Logo Passei Direto
Buscar
A responsabilidade social se constitui não apenas de ideias, conceitos e valores, mas, principalmente, de ações e projetos concretos que visam o bem-estar social de comunidades, grupos sociais e indivíduos, empreendidos por empresas socialmente conscientes.
Sobre a responsabilidade social, analise as seguintes afirmativas:
I – A responsabilidade social se constitui como forma de ganho de mercado consumidor no cenário social.
II – A responsabilidade social parte de específicas e modernas técnicas de gestão teórica das empresas.
III – A responsabilidade social se mostra como ação planejada de empresas engajadas na busca do bem-estar social.
IV – A responsabilidade social está embasada na premissa da interação social entre instituições, indivíduos e organizações sociais.
V – A responsabilidade social está fundada na ideia de dever social abstrato influenciado pelo conceito jurídico de “responsável”.
A Somente II está correta.
B Somente V está correta.
C Somente I e III estão corretas.
D Somente III e IV estão corretas.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I – A responsabilidade social se constitui como forma de ganho de mercado consumidor no cenário social. Falso, embora a responsabilidade social possa trazer benefícios de imagem e, consequentemente, ganhos de mercado, essa não é sua principal função ou definição. II – A responsabilidade social parte de específicas e modernas técnicas de gestão teórica das empresas. Falso, a responsabilidade social não se limita a técnicas de gestão, mas envolve um compromisso ético e ações concretas em prol do bem-estar social. III – A responsabilidade social se mostra como ação planejada de empresas engajadas na busca do bem-estar social. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a responsabilidade social envolve ações planejadas para promover o bem-estar social. IV – A responsabilidade social está embasada na premissa da interação social entre instituições, indivíduos e organizações sociais. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois a responsabilidade social envolve a interação e o compromisso entre diferentes atores sociais. V – A responsabilidade social está fundada na ideia de dever social abstrato influenciado pelo conceito jurídico de “responsável”. Falso, essa afirmativa é confusa, pois a responsabilidade social é mais sobre ações concretas do que sobre um dever social abstrato. Com base nas análises, as afirmativas corretas são III e IV. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: D) Somente III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Em uma determinada cidade, a barragem de uma grande empresa geradora de energia elétrica, uma hidrelétrica privada, se rompe após um longo período de chuvas intensas na região, causando enormes danos ambientais e vítimas humanas. Os órgãos públicos começam a investigação e o julgamento dos envolvidos (pessoas físicas) responsáveis e a culpa da empresa, pessoa jurídica.
Sobre esse caso fictício, assinale, a seguir, a alternativa que melhor explica a forma como a culpa de cada agente envolvido deve ser definida.
A) Em caso de danos físicos, sociais e humanos, causados por empresa privada, pessoa jurídica, além da culpabilidade dela será ainda atribuída culpa e responsabilidade aos responsáveis, pessoas físicas, envolvidas diretamente no processo causador do dano.
B) Em hipótese alguma um indivíduo, trabalhador braçal, diretor executivo, ou responsável técnico pode ser responsabilizado por qualquer dano causado por processos produtivos, de bens de consumo ou serviços, praticados por empresas privadas ou públicas.
C) Dentro do ordenamento jurídico nenhuma empresa fornecedora de serviços básicos, como energia elétrica, pode ser penalizada por danos causados ao meio ambiente ou à sociedade como um todo, ficando responsabilizado o empregado encarregado de fiscalizar as instalações da fábrica ou similar.
D) Nos casos em que se comprova a culpa direta dos indivíduos (pessoa física) responsáveis por determinadas estruturas ou procedimentos fica isenta a empresa (pessoa jurídica) de qualquer culpa ou responsabilidade que possa ser comprovada.

Na organização das modernas sociedades capitalistas o mercado financeiro tem uma importância que extrapola a mera esfera econômica, sendo de vital importância para o equilíbrio de todo o arranjo social e político.
Sobre o mercador financeiro, analise as seguintes afirmativas:
I – O mercado financeiro é fortemente regulado pelo Estado nas sociedades liberais por meio de políticas públicas.
II – O mercado financeiro está baseado no estabelecimento de valores monetários, liberdade de venda e compra de mercadorias.
III – O mercado financeiro está restrito à esfera econômica, não sofrendo influências das esferas políticas e sociais.
IV – A formação de um mercado financeiro amplo foi possível no sistema capitalista por meio da intensificação do valor abstrato da moeda e a aquisição de mercadorias.
V – No mercado financeiro, o preço de determinada mercadoria, valor abstrato, está determinado de forma concreta pelo valor de produção de cada item.
A) Somente I, III estão corretas.
B) Somente II, IV e V estão corretas.
C) Somente V está correta.
D) Somente IV e V estão corretas.

