Logo Passei Direto
Buscar
Estima-se que haja atualmente no mundo 40 milhões de pessoas infectadas pelo HIV (o vírus que causa a AIDS), sendo que as taxas de novas infecções continuam crescendo, principalmente na África, Ásia e Rússia. Nesse cenário de pandemia, uma vacina contra o HIV teria imenso impacto, pois salvaria milhões de vidas. Certamente seria um marco na história planetária e também uma esperança para as populações carentes de tratamento antiviral e de acompanhamento médico.
Uma vacina eficiente contra o HIV deveria
A induzir a imunidade, para proteger o organismo da contaminação viral.
B ser capaz de alterar o genoma do organismo portador, induzindo a síntese de enzimas protetoras.
C produzir antígenos capazes de se ligarem ao vírus, impedindo que este entre nas células do organismo humano.
D ser amplamente aplicada em animais, visto que esses são os principais transmissores do vírus para os seres humanos.
E estimular a imunidade, minimizando a transmissão do vírus por gotículas de saliva.
User badge image
Matematicamente

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para determinar a resposta correta sobre o que uma vacina eficiente contra o HIV deveria fazer, vamos analisar cada alternativa: A) Induzir a imunidade, para proteger o organismo da contaminação viral. - Esta é uma função básica de qualquer vacina, que visa preparar o sistema imunológico para reconhecer e combater o vírus. B) Ser capaz de alterar o genoma do organismo portador, induzindo a síntese de enzimas protetoras. - Alterar o genoma não é uma função típica de vacinas e levanta questões éticas e de segurança. C) Produzir antígenos capazes de se ligarem ao vírus, impedindo que este entre nas células do organismo humano. - Embora a produção de antígenos seja uma parte do funcionamento das vacinas, a descrição não é precisa em relação ao mecanismo de ação de uma vacina. D) Ser amplamente aplicada em animais, visto que esses são os principais transmissores do vírus para os seres humanos. - O HIV é transmitido principalmente entre humanos, e vacinas em animais não são a solução para a infecção humana. E) Estimular a imunidade, minimizando a transmissão do vírus por gotículas de saliva. - O HIV não é transmitido por gotículas de saliva, mas sim por fluidos corporais como sangue, sêmen e leite materno. A alternativa que melhor descreve o que uma vacina contra o HIV deveria fazer é a) A: Induzir a imunidade, para proteger o organismo da contaminação viral.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Investigadores das Universidades de Oxford e da Califórnia desenvolveram uma variedade de Aedes aegypti geneticamente modificada que é candidata para uso na busca de redução na transmissão do vírus da dengue. Nessa nova variedade de mosquito, as fêmeas não conseguem voar devido à interrupção do desenvolvimento do músculo das asas. A modificação genética introduzida é um gene dominante (basta apenas uma cópia do alelo) que só atua nas fêmeas.
Prevê-se, porém, que a utilização dessa variedade de Aedes aegypti demore ainda anos para ser implementada, pois há demanda de muitos estudos com relação ao impacto ambiental. A liberação de machos de Aedes aegypti dessa variedade geneticamente modificada reduziria o número de casos de dengue em uma determinada região porque:
(A) diminuiria o sucesso reprodutivo desses machos transgênicos.
(B) restringiria a área geográfica de voo dessa espécie de mosquito.
(C) dificultaria a contaminação e reprodução do vetor natural da doença.
(D) tornaria o mosquito menos resistente ao agente etiológico da doença.
(E) dificultaria a obtenção de alimentos pelos machos geneticamente modificados.

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é a manifestação clínica da infecção pelo vírus HIV, que leva, em média, oito anos para se manifestar. No Brasil, desde a identificação do primeiro caso de AIDS em 1980 até junho de 2007, já foram identificados cerca de 474 mil casos da doença. O país acumulou aproximadamente 192 mil óbitos devido à AIDS até junho de 2006, sendo as taxas de mortalidade crescentes até meados da década de 1990 e estabilizando-se em cerca de 11 mil óbitos anuais desde 1998.
A redução nas taxas de mortalidade devido à AIDS a partir da década de 1990 é decorrente:
(A) do aumento do uso de preservativos nas relações sexuais, que torna o vírus HIV menos letal.
(B) da melhoria das condições alimentares dos soropositivos, a qual fortalece o sistema imunológico deles.
(C) do desenvolvimento de drogas que permitem diferentes formas de ação contra o vírus HIV.
(D) das melhorias sanitárias implementadas nos últimos 30 anos, principalmente nas grandes capitais.
(E) das campanhas que estimulam a vacinação contra o vírus e a busca pelos serviços de saúde.

