Logo Passei Direto
Buscar
O Texto 1 é um fragmento do poema “Adeus, Meu Canto” que elucida bem o Condoreirismo de Castro Alves, cuja poesia social e libertária reflete as lutas internas da segunda metade do reinado de D. Pedro II e tem como marca o estilo vibrante, em que predominam comparações, metáforas, antíteses, hipérboles, apóstrofes, e um forte apelo social.
Sobre esse poema condoreiro, com base no fragmento lido, marque a alternativa correta:
A ( ) O lirismo social do poeta baiano, nesse poema, uniu completamente o “patriotismo ufanista” ao “patriotismo crítico”.
B ( ) O poeta assume a missão de denunciar as injustiças sociais e de clamar pela liberdade. Apresenta-se como porta-voz das ânsias coletivas, sua melhor realização na linha social, mesmo consciente de que vai enfrentar escárnio, zombaria, indiferença.
C ( ) O Condorerismo do poema exprime a exaltação da natureza, o excesso de sentimentalismo e ufanismo (exaltação da pátria).
D ( ) O poeta demonstra, por meio do texto, interesse e empenho pelas disputas políticas e sociais, o que não era papel do intelectual à época.
User badge image
Matematicamente

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada alternativa em relação ao poema “Adeus, Meu Canto” de Castro Alves e ao Condoreirismo: A) O lirismo social do poeta baiano, nesse poema, uniu completamente o “patriotismo ufanista” ao “patriotismo crítico”. - Essa afirmação não é correta, pois o lirismo social de Castro Alves tende a criticar as injustiças sociais, não unindo completamente os dois tipos de patriotismo. B) O poeta assume a missão de denunciar as injustiças sociais e de clamar pela liberdade. Apresenta-se como porta-voz das ânsias coletivas, sua melhor realização na linha social, mesmo consciente de que vai enfrentar escárnio, zombaria, indiferença. - Essa alternativa está correta, pois reflete a essência do Condoreirismo e a postura de Castro Alves como um poeta engajado nas lutas sociais. C) O Condorerismo do poema exprime a exaltação da natureza, o excesso de sentimentalismo e ufanismo (exaltação da pátria). - Embora o Condoreirismo tenha elementos de exaltação da natureza, a ênfase do poema está mais nas injustiças sociais do que no ufanismo. D) O poeta demonstra, por meio do texto, interesse e empenho pelas disputas políticas e sociais, o que não era papel do intelectual à época. - Essa afirmação é um tanto exagerada, pois muitos intelectuais da época estavam, de fato, envolvidos em questões sociais e políticas. Portanto, a alternativa correta é: B ( ) O poeta assume a missão de denunciar as injustiças sociais e de clamar pela liberdade. Apresenta-se como porta-voz das ânsias coletivas, sua melhor realização na linha social, mesmo consciente de que vai enfrentar escárnio, zombaria, indiferença.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina