Logo Passei Direto
Buscar
Uma das formas de combater a azia, devido o excesso de produção de ácido clorídrico pelo organismo, é usar o leite de magnésia que possui caráter básico, que é um antiácido estomacal. O leite de magnésia reage com o ácido clorídrico, existente no estômago, formando um sal, neutralizando, assim, o excesso de ácido que provoca a acidez (azia) estomacal.
Assinale a afirmação verdadeira.
A) O leite de magnésia possui em sua composição o Mg(OH)2.
B) A fórmula química do sal formado nesta reação é Mg(OH)Cl.
C) O leite de magnésia apresenta pH menor do que 7.
D) A equação química correta desta reação é Mg(OH)3 + 3HCl → MgCl3 + 3H2O.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a afirmação verdadeira sobre o leite de magnésia e sua reação com o ácido clorídrico: A) O leite de magnésia possui em sua composição o Mg(OH)2. - Correto! O leite de magnésia é uma suspensão de hidróxido de magnésio, cuja fórmula é Mg(OH)2. B) A fórmula química do sal formado nesta reação é Mg(OH)Cl. - Incorreto! O sal formado na reação entre o hidróxido de magnésio e o ácido clorídrico é cloreto de magnésio (MgCl2), não Mg(OH)Cl. C) O leite de magnésia apresenta pH menor do que 7. - Incorreto! O leite de magnésia é básico, portanto, seu pH é maior do que 7. D) A equação química correta desta reação é Mg(OH)3 + 3HCl → MgCl3 + 3H2O. - Incorreto! A equação está errada, pois o leite de magnésia é Mg(OH)2, não Mg(OH)3, e o produto correto é MgCl2. Portanto, a alternativa correta é: A) O leite de magnésia possui em sua composição o Mg(OH)2.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma das grandes invenções do século XIX foi, sem dúvida, o elevador. Apresentado originalmente pelo mecânico norte-americano Elisha Graves Otis (1811-1861), em 1854, na feira de Nova York, esse engenho modificou o cenário urbano do planeta, uma vez que, a partir dele, foram viabilizados os arranha-céus que proporcionaram às grandes cidades a possibilidade de crescimento vertical.
A partir das informações do texto e considerando-se conhecimentos das Ciências Naturais, é correto afirmar: 01. A verticalização das cidades possibilitou maior crescimento demográfico por contribuir para o aumento do potencial biótico das populações humanas. 02. O aço é uma liga metálica que apresenta átomos de carbono e de ferro, unidos por fortes interações eletrostáticas. 04. A cabina de um elevador que cai sobre um sistema amortecedor de choque – constituído por um pistão montado em um cilindro cheio de óleo – tem sua queda suavizada, porque o amortecedor aumenta o tempo de colisão e minimiza a força de impacto sobre a cabina do elevador. 08. Uma amostra de 10,0 g de aço será constituída por, no mínimo, aproximadamente, 2,5 · 1021 átomos de carbono, se o aço é constituído por 98,5% de ferro e de 0,5% a 1,5% de carbono. 16. O peso aparente de uma pessoa com massa de 60,0 kg que se encontra sobre uma balança fixa no piso de um elevador, subindo em movimento retardado com aceleração de módulo 2,0 m/s2, é igual a 720,0 N, sendo o módulo da aceleração da gravidade local 10 m/s2. 32. Uma 'descarga' de adrenalina representa a liberação no sangue de um hormônio produzido pelas suprarrenais, com efeitos metabólicos que propiciam respostas rápidas do organismo em situações de estresse.

Mais conteúdos dessa disciplina