A atmosfera terrestre é composta pelos gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que somam cerca de 99%, e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO2), vapor de água (H2O), metano (CH4), ozônio (O3) e o óxido nitroso (N2O), que compõem o restante 1% do ar que respiramos. Os gases traços, por serem constituídos por pelo menos três átomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenômeno, que acontece há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa.
Considerando o texto, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é:
(A) reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituição da produção primária pela industrialização refrigerada.
(B) promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH4.
(C) reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera.
(D) aumentar a concentração atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver grande quantidade de calor.
(E) remover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a sua capacidade de reter calor.

A disponibilidade de nutrientes e a umidade do solo são os principais fatores do meio ambiente físico que influenciam no desenvolvimento da planta. Para testar unicamente os efeitos da variação de luz, a pesquisadora analisou, em casas de vegetação com condições controladas, o desenvolvimento de plantas de 10 espécies nativas da região desmatada sob quatro condições de luminosidade: uma sob sol pleno e as demais em diferentes níveis de sombreamento. Para cada tratamento experimental, a pesquisadora relatou-se o desenvolvimento da planta foi bom, razoável ou ruim, de acordo com critérios específicos.
Para o reflorestamento da região desmatada, assinale a alternativa correta.
(A) a espécie 8 é mais indicada que a 1, uma vez que aquela possui melhor adaptação a regiões com maior incidência de luz.
(B) recomenda-se a utilização de espécies pioneiras, isto é, aquelas que suportam alta incidência de luz, como as espécies 2, 3 e 5.
(C) sugere-se o uso de espécies exóticas, pois somente essas podem suportar a alta incidência luminosa característica de regiões desmatadas.
(D) espécies de comunidade clímax, como as 4 e 7, são as mais indicadas, uma vez que possuem boa capacidade de aclimatação a diferentes ambientes.
(E) é recomendado o uso de espécies com melhor desenvolvimento à sombra, como as plantas das espécies 4, 6, 7, 9 e 10, pois essa floresta, mesmo no estágio de degradação referido, possui dossel fechado, o que impede a entrada de luz.

A imagem representa o resultado da erosão que ocorre em rochas nos leitos dos rios, que decorre do processo natural de.
Assinale a alternativa que melhor descreve o processo de erosão.
(A) fraturamento geológico, derivado da força dos agentes internos.
(B) solapamento de camadas de argilas, transportadas pela correnteza.
(C) movimento circular de seixos e areias, arrastados por águas turbilhonas.
(D) decomposição das camadas sedimentares, resultante da alteração química.
(E) assoreamento no fundo do rio, proporcionado pela chegada de material sedimentar.

Uma pessoa necessita de força de atrito em seus pés para se deslocar sobre uma superfície. Logo, uma pessoa que sobe uma rampa em linha reta será auxiliada pela força de atrito exercida pelo chão em seus pés.
Em relação ao movimento dessa pessoa, quais são a direção e o sentido da força de atrito mencionada no texto?
(A) Perpendicular ao plano e no mesmo sentido do movimento.
(B) Paralelo ao plano e no sentido contrário ao movimento.
(C) Paralelo ao plano e no mesmo sentido do movimento.
(D) Horizontal e no mesmo sentido do movimento.
(E) Vertical e sentido para cima.

As ondas eletromagnéticas, como a luz visível e as ondas de rádio, viajam em linha reta em um meio homogêneo. Então, as ondas de rádio emitidas na região litorânea do Brasil não alcançariam a região amazônica do Brasil por causa da curvatura da Terra. Entretanto sabemos que é possível transmitir ondas de rádio entre essas localidades devido à ionosfera.
Com a ajuda da ionosfera, a transmissão de ondas planas entre o litoral do Brasil e a região amazônica é possível por meio da:
(A) reflexão
(B) refração
(C) difração
(D) polarização
(E) interferência

Mais conteúdos dessa disciplina