Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Quais foram as duas principais ações de D. João no tocante à política externa do Brasil?
a) Conquista de Caiena e Ocupação da Banda Oriental.
b) Abertura dos portos do Brasil ao comércio estrangeiro e combate à Revolta Nativista.
c) Expulsão dos Franceses e Consolidação do território brasileiro.
d) Reestruturação das forças de defesa nacional e criação da alfândega do sul do país.
e) Abertura dos portos do Brasil ao comércio estrangeiro e combate à Confederação do Equador.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Para responder à pergunta sobre as principais ações de D. João na política externa do Brasil, vamos analisar as alternativas: a) Conquista de Caiena e Ocupação da Banda Oriental - Embora a conquista de Caiena tenha ocorrido, a ocupação da Banda Oriental não é uma ação diretamente atribuída a D. João. b) Abertura dos portos do Brasil ao comércio estrangeiro e combate à Revolta Nativista - A abertura dos portos é uma ação significativa de D. João, mas o combate à Revolta Nativista não é uma ação de política externa. c) Expulsão dos Franceses e Consolidação do território brasileiro - A expulsão dos franceses é uma ação relevante, mas a consolidação do território é um conceito mais amplo e não se refere a uma ação específica. d) Reestruturação das forças de defesa nacional e criação da alfândega do sul do país - Essas ações são mais voltadas para a política interna do que para a política externa. e) Abertura dos portos do Brasil ao comércio estrangeiro e combate à Confederação do Equador - A abertura dos portos é uma ação de política externa, mas o combate à Confederação do Equador é uma questão interna. A alternativa que melhor representa as principais ações de D. João na política externa do Brasil é: a) Conquista de Caiena e Ocupação da Banda Oriental.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Acerca da Revolução Pernambucana de 1817, assinale a alternativa correta:
a) A Revolução Pernambucana de 1817 foi um movimento separatista – o primeiro que ocorreu no período colonial – de caráter republicano que aconteceu na Capitania de Pernambuco. Esse movimento foi liderado pelas elites locais, sem contar com grande adesão popular assim que foi deflagrado.
b) A Revolução Pernambucana de 1817, assim como a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, foi um movimento de caráter separatista e republicano que ocorreu no Brasil colonial. A grande diferença desse movimento para os outros dois citados foi que a Revolução Pernambucana conseguiu superar a fase conspiratória apesar de não ter chegado a tomar o poder local.
c) A Revolução Pernambucana teve início, de fato, em 6 de março de 1817, quando o brigadeiro português Manoel Joaquim Barbosa de Castro foi assassinado ao realizar ordem do governador local de prender supostos envolvidos em uma conspiração. Esse assassinato foi cometido pelo capitão José de Barros Lima, que reagiu à voz de prisão realizada pelo brigadeiro.
d) O movimento contou com as elites locais, compostas por grandes comerciantes e alguns grandes proprietários, e teve adesão também de militares, juízes, pequenos comerciantes, artesãos e agricultores. O movimento, também, ficou marcado pela não participação de religiosos como padres, uma vez que a Igreja não possuía interesse na revolução.
e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina