Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa CORRETA, cuja coesão referencial é estabelecida por meio do uso de pronomes em substituição a substantivos:
A. O episódio ocorrera há dezessete anos e tinha caído em total esquecimento.
B. No recreio as chacotas dos colegas: Oi, nóis mudemo! Até amanhã, nóis mudemo!
C. No dia seguinte, a mesma coisa: risadinhas, cochichos, gozações.
D. Na quarta-feira, dei pela falta do menino. Ele não apareceu no resto da semana, nem na segunda-feira seguinte.
User badge image
Questões para Estudantes

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para identificar a alternativa correta que estabelece coesão referencial por meio do uso de pronomes em substituição a substantivos, vamos analisar cada uma das opções: A. "O episódio ocorrera há dezessete anos e tinha caído em total esquecimento." - Aqui não há uso de pronomes substituindo substantivos. B. "No recreio as chacotas dos colegas: Oi, nóis mudemo! Até amanhã, nóis mudemo!" - Nesta frase, "nóis" é uma forma de pronome, mas não substitui um substantivo de forma clara. C. "No dia seguinte, a mesma coisa: risadinhas, cochichos, gozações." - Não há pronomes substituindo substantivos. D. "Na quarta-feira, dei pela falta do menino. Ele não apareceu no resto da semana, nem na segunda-feira seguinte." - Aqui, "Ele" é um pronome que substitui o substantivo "menino", estabelecendo coesão referencial. Portanto, a alternativa correta é: D. Na quarta-feira, dei pela falta do menino. Ele não apareceu no resto da semana, nem na segunda-feira seguinte.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Escolha a alternativa correta que corresponda ao sinônimo da expressão “uma resposta lacônica”:
A. ( ) Uma resposta prolixa.
B. ( ) Uma resposta vaga.
C. ( ) Uma resposta com lacunas.
D. ( ) Uma resposta concisa.

Marque a alternativa que contém a sequência correta de respostas:
( ) Na função fática, a ênfase se dá ao canal de comunicação, exemplos dessa função de linguagem podem ser extraídos do cotidiano das pessoas, que se cumprimentam, desejam boa tarde, boa noite, etc.
( ) A função referencial tem por objetivo o ato de informar, exemplos dessa função de linguagem podem ser extraídos de textos jornalísticos.
( ) A função conotativa ou apelativa não tem por objetivo despertar a atenção do leitor, bem como persuadi-lo de alguma forma. Exemplos dessa função de linguagem podem ser extraídos de poemas.
( ) Na função metalinguística, explica-se um código com a utilização do próprio código. Essa função está presente nos dicionários e gramáticas, que se valem do próprio código linguístico para apresentar informações acerca desse código.
A. ( ) V, V, F, V.
B. ( ) F, V, F, V.
C. ( ) V, F, F, V.
D. ( ) F, V, V, F.

A coleta de dados em uma pesquisa científica, precisa ser realizada de forma séria e com rigor metodológico. Dentre as opções de coleta de dados que fazem parte das pesquisas qualitativas, tem-se a entrevista. Na entrevista, apessoa que responde às perguntas feitas pelo pesquisador, é a fonte dos dados. Existem diferentes tipos de entrevistas, de acordo com a forma de abordagem do entrevistado pelo pesquisador.
1ª QUESTÃO – “Eu mudo, tu mudas, ele muda, nós mudamos... Superusada, mal usada, abusada, ela é uma guilhotina dentro da escola. A gramática faz gato e sapato da língua materna, a língua que a criança aprendeu com seus pais, irmãos e colegas – e se torna o terror dos alunos”. De acordo com o excerto, marque a alternativa correta:
A. ( ) A professora defende que o estudo da gramática nas escolas destrói a espontaneidade do uso da Língua.
B. ( ) A Língua somente ganha vida quando uma gramática descritiva orienta o uso de uma fala padrão.
C. ( ) Os professores exploraram também o conceito: dor da incompletude. Pode-se afirmar que esse conceito se refere aos nossos desejos e vontades.
D. ( ) A gramática é um organismo que degenera a linguagem em evolução contínua, que se mantém ou altera pelo uso linguístico que se faz dela.

Mais conteúdos dessa disciplina