Logo Passei Direto
Buscar
Em 2013 a mídia anunciou que a empresa australiana Qantas criou uma réplica em tamanho real do robô Curiosity, enviado a Marte pela Nasa. A réplica motorizada pesando 350 kg e com mais de 2 m de altura foi usada em anúncios impressos, televisivos e digitais, inclusive no Youtube (‘‘Qantas Frequent Flyer – For every journey’’).
Sabendo que o Curiosity pesa 350 kg na Terra, o seu peso em Marte seria de:
1400 N.
3400 N.
4100 N.
4300 N.
7400 N.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para calcular o peso do robô Curiosity em Marte, precisamos usar a fórmula do peso, que é: \[ P = m \times g \] onde: - \( P \) é o peso, - \( m \) é a massa (em kg), - \( g \) é a aceleração da gravidade (em m/s²). Na Terra, a gravidade é aproximadamente \( 9,81 \, m/s² \). Em Marte, a gravidade é cerca de \( 3,71 \, m/s² \). A massa do Curiosity é de 350 kg. Portanto, o peso em Marte será: \[ P = 350 \, kg \times 3,71 \, m/s² \] \[ P \approx 1298,5 \, N \] Assim, o peso do Curiosity em Marte é aproximadamente 1300 N. Como essa opção não está entre as alternativas, parece que houve um erro nas opções fornecidas. Se precisar de mais ajuda, estou aqui!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O engenheiro Richard Dudgeon foi quem inventou o elevador hidráulico ainda no século XIX. Ele usou o Princípio de Pascal que, basicamente, indica que todo fluído submetido à uma pressão específica se expande em todas as direções até que atinja o recipiente no qual o mesmo está armazenado. Usando esse mesmo princípio, o elevador hidráulico é acionado por uma unidade hidráulica movida por um motor elétrico. Esta unidade gera a força e a expansão dos fluidos que realizam a movimentação dos cilindros hidráulicos, elevando a carga do elevador.
Sob esse contexto, determine a força que deve ser aplicada sobre a menor área de um elevador hidráulico, com 4.10 m², para que um carro de 2000N sobre uma área de 4.10 m² seja elevado. Considere g = 10m/s.
1N
1,5N
2N
5N
10N

Na empresa em que trabalha, você foi incumbido de dimensionar a tração que uma corda fixa à parede (sem atrito) com uma esfera de massa 3 kg e raio ‘r’ 15 cm pendurado a 0,5m abaixo do seu ponto de fixação na parede (‘L’), conforme a figura a seguir, deve suportar para manter esse peso seguro (suspenso).
Com base no exposto, assinale a alternativa que contém o valor aproximado do torque.
21,3 N
31,3 N
41,3 N
51,3 N
61,3 N

Em uma aula de física experimental o professor apresenta a turma uma prática que demonstra a conservação da quantidade de movimento. Neste experimento, um corpo com massa de 400 g é arremessado com velocidade de 10 m/s sobre outro corpo de massa de 70 kg.
Considerando que o atrito entre o corpo de maior massa e o chão é desprezível, e que após o choque os dois corpos permanecem juntos, determine a velocidade de deslocamento do conjunto após o encontro.
0,047 m/s
0,057 m/s
0,067 m/s
0,077 m/s
0,087 m/s

Um atleta deseja saltar do topo de um trampolim de uma piscina de 8,0 m de altura para cair na parte da piscina que é mais profunda, conforme ilustra a figura a seguir.
Com base no exposto, calcule a velocidade horizontal a ser atingida pelo atleta para que o mesmo consiga cair na parte desejada da piscina. (Adote, g = 10 m/s²).
2,37 m/s.
3,28 m/s.
3,82 m/s.
5,00 m/s.
8,32 m/s.

O princípio de Pascal que diz que “Uma variação da pressão aplicada a um fluído incompressível contido em um recipiente é transmitida integralmente a todas as partes do fluído e às paredes do recipiente” (HALLIDAY, 2012). Esse princípio se aplica ao funcionamento do sistema de freios a disco de um carro cuja força aplicada a partir da pisada do freio ao êmbolo de um pistão de determinada área circular se multiplica no outro pistão que pressiona a pastilha de freio contra um disco preso à roda do carro, fazendo o mesmo diminuir sua velocidade.
Sob esse contexto, determine a relação entre a força aplicada pelo motorista e a força aplicada à pastilha de freio, considerando o raio do segundo pistão duas vezes maior que o raio do primeiro.
1/4
1/2
1
2
4

Um recipiente cilíndrico apresentando 8,0 cm de altura é totalmente preenchido por um líquido de densidade 2,56 g/cm³. Considerando a aceleração da gravidade g = 9,8 m/s², a pressão exercida pelo líquido no fundo do recipiente será igual a:
20 N/m .
200 N/m .
2,0 x 10 N/m .
20,0 x 10 N/m .
0,20 x 10 N/m .

De acordo com o princípio da ação-reação, sempre que há um par de corpos, há uma única interação. Um exemplo disso é quando um corpo A age sobre um corpo B, não podendo envolver um terceiro corpo C na reação. Nesse caso, essa reação é, necessariamente, de B em A. Quando dois corpos interagem, eles trocam forças e são elas que constituem um par ação-reação.
Diante disso, analise as afirmativas abaixo.
I. As forças que constituem um par ação-reação apresentam intensidade diferentes e os mesmos efeitos.
II. As forças que constituem um par ação-reação apresentam a mesma intensidade, mas não, necessariamente, os mesmos efeitos.
III. As forças que constituem um par ação-reação apresentam a mesma intensidade, a mesma direção e sentidos opostos, não se equilibrando.
IV. As forças que constituem um par ação-reação apresentam intensidade diferentes, a mesma direção e sentidos opostos, e elas não se equilibram.
I, apenas.
III, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.

As confraternizações de final de ano em muitas empresas envolvem vários tipos de festividades e/ou brincadeiras. Dentre essas brincadeiras, a que mais faz sucesso e causa comentários entre as pessoas, é o ‘amigo(a)-secreto(a)’. Nesse cenário, imagine que em uma dessas comemorações você ganhou do seu chefe um chaveiro aparentemente de ouro, e a sua reação, claro, foi a de ‘Poxa vida! Estou podendo mesmo!’. Nessa situação você acaba ficando curioso(a) para saber se o objeto é realmente de ouro e para descobrir isso resolve calcular a massa específica do material do chaveiro, sabendo que se a mesma for de 19,3 g/cm, então o material de fato se trata de ouro.
Considerando que o chaveiro pesa 0,268 N e que quando submerso em água (ρ = 1g/cm) possui peso aparente de 0,238N, calcule a massa específica do material em questão.
8,93.10 g/cm .
0,893 g/cm .
8,93 g/cm .
89,3 g/cm .
8930 g/cm .

Mais conteúdos dessa disciplina