Logo Passei Direto
Buscar
A Lei 8.072/90, conhecida por “Lei dos Crimes Hediondos”, tem fundamento constitucional no art. 5, XLIII de nossa Constituição Federal e sofreu modificações em razão do “Pacote Anti-crime”, Lei 13.964/19, de autoria do então Ministro Sérgio Moro. O critério adotado no Brasil para se definir se um crime é hediondo ou não é o Critério Legal, através do qual será hediondo apenas aquele que o legislador o definir como tal, ou seja, a Lei 8.072/90 trata de “numerus clausulus” as condutas criminosas tidas por hediondas e, por isso, são mais severamente tratadas.
Diante disso, é CORRETO afirmar:
Em razão da Lei 13.964/19, os condenados por crimes hediondos passaram a cumprir a pena em regime integralmente fechado.
Os crimes hediondos, assim definidos pela Lei 8.072/90, são insuscetíveis de liberdade provisória.
São exemplos de crimes hediondos o homicídio qualificado, a extorsão mediante sequestro, o estupro e o estupro de vulnerável.
Tráfico de entorpecentes, Terrorismo e Tortura são crimes hediondos.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: 1. Em razão da Lei 13.964/19, os condenados por crimes hediondos passaram a cumprir a pena em regime integralmente fechado. - Falso. A Lei 13.964/19 trouxe algumas mudanças, mas não estabelece que todos os condenados por crimes hediondos devem cumprir pena em regime integralmente fechado. O regime de cumprimento de pena depende da gravidade do crime e do histórico do condenado. 2. Os crimes hediondos, assim definidos pela Lei 8.072/90, são insuscetíveis de liberdade provisória. - Verdadeiro. A Lei 8.072/90 realmente estabelece que os crimes hediondos são insuscetíveis de liberdade provisória, ou seja, não cabe a concessão de liberdade provisória para esses crimes. 3. São exemplos de crimes hediondos o homicídio qualificado, a extorsão mediante sequestro, o estupro e o estupro de vulnerável. - Verdadeiro. Todos esses crimes estão previstos na Lei 8.072/90 como crimes hediondos. 4. Tráfico de entorpecentes, Terrorismo e Tortura são crimes hediondos. - Falso. O tráfico de entorpecentes não é considerado crime hediondo pela Lei 8.072/90, embora tenha uma legislação própria que prevê penas severas. O terrorismo e a tortura, por outro lado, são considerados crimes hediondos. Com base na análise, as afirmações verdadeiras são a 2 e a 3. No entanto, como a pergunta pede uma alternativa que contenha todos os itens verdadeiros, a única que se encaixa é a que contém as afirmações 2 e 3. Se não houver uma alternativa que contenha apenas as afirmações 2 e 3, não posso indicar uma resposta correta. Você deve verificar as opções disponíveis.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina