Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
Paciente veio à consulta por estar preocupada com a possibilidade de apresentar sintomas similares aos de seu irmão gêmeo bivitelino, diagnosticado com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Considerando que a herdabilidade do TDAH é de 70% e que o diagnóstico de TDAH do irmão é verdadeiro, assinale a alternativa que melhor explica o conceito de herdabilidade.
(A) Uma herdabilidade de 70% significa que 70% da variabilidade de um determinado traço (como o TDAH) na população são explicáveis por características genéticas.
(B) Uma herdabilidade de 70% significa que 70% dos familiares de primeiro grau de uma pessoa com TDAH também terão TDAH.
(C) Uma herdabilidade de 70% significa que 70% de um traço (como o TDAH) são explicáveis pela genética, enquanto 30% são explicáveis pelo ambiente.
(D) Uma herdabilidade de 70% significa que um filho do irmão da paciente teria 70% de chance de também ter TDAH.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para entender o conceito de herdabilidade e identificar a correta: (A) Uma herdabilidade de 70% significa que 70% da variabilidade de um determinado traço (como o TDAH) na população são explicáveis por características genéticas. - Esta afirmação está correta, pois a herdabilidade refere-se à proporção da variação fenotípica que pode ser atribuída a fatores genéticos em uma população. (B) Uma herdabilidade de 70% significa que 70% dos familiares de primeiro grau de uma pessoa com TDAH também terão TDAH. - Esta afirmação é incorreta, pois a herdabilidade não implica que uma porcentagem específica de familiares terá a condição. (C) Uma herdabilidade de 70% significa que 70% de um traço (como o TDAH) são explicáveis pela genética, enquanto 30% são explicáveis pelo ambiente. - Embora essa afirmação pareça lógica, a herdabilidade não se divide dessa forma em termos absolutos para um indivíduo, mas sim para a população. (D) Uma herdabilidade de 70% significa que um filho do irmão da paciente teria 70% de chance de também ter TDAH. - Esta afirmação é incorreta, pois a herdabilidade não se traduz diretamente em probabilidade para um indivíduo específico. A alternativa que melhor explica o conceito de herdabilidade é a: (A) Uma herdabilidade de 70% significa que 70% da variabilidade de um determinado traço (como o TDAH) na população são explicáveis por características genéticas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Instrução: Para responder às questões de números 06 e 07, considere o caso clínico abaixo. Paciente de 27 anos foi trazido contido pela equipe do SAMU a um Pronto-atendimento psiquiátrico. A mãe relatou ter pedido socorro porque o filho estava 'fora de si' há aproximadamente 10 dias. Ele interrompeu a fala dela, dizendo ser um milionário que recentemente comprara uma rede social e que iria processar as pessoas que o prenderam, inclusive ela. Informou que o filho era estudante de Direito e que, nos últimos 2 meses, andava mais animado, com muitas ideias e aspirações para sua carreira jurídica. Inicialmente, achou a empolgação positiva, mas aos poucos percebeu que ele vinha acordando muito cedo, estava cada vez mais falante e gradativamente foi desenvolvendo a ideia de que tinha muito dinheiro e poder. Deixou de frequentar a faculdade. Negou-se, por estar vivendo o melhor momento de sua vida, a submeter-se a uma avaliação médica. Os sintomas apresentados naquele momento foram avaliados e confirmou-se que ele estava sem juízo crítico sobre sua condição. Constataram-se também que, embora negasse a necessidade de qualquer tratamento, não se encontrava hostil ou irritável. Com a fala claramente acelerada, tinha dificuldade de completar uma ideia e estava expansivo. Por vezes, o plantonista achava o paciente engraçado, mas se preocupava em avaliar cuidadosamente os riscos associados à sua situação clínica. A mãe referiu que o filho mantinha-se predominantemente em casa, não se envolvendo em atividades de risco nem em nenhum desentendimento com pessoas de fora da família, negou que ele usasse medicamentos e nunca desconfiou de que pudesse fazer uso de drogas ilícitas.
Assinale a assertiva correta sobre os aspectos diagnósticos.
(A) Para ser caracterizado como um episódio maníaco, o paciente deveria, necessariamente, estar envolvido em atividades com potencial para causar dano a si ou aos demais.
(B) Conforme o DSM-5, o diagnóstico de transtorno bipolar do tipo I só seria possível com relato claro de episódio depressivo anterior.
(C) Conforme o DSM-5, o episódio maníaco desencadeado durante o uso de fármaco antidepressivo caracterizaria transtorno do humor bipolar do tipo III.
(D) A descrição clínica do caso é suficiente para caracterizar um episódio maníaco com características psicóticas congruentes com o humor.

Mais conteúdos dessa disciplina