Logo Passei Direto
Buscar

Farmacologia

Colégio Objetivo
o captopril e o enalapril são fármacos utilizados como anti-hipertensivos, bem tolerados, mas apresentam efeitos adversos característicos dessa classe de fármacos. Assinale a alternativa que corresponde ao mecanismo de ação e seus efeitos adversos desses fármacos:
e) Bloqueio dos canais de cálcio dependente de voltagem e hipertricose
a) Inibição de receptores beta-adrenérgicos e bradicardia
c) Inibição da formação de angiotensina II e tosse seca
d) Aumento da degradação de bradicinina e tosse seca
b) Inibição dos receptores alfa-adrenérgicos e taquicardia reflexa
User badge image
Tópicos de Farmacologia I

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada alternativa em relação ao mecanismo de ação e efeitos adversos do captopril e do enalapril: a) Inibição de receptores beta-adrenérgicos e bradicardia. Falso, captopril e enalapril não atuam nos receptores beta-adrenérgicos; eles são inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA). b) Inibição dos receptores alfa-adrenérgicos e taquicardia reflexa. Falso, esses fármacos não atuam nos receptores alfa-adrenérgicos. c) Inibição da formação de angiotensina II e tosse seca. Verdadeiro, captopril e enalapril inibem a formação de angiotensina II, o que é um mecanismo de ação característico, e a tosse seca é um efeito adverso comum associado a esses medicamentos. d) Aumento da degradação de bradicinina e tosse seca. Falso, na verdade, eles inibem a degradação da bradicinina, o que pode levar à tosse seca, mas a afirmação não está correta em relação ao aumento da degradação. e) Bloqueio dos canais de cálcio dependente de voltagem e hipertricose. Falso, captopril e enalapril não atuam nos canais de cálcio. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: c) Inibição da formação de angiotensina II e tosse seca.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Associe o principio ativo do medicamento com sua indicação terapêutica.
( ) está indicado para o alívio sintomático da congestão nasal e nasofaríngea decorrentes do resfriado comum, sinusite, febre ou outras alergias das vias aéreas superiores.
( ) é indicado quando for necessário suporte inotrópico para tratamento de pacientes em que o débito cardíaco é insuficiente para suprir a demanda circulatória.
( ) é indicado para obtenção de midríase e cicloplegia na oftalmologia, em exames de fundo de olho, exames de refração, para prevenir aderências da íris ao cristalino nas irites, irodiclites e coroidites e nas ceratites.
( ) Constipac ̧ão atônica, meteorismo (por exemplo, antes do exame radiológico); atonia intestinal pós- operatória e retenc ̧ão urinária; miastenia gravis pseudoparalítica; antagonista dos curarizantes (para neutralizar o efeito miorrelaxante do curare e dos preparados do mesmo tipo).
( ) Indicado para pessoas que sofrem com enjoo e mal-estar durante viagem prolongadas, principalmente em rodovias.
b) 2, 5,4, 3, 1
a) 3, 5, 1, 4, 2
e) 2, 3, 1, 4, 5
d) 4, 3, 1, 2, 5
c) 3, 5, 4, 1, 2

O grau de ionização de um fármaco é um fator importante a ser considerado ao preconizar uma via de administração para o mesmo.
Analise as afirmativas e assinale a correta:
D. Por ser o estômago um compartimento mais ácido, a passagem pelas membranas celulares que formam sua parece seria melhor para fármacos de caráter mais básico
C. Se administrássemos um fármaco ácido fraco junto a um alimento ácido, isso aumentaria a ionização do fármaco, reduzindo sua capacidade de permear pelas barreiras celulares do trato gastrointestinal
B. Também pela via oral, os fármacos bases fracas teriam um benefício na permeabilidade pela parede do intestino, já que, por ser um compartimento mais alcalino as porções do fármaco não ionizadas estariam em maior quantidade
E. O grau de ionização para fármacos administrados pela via oral não deve ser considerado, pois não afeta a absorção dos fármacos.
A. Um fármaco ácido fraco, ao ser administrado via oral, estaria sujeito a ionização no estômago, uma vez que esse compartimento tem um pH mais ácido.

Segundo a Lei de Frank-Starling, num individuo saudável "Quando maior o volume diastólico final, maior será o débito cardíaco e a fração de ejeção".
Assinale a afirmativa correta que corresponda ao tratamento do paciente com insuficiência cardíaca congestiva (ICC):
d) A dobutamina reduz a pré-carga e diminui o débito cardíaco
b) A furosemida reduz a pós-carga e aumenta o débito cardíaco
a) Se a fração de ejeção está reduzida na ICC, seria interessante aumentar pré-carga para então aumentar o DC
e) A losartana aumenta a pós-carga e reduz o débito cardíaco
c) A digoxina reduz a pré- e a pós- carga e aumenta o débito cardíaco

Qual opção apresenta um antibiótico bactericida, inibidor da síntese de proteínas ligando-se a subunidade 30S do ribossomo bacteriano, e que apresenta alto risco de ototoxicidade e nefrotoxicidade?
E- Sulfadiazina
B. Tetraciclina
A. Gentamicina
C. Ampicilina
D. Norfloxacino

Você atende um paciente portador asma brônquica, o qual faz uso crônico de Salbutamol, uma droga beta-2 adrenérgica.
Visando melhorar o efeito broncodilatador do salbutamol, qual droga anticolinérgica você poderia prescrever?
B. Isoproterenol
A.Dobutamina
E. Clonidina
C. Ipratrópio
D. Propanolol

Os fármacos cimetidina, ranitidina, omeprazol e pantoprazol...
c) São individualmente suficientes para o tratamento de gastrites associadas à infecção por Helicobacter pylori.
a) Pertencem ao grupo dos antagonistas dos receptores H2 do estômago.
e) São fármacos pró-cinéticos indicados para doença do refluxo gastroesofágico e dispepsia.
d) Pertencem ao grupo de fármacos antissecretores do ácido estomacal, cujo mecanismo de ação é inibir a bomba de prótons.
b) Diminuem a secreção do ácido estomacal, alguns deles atuando como antagonistas dos receptores histamínicos H2 e outros inibindo a bomba de prótons.

Mais conteúdos dessa disciplina