Nos dois maiores modos de produção pelos quais passaram a humanidade, o feudalismo e o capitalismo, o processo de troca foi essencial para os processos produtivos.
(A) No feudalismo a troca era feita por meio concreto, direto e pessoal; (B) já no capitalismo a troca é feita de forma abstrata, indireta e essencialmente impessoal. Avalie as asserções a seguir, a respeito da afirmação acima:
I- No feudalismo (A), a troca era empreendida por meio de troca de mercadorias, alimentos e produtos necessários para sobrevivência; e no capitalismo (B), a troca é realizada por intermédio do dinheiro, o qual é utilizado pelo trabalhador para aquisição do que necessita.
II- No feudalismo o processo de produção era direcionado para as necessitas dos trabalhadores e dos donos da terra, uma vez que ambos tinham um acordo mútuo de igualdade, já no capitalismo a produção é direcionada apenas para a necessidade do proprietário dos meios de produção, uma vez que o empregado não é igual ao padrão.
A) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda uma proposição falsa.
B) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira.
C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
D) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Uma das principais formas de coesão, bem como coerção social, é o dispositivo das leis, diversos pensadores, desde a antiguidade clássica, se debruçaram sobre esse importante e complexo tema.
Sobre o tema das leis, associe os nomes dos seguintes autores as suas linhas de pensamento: I – Aristóteles. II – Agostinho. III – Kant.
( ) Entendia que as leis são representações da faculdade de autonomia da razão em sua liberdade.
( ) Defendia a ideia de que as leis podem e deve tornar os cidadãos virtuosos e aptos a vida em sociedade.
( ) Compreendia que as leis humanas são reflexo da lei divina que leva os indivíduos a agirem de forma virtuosa e justa.
A) III, I, II.
B) II, III, I.
C) I, II, III.
D) III, II, I.

A sociedade brasileira, assim como as sociedades modernas, é formada por ampla gama de diversidade social, cultural, religiosa e econômica. Por conta dessa concreta variedade de composição é preciso que se tenha parâmetros para conhecer a real condição de vida dos diversos grupos sociais.
Sobre os indicadores sociais, analise as seguintes afirmativas:
I – Os indicadores sociais são parâmetros surgidos a partir da necessidade estatística de se conhecer a realidade social do mercado financeiro.
II – A realidade social pode ser definida em uma única fórmula de parâmetro que abarque todos os grupos sociais.
III – Os parâmetros econômicos, tais como a renda per capita e o PIB, podem ser entendidos como indicadores mais amplos no sentido dos direitos humanos.
IV – Os indicadores sociais não partem de simples parâmetros econômicos, mas visam compreender às condições reais de carência e desenvolvimento social da população.
A) Somente II e IV.
B) Somente I.
C) Somente IV.
D) Somente I e III.

Na organização política e social é claramente importante a sincronia entre três esferas bem definidas, a iniciativa privada, empresas, o grupo social, sociedade e o poder público: Estado.
Sobre essas três esferas sociais, associe os itens utilizando o código a seguir:
I – Sociedade.
II – Empresas.
III – Estado.
( ) Estabelece fontes de renda e sobrevivência, além de laços de relações profissionais e sociais.
( ) Oferece recursos necessários para os processos produtivos, bem como condições para seu crescimento e ganho.
( ) Desenvolve parcerias, ações sociais, estimulando o crescimento econômico e social.
A) III, I, II.
B) II, III, I.
C) III, II, I.
D) II, I, III.

A discussão que abarca a questão da igualdade de gêneros perpassa principalmente a relação financeira entre homens e mulheres: mas além da diferença na razão de rendimentos por sexo, pode-se afirmar ainda que as mulheres trabalham mais e são mais qualificadas.
Analisando os dados apresentados no enunciado acima, assinale a alternativa que melhor exprime as condições sociais e econômicas entre homens e mulheres.
A) A explicação para a diferença de razão de rendimentos entre mulheres e homens é claramente perceptível na busca por poder político e liderança social, ao serem por muito submissas aos homens e relegadas ao trabalho doméstico, as mulheres buscam disputar os cargos de liderança com maiores rendimentos.
B) A diferença na razão de rendimentos entre homens e mulheres está baseada no fato econômico de que as mulheres gastam mais tempo em trabalhos domésticos e estudos, não produtivos, enquanto os homens gastam mais tempo em trabalhos produtivos.
C) A explicação para a diferença entre os salários percebidos por homens e mulheres é a histórica constituição da família tradicional, sendo esta responsável pela organização social, fortalecimentos dos valores éticos e morais. Desta forma, as mulheres podem se dedicar mais à família e aos estudos.
D) A diferença na razão de rendimentos entre sexos, homens e mulheres não se fundamenta em questões puramente econômicas, tais como qualificação ou jornada de trabalho, antes está baseada em padrões sociais restritivos que delimitam a atuação das mulheres no mercado de trabalho e sua posição social.

As diversas formas de espaço organizacional estão diretamente relacionadas à capacidade que os indivíduos envolvidos tem em manter uma comunicação eficaz, o que pode ser potencializada ou prejudicada:
(A) se existe uma comunicação que viabilize um grande fluxo de informações sobre a finalidade do processo, bem como a qualidade desta comunicação; (B) ou se tais informações, em quantidade e qualidade suficientes, não chegam aos indivíduos que possam utilizá-las em tempo útil para a tomada de decisões. Avalie as afirmativas, a seguir, com base na asserção anterior:
I- O processo de comunicação na estrutura do espaço organizacional pode ser potencializado se estiver baseado no descrito em (A), e prejudicado em (B), pois não viabiliza a correta utilização das informações por quem de direito.
II- O fluxo de informações que circula em quantidade e qualidade apropriada entre os indivíduos envolvidos em uma finalidade produtiva, os quais precisam tomar decisões baseadas em tais informações, constitui a base de estrutura de um espaço organizacional e eficaz.
A) A primeira afirmativa é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
B) A primeira e a segunda afirmativas são proposições falsas.
C) A primeira afirmativa é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
D) As duas afirmativas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.

Mais conteúdos dessa disciplina