Logo Passei Direto
Buscar
As imunidades correspondem a uma limitação ao poder de tributar mediante a qual, o ente público não pode exercer a sua competência para a tributação.
Diante desta afirmação, assinale a alternativa correta:
a. A imunidade concedida aos livros e periódicos, não se aplica aos álbuns de figurinhas.
b. A imunidade abrange todas as espécies tributárias, sem qualquer exceção.
c. A Constituição Federal trata da imunidade tributária recíproca, mediante o qual, somente em casos específicos, um ente da federação pode tributar a renda e/ou os serviços do ente tributário.
d. No que se refere aos partidos políticos, a imunidade depende da observância de alguns requisitos, sob pena de ser suspenso o benefício.
e. Além de estabelecer a liberdade de religião, a Constituição Federal protege somente o patrimônio religioso e não a fé.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à imunidade tributária: a) A imunidade concedida aos livros e periódicos, não se aplica aos álbuns de figurinhas. - Correto, pois a imunidade se aplica a livros e periódicos, mas não se estende a produtos como álbuns de figurinhas. b) A imunidade abrange todas as espécies tributárias, sem qualquer exceção. - Incorreto, pois existem exceções e limitações à imunidade tributária. c) A Constituição Federal trata da imunidade tributária recíproca, mediante o qual, somente em casos específicos, um ente da federação pode tributar a renda e/ou os serviços do ente tributário. - Incorreto, pois a imunidade recíproca impede a tributação entre entes federativos, não permitindo que um tribute o outro. d) No que se refere aos partidos políticos, a imunidade depende da observância de alguns requisitos, sob pena de ser suspenso o benefício. - Correto, pois a imunidade dos partidos políticos está condicionada ao cumprimento de certos requisitos. e) Além de estabelecer a liberdade de religião, a Constituição Federal protege somente o patrimônio religioso e não a fé. - Incorreto, pois a proteção abrange tanto o patrimônio religioso quanto a liberdade de crença. Analisando as alternativas, as corretas são a) e d). No entanto, como a pergunta pede para assinalar a alternativa correta, a mais abrangente e que se relaciona diretamente com a imunidade tributária é a d). Portanto, a resposta correta é: d) No que se refere aos partidos políticos, a imunidade depende da observância de alguns requisitos, sob pena de ser suspenso o benefício.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No mês de janeiro do corrente ano, o município X publicou uma lei majorando a alíquota do IPTU, de 3% (três por cento) para 5% (cinco por cento). No mês de fevereiro, os munícipes já receberam o carnê para pagamento com o valor majorado. Tal atitude contraria o princípio:
a. Anterioridade
b. Legalidade
c. Uniformidade geográfica
d. Isonomia
e. Não Cumulação

A contribuição para financiamento da seguridade social é espécie tributária vinculada à atuação indireta do Estado, tendo como fato gerador uma atuação indireta do Poder Público imediatamente referida ao sujeito passivo da obrigação tributária.
Acerca deste tributo, assinale a alternativa correta:
a. A seguridade social fornece proteção à saúde, educação, previdência e assistência social.
b. Há a incidência de recursos para custear a seguridade social, as rendas obtidas com a loteria, mega sena, enfim, todos os tipos de jogos.
c. A contribuição social é também denominada de contribuição para financiamento da seguridade social.
d. A contribuição social pode ser cobrada na importação de bens.
e. O salário educação é uma contribuição para financiamento da seguridade social e tem como objetivo angariar recursos que possam custear o ensino fundamental, pagos pelas sociedades empresariais.

As fontes representam o lugar de onde emanam as normas e os princípios jurídicos. Assim como ocorre com os demais ramos do direito, o direito tributário possui as suas próprias fontes. Diante do exposto, assinale a alternativa correta:
a. As fontes principais não podem inovar, apenas podem esclarecer e interpretar o contido nas normas principais.
b. As fontes formais são constituídas pelos fenômenos sociais, pelos fatos da realidade social e dos conflitos que exigem uma solução jurídica.
c. As fontes secundárias podem inovar na ordem jurídica.
d. O direito, como uma ciência social, sofre uma enorme influência de outros ramos do conhecimento, até mesmo da religião e da moral, que por muitas vezes, acarretam a criação de uma lei.
e. As fontes materiais, que são aquelas pelas quais o direito se manifesta, dividindo-se entre normas principais e normas complementares.

Do mesmo modo que a Constituição Federal atribui aos entes federativos a competência tributária, ela o limita, no sentido de determinar o que pode, realmente, ser tributado. Muitas vezes, estas limitações decorrem de princípios. Diante desta afirmação, assinale a alternativa correta: a. Em direito tributário, mesmo em se tratando de beneficiar o réu, a lei não retroagir. Trata-se da aplicação do princípio da irretroatividade. b. Pelo princípio da legalidade, deve ser abatido do imposto devido naquela operação o que já fora pago nas operações anteriores. c. O agente responsável pela arrecadação dos impostos, deve tratar com igualdade todos os contribuintes que se encontrem na mesma situação. d. Pelo princípio da anterioridade, para a cobrança de um tributo ou para a sua majoração é necessária a existência de lei publicada em 90 (noventa) dias antes da cobrança do tributo. e. Pelo princípio da legalidade, para a majoração de um tributo não é necessária a existência de lei.

As fontes do direito representam o local de onde provêm o direito. O direito tributário possui as fontes principais e as fontes complementares. Dentre as fontes abaixo elencadas, pode-se afirmar que se trata de uma fonte acessória:
a. Leis complementares.
b. Emendas Constitucionais.
c. Medida Provisória.
d. Leis ordinárias.
e. Os convênios celebrados entre os entes tributantes.

Mais conteúdos dessa disciplina