, II, e III estão corretas
d. Apenas I e III estão corretas
e. Todas as alternativas estão corretas

O SNA é responsável pelo funcionamento dos órgãos sem controle voluntário (da vontade), divide-se em Sistema Nervoso Simpático, Parassimpático e Entérico (este localizado no interior do trato gastrointestinal). Importante ressaltar que, quando alterada uma das ações simpáticas ou parassimpáticas, todas as outras acontecerão um desequilíbrio.
Analise as assertivas a seguir: I. Se um medicamento adrenérgico é utilizado para falta de ar (broncoconstrição), as outras partes do sistema nervoso simpático também serão aumentadas, gerando assim os efeitos colaterais: como a taquicardia, hipertensão e sudorese. II. Antiadrenérgicos são aqueles medicamentos que estimulam a atividade simpática, são também chamados de simpatomiméticos. Exemplos principais: Adrenalina; Norepinefrina, Revivan, dentre outros. III. Adrenérgicos atuam bloqueando a ação simpática, por isso são chamados de simpatolíticos. Os principais: Aldomet – metildopa, Propanolol – propranolol, Alphagan – brimonidina, dentre outros. IV. A ação dos medicamentos como um todo está interligada a efeitos agonistas e antagonistas, na farmacologia, agonista refere-se ao aumento ou diminuição (inibição) da atividade celular.
I. Se um medicamento adrenérgico é utilizado para falta de ar (broncoconstrição), as outras partes do sistema nervoso simpático também serão aumentadas, gerando assim os efeitos colaterais: como a taquicardia, hipertensão e sudorese.
II. Antiadrenérgicos são aqueles medicamentos que estimulam a atividade simpática, são também chamados de simpatomiméticos. Exemplos principais: Adrenalina; Norepinefrina, Revivan, dentre outros.
III. Adrenérgicos atuam bloqueando a ação simpática, por isso são chamados de simpatolíticos. Os principais: Aldomet – metildopa, Propanolol – propranolol, Alphagan – brimonidina, dentre outros.
IV. A ação dos medicamentos como um todo está interligada a efeitos agonistas e antagonistas, na farmacologia, agonista refere-se ao aumento ou diminuição (inibição) da atividade celular.
a. Todas estão incorretas
b. Apenas IV está correta
c. Todas estão corretas
d. Apenas I e II estão corretas
e. Apenas I e IV estão corretas

Mais conteúdos dessa disciplina