Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros
A química e a física sofreram transformações estruturais com o advento de descobertas ocorridas principalmente no final do século 19 e início do século 20. Essas descobertas, tais como a pesquisa a respeito da radioatividade e do espectro luminoso, promoveram um novo entendimento do mundo microscópico, especialmente aquele relacionado à estrutura atômica. Para a química, isso foi essencial, uma vez que o fenômeno de maior interesse para essa ciência é a reação química, que ocorre pelo rearranjo de átomos, por meio de um intrincada inter-relação eletrônica.
Em relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
a) O modelo atômico de Rutherford-Bohr explicava, por exemplo, o espectro da luz emitido pela excitação do hidrogênio, em que cada frequência captada era decorrente de uma relaxação de um elétron de uma órbita mais energética para uma menos energética.
b) Segundo Thomson, os elétrons eram corpúsculos de carga negativa que orbitavam um núcleo positivamente carregado.
c) O que define o fato de um átomo ser de determinado elemento químico é o número de elétrons na respectiva eletrosfera.
d) As reações químicas são fenômenos essencialmente eletrônicos, isto é, ocorrem com a troca ou o compartilhamento de elétrons entre substâncias. Essa troca ou compartilhamento de elétrons acontece naturalmente, de modo que todos os átomos, de todos os elementos químicos, tenham uma configuração eletrônica de gases nobres.
e) Todos os elementos que têm configurações eletrônicas terminadas de forma semelhante pertencem à mesma família na tabela periódica.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a correta: a) O modelo atômico de Rutherford-Bohr explicava, por exemplo, o espectro da luz emitido pela excitação do hidrogênio, em que cada frequência captada era decorrente de uma relaxação de um elétron de uma órbita mais energética para uma menos energética. - Esta afirmação está correta, pois o modelo de Bohr realmente explica o espectro do hidrogênio dessa forma. b) Segundo Thomson, os elétrons eram corpúsculos de carga negativa que orbitavam um núcleo positivamente carregado. - Esta afirmação é incorreta. Thomson propôs o modelo do "pudim de passas", onde os elétrons estavam distribuídos em uma "massa" positiva, mas não orbitavam um núcleo. c) O que define o fato de um átomo ser de determinado elemento químico é o número de elétrons na respectiva eletrosfera. - Esta afirmação é incorreta. O que define um elemento químico é o número de prótons no núcleo (número atômico), não o número de elétrons. d) As reações químicas são fenômenos essencialmente eletrônicos, isto é, ocorrem com a troca ou o compartilhamento de elétrons entre substâncias. Essa troca ou compartilhamento de elétrons acontece naturalmente, de modo que todos os átomos, de todos os elementos químicos, tenham uma configuração eletrônica de gases nobres. - Esta afirmação é parcialmente correta, mas a parte que diz que "todos os átomos, de todos os elementos químicos, tenham uma configuração eletrônica de gases nobres" é falsa, pois nem todos os átomos têm essa configuração. e) Todos os elementos que têm configurações eletrônicas terminadas de forma semelhante pertencem à mesma família na tabela periódica. - Esta afirmação é verdadeira, pois elementos com configurações eletrônicas semelhantes estão na mesma família ou grupo da tabela periódica. Após a análise, a alternativa correta é a) O modelo atômico de Rutherford-Bohr explicava, por exemplo, o espectro da luz emitido pela excitação do hidrogênio, em que cada frequência captada era decorrente de uma relaxação de um elétron de uma órbita mais energética para uma menos energética.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Médicos utilizam de minerais “processados” por Farmacêuticos para prescreverem na farmacoterapia de patologias das mais diversas. Exemplos como o vanádio, cromo, zinco e cobre são especialmente eficientes para baixar os níveis séricos de colesterol e triglicerídeos, além de ajudar a manter a glicemia em níveis fisiológicos. Os portadores de diabetes tipos I e II apresentam, invariavelmente, baixos níveis de vanádio e cromo, frequentemente acompanhados pela carência de manganês e zinco. O vanádio parece inibir a MAO (monoaminooxidase), possibilitando um acúmulo de serotonina no Sistema Nervoso Central; daí sua indicação nos quadros depressivos. Pacientes portadores de transtorno afetivo bipolar (TAB – antigamente denominado como PMD: psicose maníaco depressiva) costumam apresentar carência do mineral, dentre outros nutrientes.
A respeito do elemento químico vanádio, de número atômico 23, são feitas as seguintes afirmacoes:
I. Possui onze (11) elétrons na terceira camada eletrônica;
II. A camada de valência do vanádio possui três (3) elétrons;
III. A camada de valência do vanádio possui dois (2) elétrons;
IV. Os quatro números quânticos para os elétrons da última camada são: 3; 2; 0; + 1/2;
a) somente as afirmações I e III estão corretas.
b) somente as afirmações II e IV estão corretas.
c) somente as afirmações I e II estão corretas.
d) somente as afirmações III e IV estão corretas.
e) somente as afirmações I e IV estão corretas.

A partir da distribuição eletrônica dos átomos dos elementos representados abaixo, considerados em seu estado fundamental, assinale o que for correto. I. Mg (Z = 12) II. Ar (Z = 18) III. Cr (Z = 24) IV. Rb (Z = 37) 01. O elemento I possui três níveis eletrônicos. 02. O elemento III possui 4 elétrons em seu nível mais externo. 04. O elétron de diferenciação do elemento II tem números quânticos: n = 3, 1= e m = +1. 08. O elemento IV está localizado no 5º período da Tabela Periódica, pois apresenta 5 níveis energéticos.

Mais conteúdos dessa disciplina